Tankbr::rafa.soliveira::Ultimamente tenho notado que as editoras mudaram aquela resposta padrão a respeito de expansões. Antigamente ao serem perguntadas as respeito de expansão a resposta era "está nos nossos planos", hoje tem sido um pouco mais comedida
Varia entre, tem que esperar o quanto o jogo base irá vender, depende de agenda de impressão internacional, tem que esperar o jogo passar pelo período de maturação e coisas do tipo.
De certa forma era meio o que se falava por aqui a algum tempo, não dá para esperar das editoras aqui o mesmo que as editoras lá fora fazem e o motivo é simples, tamanho de mercado. Isso quer dizer que as expansões vão sim demorar para serem lançadas aqui, não importa se é editora x ou y e talvez nunca cheguem se o jogo vender mal.
Assim pelo menos todos ficam avisados e aqueles que são mais ansiosos e não querem esperar simplesmente importam.
Mesmo sabendo das dificuldades de emplacar uma expansão aqui no Brasil, fiz questão de perguntar sobre elas nas entrevistas, uma vez que é um questionamento recorrente na comunidade. Particularmente, gostei do Eduardo ter passado os dados da Europa sobre expansões, era algo que eu imaginava ser mais aceito por lá.
Acho importante perguntar, até para saber do status de cada jogo, previsões, etc.
Na verdade vejo como uma evolução na postura deles, dando respostas mais concretas e objetivas. Mesmo que elas não sejam afirmativas.
Expansão sempre vende pouco, na realidade nos eua vendem mais que na Europa, pois o mercado americano tem uma melhor aceitação a jogos expansíveis, casos de jogos da FFG.