Não, não tem molde não! É tudo na mão mesmo. Você mede a parte interna da caixa, pra fazer a base. Eu costumo dar uma margem de 1mm de cada lado, pra entrar justo mas sem muita folga. Tirada a medida, você vai marcar a placa de foam, para fazer o corte. Então, uso um dos cantos da placa, que já está pronto, e marco só os outros 2 lados. Costumo marcar com aqueles alfinetes de bolinhas na ponta, pra não correr o risco da régua escorregar: a partir da borda oposta, com uma régua marco a medida da largura em dois pontos distintos, e espeto os alfinetes na foam nos lugares das marcas. Aí, com uma régua de metal (recomendável, pra não correr o risco de o estilete escorregar e cortar a régua), é só encostá-la nos alfinetes pelo lado de fora, retirar os alfinetes, pressionar bem a régua e passar o estilete, em traço contínuo e firme, com a lâmina bem em pé, reta mesmo, pro corte não ficar chanfrado. Esse material é meio duro de cortar, então tem que ter firmeza.
Feito o corte da base, meça se deu certo na caixa. Se estiver difícil de entrar, é porque a lâmina deu um entortada em algum ponto. Basta identificar qual é, e com uma lixa 200 acertar isso.
Agora entra a engenharia: disponha toda a tralha do jogo em cima desta base, pra ver qual é a melhor configuração. Eu costumo colocar tudo, dando os devidos descontos pras paredes (uso placa de foam de 5mm, então tenho que descontar essa medida para cada divisória que pretenda colocar. Quando achar um formato que agrade, fotografo, e continuo remodelando. Faço aí umas 3 ou 4 fotos de configurações diferentes, pra usar como referência depois, e escolher a melhor. A partir daí, é cortar as paredes, da mesma forma, lembrando sempre de deixar uma sobra em cima de tudo para que caibam os tabuleiros do jogo.
As paredes são coladas com cola tenaz, e eu uso os mesmos alfinetes de bolinha para fixá-las no lugar, espetando por fora (é a parte que fica contra as paredes da caixa, então os furos dos alfinetes não aparecem). Depois de uns 10 minutos, retiro os alfinetes e a cola já está seca, fica bem firme mesmo. Ao encaixar as peças, retire com um guardanapo de papel todo o excesso de cola das beiradas, porque quando você fixar forma-se aquela "sobra" de cola para os lados. Um pouquinho sempre acaba vazando, mas é fácil de limpar com guardanapo, enquanto ainda está molhada.
Para as peças menores, optei por usar em todos as caixas organizadoras de plástico. Existem centenas de tipos, tamanhos e modelos, e aí você tem que pesquisar pra ver qual se adequa melhor ao jogo em particular. Procuro usar caixas que evitem a necessidade de construção de um insert de dois andares, porque aí o trabalho é dobrado! Normalmente, encontram-se as caixinhas em lojas de 1,99, em atacados de materiais para bijuterias, e as melhores estão nas lojas de equipamentos para pesca. No Mice & Mystics, usei uma caixinha que é à prova de água! Dá pra jogar no seu iate, por exmplo, sem molhar os tiles de papelão... mas, se você é como eu, que enjôo muito facilmente com o mar, e por isso não tenho um iate, não tem importância. O que vale é que a caixinha deu certo como uma luva pras pecinhas do jogo.