Por W. Eric Martin
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/40558/friedemann-friese-floods-market-504
Em cada ano, na Spiel, a convenção anual de jogos em Essen, Alemanha, designers e editores apresentam centenas de novos jogos para milhares de visitantes. Na Spiel 2014, por exemplo, o organizador da convenção Friedhelm Merz Verlag estimou que mais de 850 novos jogos estavam na mão.
Acredite ou não, o número de novos jogos na Spiel 2015 provavelmente subirá para pelo menos 1300, com mais de 500 desses jogos embalados em uma caixa gigante única no estande da
2F-Spiele. Sim, com o lançamento de
504, em outubro de 2015, o designer
Friedemann Friese lhe dará 504 jogos em uma caixa. Aqui está a sua visão geral do jogo:
“504 é um jogo que cria 504 jogos diferentes dentro de uma mesma caixa. O jogo consiste em nove módulos: jogos de guerra, pegar e entregar, produção, rotas, exploração, corrida, maioria, adições e populações.
Em cada jogo único, você leva três módulos diferentes dos nove disponíveis e monta-os em qualquer ordem que você gostaria de criar um novo jogo.
Isso pode ser um jogo de guerra com uma economia baseada em pegar e entregar com pontuação de bônus em maiorias.
Isso pode ser um jogo de corrida em um tabuleiro que começa pequeno e cresce através da exploração em conjunto de algumas cartas de tecnologia a serem adquiridas como atualizações para melhor competir ou explorar.
Este pode ser um jogo estoque no estilo 18XX - as cores dos jogadores são empresas com ações - com a construção de rotas.
Cada jogo único leva de 30 a 120 minutos para jogar.”
Como funciona o conceito de 504 na realidade? Imagine um livro infantil que está dividido de modo que as páginas possam ser combinadas de forma independente em diferentes seções - algo como isto:
Eu joguei o jogo - bem, um dos jogos - no início de 2014, em forma de protótipo, e para determinar o que jogar, Friese folheou seu manual de jogo feito em casa para 743, com 7 sendo exploração, 4 sendo rotas, e 3 sendo a maioria. (Não me lembro o número real, mas eu acho que aqueles eram os mecanismos que compunham o nosso jogo.) Ao montar o manual, você se vira para as regras específicas de cada tipo de mecanismo e o aspecto do jogo em que esse mecanismo será usado. O último número, pelo menos no protótipo, corresponde a detalhes especiais de jogo, o que significa que 743 e 473 terão estes mesmos detalhes, mas o setup, jogabilidade e pontuação são diferentes porque você está invertendo os mecanismos utilizados por eles.
Esse conceito me surpreendeu quando Friese me falou sobre isso, e eu ainda fico surpreso com a sua audácia, pelo que foi feito em
Copycat, no sentido de misturar vários mecanismos de jogos em um único projeto. Só que com
504 será ainda maior.
Na Spiel 2014, Friese explicou que além de realizar testes na vida real, ele tinha criado uma versão digital do 504, a fim de testar todos os 504 jogos para garantir que todos eles funcionassem, que não existissem casos onde as regras não sejam respondidas, e que ele poderia experimentar tudo o que havia criado através de sua loucura. Ok, ele não coloca dessa forma, mas essa é a minha interpretação.
Para mais detalhes sobre o sistema de jogo 504 vá para a lista lúdica:
https://www.ludopedia.com.br/lista/914/o-desafio-do-jogo-504