Mestre dos Magos::Uma coisa é certa, a qualidade só vai mudar, se o pessoal reclamar.
Sim precisa ser chato, reclamar bastante, nao adianta falar "ah no proximo jogo eles melhoram, vamos comprar esse aqui e apoiar a producao brasileira pessoal"
E sim, precisa de tradutor, precisa de revisor que ENTENDE o jogo, pois manual nao é só traduzir uma lingua que vc tem fluencia E CONHECE A CULTURA (tem muita traducao horrivel por aí porque a pessoa nao conhece detalhes da cultura)
E precisa botar em playtest com a comunidade.
Porque nao fazem isso? Custo e tempo, e claro tempo acaba se resumindo na verdade em dinheiro tbem.
Mas reclamando, eles vao ver que o tempo e o custo sao investimentos...
Acho muito legal os jogos sairem no brasil, muito mesmo... mas enquanto nao melhorarem os padroes de qualidade, eu nao compro
Mestre, um problema que vejo aqui no Brasil, e que não sei como pode ser resolvido, é o tempo para impressão. Vou tentar explicar melhor
Jogos como Zombicide, Cyclades, Guerra dos Tronos Board Game e etc são todos impressos em gráficas internacionais, e por isso, acabam sendo rodados juntamente com cópias de outros países, para aumentar o número de componentes impressos e reduzir assim os custos.
Será que o que acontece não é algo do tipo: Vamos imprimir o jogo dia 30 de agosto, se vocês quiserem participar dessa impressão se virem para me mandar tudo pronto até lá ?
Para a empresa maior, aquela que vai imprimir trocentas mil cópias, fica mais fácil fazer o playtest, já que é ela que determina a data de impressão. Isso não complica um pouco para empresas menores como as que temos no Brasil, que precisam cumprir esses calendários impostos ?
Mas... vale ressaltar aqui, não estou defendendo ninguém, tbm fico cabreiro quando recebo coisa errada e, assim como todos, vou lá reclamar. Porém, acho que faz parte tentar entender o processo e saber pq diabos temos tantos erros assim no Brasil