- Matagot, que tende a criar jogos imersivos e graficamente elaborados, anuncia 3 títulos. De Guillaume Blossier, Ultimate Warriorz estreou pela editora francesa Pulsar Games em 2011, e em seguida, desapareceu do mercado. A Matagot pegou a licença, renovou a arte e as regras para este jogo de ação simultânea, orientado a dados e com batalha de personagens. Tudo indica que será lançado em junho de 2015.
- Durante a Spielwarenmesse 2015, foi mostrada a imagem da capa do jogo Barony de Marc André, que será lançado em junho de 2015, mas o jogo em si não estava em exposição. Barony se desvia um pouco da fórmula da Matagot por ter regras simplificadas que destilam a jogabilidade em pequenas ações. Mesmo assim, parece apropriado para a editora, uma vez que André é o designer de Splendor. Quanto à jogabilidade, aqui está uma visão geral:
No início do jogo, os jogadores criam o tabuleiro ao acaso com nove placas por jogador; cada placa é composta de três hexágonos, com cada hexágono sendo um dos cinco tipos de paisagem: floresta, planície, campo, montanha e lago. Os jogadores colocam três cidades no tabuleiro de jogo, com um cavaleiro em cada cidade. Eles, então, se revezam no sentido horário, com cada jogador fazendo exatamente uma ação a partir das seis ações possíveis:
- Recrutamento: Adicione dois cavaleiros em uma cidade, ou três cavaleiros se a cidade ficar ao lado de um lago.
- Movimento: Mova um ou dois de seus cavaleiros um espaço cada.
- Construção: Remova um ou mais dos seus cavaleiros do tabuleiro e substitua cada um com uma vila ou fortaleza, ganhando um recurso simbólico combinando com a paisagem sob a estrutura.
- Nova Cidade: Substitua uma de suas vilas pela cidade e ganhe 10 pontos de vitória.
- Expedição: Retire os dois cavaleiros de sua reserva, colocando um deles de volta na caixa do jogo e outro em qualquer espaço vazio na borda do tabuleiro.
- Título Nobre: Descarte pelo menos 15 pontos de recurso, e em seguida, atualize o seu título: barão para visconde, então conde, marquês e, finalmente, duque.
Uma vez que todos os jogadores ganham o título de duque, termina a rodada, e em seguida, registram os pontos de vitória, com os jogadores marcando para os recursos ainda em seu poder, a sua classificação no jogo, e o número de cidades que construíram. Ganha o jogo quem tiver a maioria dos pontos de vitória.
- Metal Adventures de Lionel Borg, que deve sair em junho de 2015, se mostra como um título mais tradicional da Matagot. Segue um pouco da descrição da jogo:
Piratas espaciais estão lutando pela honra, glória e riqueza! Junte-se a eles em sua exploração do universo e sua busca pela vitória. Os jogadores irão explorar, desafiar uns aos outros, e se envolver em alianças de curto prazo ou longo prazo, mas haverá batalhas e poderosas naves espaciais envolvidas. Em Metal Adventures, você usará cartas para explorar, melhorar a sua nave e sua tripulação, e viver de acordo com os desafios propostos. Haverá negociações, táticas de batalha, e a incerteza e o risco que realmente representam a vida de um pirata. Durante o jogo, cada jogador usa um astrolábio de fantasia com quatro rodas para acompanhar o seu poder (o que pode ser melhorado através de equipamento), danos (o que reduz o poder), a glória (que é como os jogadores ganham), e o "julgamento de piratas" ( que afeta a glória). Em um turno, um jogador pode descansar (ganhando dinheiro e reparando sua nave) ou então viajar (pagando para isso), batalhar (com naves estelares, planetas ou adversários) e, opcionalmente, fazer o "tour de piratas", visitando um dos dez planetas no jogo e realizar as ações disponíveis lá. Cada jogador tem duas cartas de recompensa, e quando encontram as condições de uma delas, podem revelá-la para ganhar créditos, glória ou ambos. Eles podem ganhar apoio (com cartas) e equipamento (fornecimento de ajustes de poder e, possivelmente, outras habilidades especiais), mantendo-se, no máximo, com quatro destas cartas de melhoria de cada vez.
Os jogadores podem negociar alianças e negociar qualquer coisa, e ao mesmo tempo eles devem manter a sua palavra para trocas imediatas e ações, mas podem quebrar promessas ou alianças em rodadas mais tarde, embora isso os obriga a sofrer o "julgamento de piratas", afetando assim a sua contagem de glória. Colete quatro desses pontos, e já não conseguirá aliar-se com outros jogadores ou pode dar ou receber assistência.