Dados Iniciais #04: Yuzen: Essência do Mundo

Olá galera! Estou de volta com mais um material do “Dados Iniciais”, post dedicado a falar um pouco mais sobre alguns jogos ainda em fase de projeto, os quais estou seguindo e acompanhando seu desenvolvimento. Como sempre, todo o material exposto aqui é feito em cima da leitura do manual e de informações que recebi do autor do jogo, porém, para o jogo de hoje, eu tive a oportunidade de jogar o projeto em questão, hoje vou falar um pouco mais sobre o Yuzen: Essência do Mundo, jogo em desenvolvimento pela Sherlock S.A. e que vai entrar em financiamento muito em breve.
Yuzen é um jogo de confrontos e que leva a essência do estilo PVP, cada jogador pode controlar um dos reinos existentes e seus heróis para ganhar territórios, travar batalhas, e assim conquistar terras para a sua aliança. Como dito acima, o jogo leva o estilo PVP para a mesa, porém, aqui temos muitas interações com cada cenário que está se jogando, fazendo o jogo não ser apenas um simples confronto entre os jogadores.
Ao se iniciar uma partida, cada jogador vai escolher um dos reinos disponíveis e após isso vai escolher um grupo de heróis que ele deseja mandar para o confronto, os jogadores podem analisar bem o seu grupo de heróis, pois eles podem fazer combinações de poderes que podem vão ser muito úteis para a sua vitória em campo de batalha. Eu recebi uma cópia do protótipo do jogo com dois reinos, e em cada reino veio 6 heróis, porém para a sua versão final do jogo teremos 8 reinos, cada um com seis heróis de habilidades e poderes distintos, logo, em sua versão final, haverá muitas e muitas possibilidades para diferentes combinações de habilidades e estratégias a escolha do jogador. O protótipo que recebi, mesmo contendo uma quantidade menor de facções, possibilitou a montagem de muitas estratégias diferentes para aplicar em campo de batalha.

Caristia e Yagmar são os dois reinos que eu recebi para fazer o teste do jogo, ambos são reinos muito bons em combate, mas cada um leva um estilo de confronto diferente do outro.
Outro ponto forte desse jogo é que ele não aplica um simples combate pvp entre os jogadores, pois nele existem os cenários onde os heróis vão entrar em confronto, e cada cenário terá uma interação diferente nas estratégias dos jogadores, escolhas de personagens e maneiras de se ganhar os confrontos, não focando apenas em estratégias para derrotar os heróis inimigos, o que permite mais formas de se jogar, e cada estratégia vai ser bem diferenciada de um cenário para o outro, o que dá uma dinâmica muito boa para o jogo, fazendo com que o estilo de jogo de cada jogador tenha que se moldar de acordo com o cenário onde se está jogando.
O Cenário do Canhoneiro Goblin veio junto com o protótipo, nele os jogadores podem optar por vencer a partida dando engrenagens ao canhoneiro no centro do tabuleiro, mas tem que se manterem sempre atentos aos tiros do seu canhão.
Na caixa que recebi veio um cenário, o do Canhoneiro Goblin (na versão final do jogo haverá ao todo quatro cenários), jogamos algumas partidas nesse cenário que veio, e era visível a mudança que o cenário fazia com determinadas escolhas de personagens e diferentes estratégias que os jogadores faziam para ganhar o jogo, não sendo limitado apenas a derrotar os inimigos. Isso torna cada partida bem única, pois ela sempre será conduzida de acordo com as estratégias escolhidas pelos jogadores.
Outro fator interessante sobre os cenários, é que a cada início de partida é montado um baralho de cenários feito com cartas genéricas e cartas exclusivas para o cenário que vão sendo reveladas no decorrer do jogo, essas cartas também podem dá uma grande mudança na estratégia e no decorrer do jogo, tornando-o ainda mais único.
Carta de Vontade dos Deus especifica para o cenário do canhoneiro Goblin.

Carta de Vontade Divina genérica, essa pode ser usada em qualquer tipo de cenário.
Agora vou falar um pouco sobre a mecânica do jogo, como era de se esperar para um jogo de confrontos, ele possui regras e sistema simples, cada personagem tem uma ficha com suas características que vão de ataque (corpo a corpo, a distância e mágico), movimento, defesa (física e mágica) e esquiva. Todas funcionam de modo bem simples, como segue o padrão para jogos desses estilos. As funcionalidades desse jogo não são nenhum mistério para quem conhece esse estilo de jogo, porém eu gostaria aqui de ressaltar o diferencial do sistema desse jogo, que é a esquiva e a rolagem de dados.
Acima temos a barra de atributos dos heróis, da esquerda para a direita temos Ataque, Ataque a Distancia, Ataque Magico, Defesa Física, Defesa Magica e Esquiva.
Logo de cara quero falar sobre o atributo esquiva, o qual eu particularmente nunca tinha visto em jogos desse estilo. Uma esquiva normalmente em jogos desse gênero se da quando o oponente não causava nenhum dano, isso seria como se o alvo tivesse se esquivado do ataque ou errado, porém aqui temos a a característica esquiva, que funciona muito bem dentro de jogo, ela se trata basicamente de usar a sua capacidade de se defender para tentar se esquivar por completo de um ataque. No caso você pode optar por se defender, o que vai fazer com que você reduza parcialmente ou todo dano sofrido, ou tentar uma esquiva , o que vai fazer você ignorar por completo o ataque, é algo bem interessante, já que você tem essa escolha para se fazer, gostei muito da ideia e fica legal no jogo.
Ficha do Heroi Trevo Bretanio, nela e possível ver todas as estáticas do personagens e habilidades.
Outro ponto importante que gostaria de ressaltar é o sistema de rolagem de dados para ataque e defesa. Bem, esse sistema adotado pelos desenvolvedores é algo bem diferente do que já vi ou já cheguei a jogar, ele se assemelha um pouco com jogos como War ou Dungeon Saga, porêm com um diferencial bem único, o que deixa o sistema bem interessante e equilibrado para que personagens com menos defesa tenham chances de bloquear bons danos.
No mais, os outros pontos importantes, como variedade de cenários, modos de se ganhar e variedade de personagens são o que tornam esse jogo um dos que estou de olho a muito tempo, esperando apenas sair o seu financiamento para adquirir o meu.
Uma breve historia de um dos personagens do jogo, cada uma deles tem um pequeno folheto falando um pouco dele e sua historia, gosto muito desses tipos de detalhes que fazem o jogador se sentir ainda mais por dentro do mundo do jogo.
P.S.: jogamos apenas a versão 1x1 do jogo, porém já fui informado que na sua versão final terá um modo de confronto 2x2, o que vai dá mais variedade ao jogo.
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