Muito show esse cast, rapazes! Fiquei conhecendo de fato (ouvi) o Tabulices só no episódio sobre o Catan e virei ouvinte.
Das três polêmicas mecânicas, cada uma depende muito do grupo e me parece que ela serve muito mais para novos jogadores do que nos que já tem estrada. Povo que nunca viu um jogo moderno, parece que se diverte mais quando "take that" ou traição está na mesa. Muitos jogos antigos já tinham essa ideia de prejudicar os amigos. Nada era mais decepcionante que ser traído no War (que aliás, nem tem essa mecânica)... kkkkk
The Resistance: Avalon é o que eu tenho e de longe, agrada demais a quem nunca jogou nada. Em algumas oportunidades, vi quem jogou comigo pela primeira vez, querer saber como adquirir e sei de pelo menos três pessoas que já o compraram. Acho que o nervosismo que dá durante a partida é viciante.
Sobre o "take that", Quartz é o favorito nas jogatinas. Já esse, precisa de um grupo mais maduro até, porque povo se irrita facilmente e olha que no Quartz, isso nem de longe decide o resultado da partida. A dose certa de "toma essa" deixa as partidas sempre animadas e acaba com a monotonia de qualquer jogatina.
A eliminação de jogadores, na minha opinião, depende da duração do jogo. Se as partidas são rápidas, isso gera uma atenção redobrada, porque ninguém quer ser eliminado primeiramente. Já em jogos longos, essa possibilidade precisa ocorrer (se ocorrer) só no final. Ultimate werewolf é horrível nesse sentido. O primeiro a ser eliminado, vai passar raiva até o final do jogo.
Já em Eclipse, existe a possibilidade de ser eliminado, mas primeiramente pelo seu próprio erro contábil. Então o povo fica atento e isso aumenta a experiência com o jogo. Já ser eliminado por outro jogador, pode até acontecer, mas só no finalzinho e essa tensão, então, sempre proporcionou boas partidas aqui em casa.
Abração!