jpmberti::nieb:: Parece que sua dúvida é sobre o momento em que a jogada termina. Pense no poder de Poseidon como uma mágica instantânea. O oponente rola 4 dados, você magicamente troca o valor de três deles. Os 4 dados continuam ali na mesa, são resolvidos normalmente e depois o quarto dado sai fora.
Isso mesmo, ótima observação! A hora que a mágica acontece é com certeza determinante, mas acho que ela não é instantânea uma vez que você precisa de um resultado fixo para saber se vai acionar ou não o poder de Poseidon.
Acho que caso o 4º dado deva ser considerado deviríamos ter nas regras algo como:
- Em caso de uso do poder de Poseidon contra um adversário que lançou 4 dados deverá ser considerado novamente o resultado 4º dado no relançamento.
Outra coisa que me faz pensar diferente é o poder da figura mitológica...... ela não te permite usar o resultado de 4 dados a todo momento. Ela te da o poder de lançar 4 dados aumentando suas probabilidades de vitória, mas dentre os 4 resultados você precisa descartar o de menor valor.
Se não fica uma situação estranha: Você joga 4 dados, aí eu pergunto: Qual o resultado do seu lance?
Você vai me falar: depende....... você vai usar o poder de Poseidon ou não?
Acho que fica muito confuso, uma vez lançados os dados o resultado precisa ser definido, sem pêndecias, ou "se"
Acho que você está confundindo as etapas do combate.
As regras avançadas dizem que há a primeira etapa, onde os envolvidos jogam os dados; a segunda etapa, onde os poderes podem ser usados; e só depois que os dois envolvidos passarem (não usarem mais nenhum poder divino), tem a resolução do combate, onde os 3 maiores resultados são comparados.
E não fica confuso, a primeira etapa tem um resultado específico (4,5,5,5)x(4,3,4), mas não definitivo, já que existe a segunda etapa pode mudar o resultado dos dados (não a quantidade deles). Uma vez que os dois jogadores passem a vez, aí o resultado é definitivo (4,2,1,1)x(3,3,2) e há a comparação dos maiores resultados.
Uma situação estranha que pode acontecer se seguirmos o seu pensamento:
Todos os deuses já foram usados pelo atacante e essa é a situação final: ataque(5,5,5) x defesa(5,5,4).
Aí o defensor pode usar o poder de Poseidon e pedir pro atacante só rolar 1 dado. Suponhamos que ele tenha tirado um 4 e ficou com o mesmo resultado final do defensor.
Segundo o seu pensamento, o atacante só perderá 1 exército, pois o poder divino anulou os outros dois dados e caiu numa situação 1x3. Isso seria extremamente prejudicial ao defensor, que, no início do caso, já eliminaria 2 unidades.
O correto é não haver eliminação de dados e comparar os 3 dados de ambos os jogadores (5,5,4)x(5,5,4), onde o atacante perde 3 unidades.