Fala galera!
O meu SHAZAM chegou na segunda (19/05), e eu e minha namorada só fizemos uma simulação enquanto liamos o manual,
mas a estratégia e preparações/projeções/planejamentos a média e longo prazo é o forte do jogo.
A movimentação pelas cidades do tabuleiro são feita pelas fichas de terreno: Montanha, Pantano, Floresta, Planície e Curinga.
Você vira uma dessas fichas e movimenta.
Detalhe interessante é que se for movimentar para cidades de mesmo terreno, não é necessário virar as fichas,
E se for mudar de terreno, você pode virar a ficha do terreno de onde está a cidade de origem ou da cidade destino.
Com esse aspecto, tem que se planejar bastante o trajeto a se fazer, porque são 5 fichas e elas podem acabar.
O modo de consegui-las de novo, é com o bônus das trilhas das relíquias.
Para que movimentar entre as cidade? Para coletar pistas para as relíquias. Cada uma das 4 relíquias possuem 2 cidades que fornecem suas pistas, uma cidade grande, que o custo pela pista é 5 moedas, e uma cidade pequena, 2 moedas.
O que são pistas? Toda vez que você chega em uma cidade, paga o número de moedas com as cartas daquele pista (ex: cidade grande, carta de espada com 3 moedas + capa de espada com 2 moedas) pronto, você conquistou essa pista, e o que isso significa? Você pode andar uma casa, na trilha das relíquias (cidade pequena) ou uma/duas casas (cidade grande).
Em cada turno se pode fazer 3 ações:
Andar, como já foi explicado, por meio das fichas de terreno, Comprar pista ou Expulsar o espião, e completar as cartas de sua mão (máximo 4).
Se você está numa cidade, e nesse turno não quer mudar de cidade, não tem problema. Você utiliza a sua ação "Andar" para ir para a Estalagem, de forma que você permanecerá nessa cidade mais esse turno, sendo obrigado a sair da cidade no próximo turno.
Pode-se haver qualquer número de pessoas em uma cidade, mas na estalagem apenas uma. Ficar na estalagem é interessante para comprar 2 pistas da mesma relíquia em rodadas seguidas, mas para isso é precisa ter cartas para isso na mão, CUIDADO!
Por esse motivo, não é possível passar mais de 2 rodadas numa mesma cidade.
A segunda ação pode ser comprar uma pista, como já explicado, usando as cartas do baralho, que possuem o desenho da relíquia que aquela carta serve, e o número de moedas que ela fornece. Não se pode ter mais que 4 cartas na mão e 1 carta extra de mesa (visível a todos na mesa, mas de uso exclusivo seu).
Ou expulsar o espião de Torak de uma cidade. Para isso você tem que se mover para a cidade em que ele se encontra, e ter em sua mão 3 cartas que contenham um desenho do espião, e dessa forma, descarta-las expulsando-o daquela cidade. Pegue a fichinha de cidades, referente àquela, e mova o espião para a próxima da sequência. Os cavaleiros na cidade para onde o espião foi, devem fugir para a cidade de mesmo terreno. É interessante expulsar o espião, gastando 3 cartas? Pode ser, dependendo da sua estratégia, porque ao fazer isso, você pode se mover em qualquer trilha de relíquias, uma, duas ou três casas, entretanto, não terá o bônus daquela casa.
A última ação do jogador, completar a mão de cartas.
Note que na trilha de bônus há uma casa com o desenho de uma carta shazam, essa casa, lhe permite adquirir uma carta extra de mesa, ela será sua, ficará visível para todos, mas não entrará na conta das 4 cartas na mão. E como pega-la? Para na trilha das relíquias nessa respectiva casa, e poderá escolher entre uma das 5 cartas reveladas para todos, ou optar em pegar uma nova, surpresa, no baralho, sem direito de troca, e devendo revelá-la para todos, e colocando-a na sua frente.
Se o jogador pegar uma das carta aberta para todos, reponha-a com uma carta do baralho, e será a vez do próximo jogador.
O jogo continua nessa dinâmica até que todas as trilhas de relíquias sejam fechadas, ou seja, até que 1 pessoa (2 jogodores) ou 2 pessoas (3 e 4 jogadores), tenham completado aquela trilha.
Quando uma trilha está fechada, as cartas daquela relíquia passam a ser curinga, valendo 1 moeda.
Fechado todas as trilhas, os jogadores vão para a próxima parte do jogo.
Nessa parte, a qualidade das relíquias que você adquiriu que fará a diferença, além do acúmulo de Alquimistas, que compensará suas relíquias de má qualidade.
Como pegar relíquias de qualidade? Pelas trilhas, o primeiro a completá-la, pega a relíquia perfeita; o segundo, imperfeito (3-4 jogadores) ou destruída (2 jogadores); e o terceiro e quarto, destruída (3-4 jogadores).
Como acumular Alquimistas? Com base nas trilhas das relíquias. Há ao todo, espalhadas nas 4 trilhas, 8 casas com o alquimista, uma vez que você parou lá (com exceção do avança por expulsar o espião), você irá subir seu marcador na trilha dos Alquimistas.
Para que servem os Alquimistas? Nessa segunda parte da aventura, será feito diversas exigências. No inicio da preparação do jogo, foi sorteado o nível de exigência de cada relíquias para ir para a etapa seguinte, que só será revelada agora. Esses níveis podem ser, "relíquia perfeita" ou "relíquia perfeita ou imperfeita". Caso você tenha o mapa imperfeito, e a exigência for "relíquia perfeita", você utiliza então um alquimista (descendo um ponto na trilha dos alquimistas), e a torna uma relíquia perfeita, passando para a próxima etapa. Nessa próxima etapa, você tem uma espada imperfeita, e de dessa vez a exigência foi "relíquia perfeita ou imperfeita", como você tem uma imperfeita, passa adiante, tranquilamente, sem gastar um alquimistas. Imagine agora que você possua uma relíquia destruída, e a exigência foi "relíquia perfeita", será necessário então dois alquimistas para melhorar esse item, se a exigência for "relíquia perfeita ou imperfeita", será necessário só um alquimista.
O que acontece se acabar meus alquimistas? Você perdeu o jogo por falta de planejamento :p
O que acontece se mais de um jogador conseguir alcança o fim dessa trilha, chegando na princesa? Ela escolherá aquele que mais lhe interessar, e o interesse é baseado nos critérios de desempate, que se encontram embaixo dos alquimistas. Podendo ser, quantidade de dinheiro, espiões expulsos, fichas de terreno não utilizadas, relíquias de melhores qualidades, número de alquimistas. Esses critérios são modificados pelos jogadores, quando ele para na casa do Rei, na trilha de relíquias.
_________________________________
Galera, desculpem o tamanho, mas eu me empolguei enquanto escrevia, buscando ser o mais compreensível possível, levando em conta, a sequência de ações numa partida, e explicando as coisas do jogo, no momento em que elas aparecem. Espero que gostem, e qualquer erro que eu tenha cometido, digam, porque ainda sou juvenil nesse jogo :p kkkkkkkk' Apenas minha interpretação após diversas leituras do manual e uma simulação.
Abraço,