Amigos,
A observação do Luiz está correta.
Pela regra do manual anterior, disponível aqui na Ludopedia com a tradução do Romir, o cavaleiro podia se mover em diagonal para qualquer espaço, inclusive "pulando" de castelo.
O novo manual, entretanto, traz uma regra diferente, que restringe o movimento do cavaleiro.
Somente é permitido o movimento em diagonal para “pular” de castelo. De resto, o cavaleiro se movimenta para um espaço adjacente (a propósito, notem que todas as vezes que o manual fala em “adjacente”, refere-se a um espaço em ortogonal).
Confiram a explicação do novo manual sobre o efeito dessa carta: “Você pode mover um cavaleiro uma vez para um espaço adjacente. Você pode movê-lo para um nível mais elevado. Você também pode movê-lo de um castelo para outro, se os dois castelos se tocarem nas bordas (diagonalmente) e o cavaleiro estiver em um desses cantos.” (grifei)
Em suma, a carta permite a escolha entre dois tipos de movimento, embora a ilustração, de maneira equívoca, somente demonstre um deles (certamente, porém, o mais importante):
- o cavaleiro pode mover-se para o lado sem gastar ponto de ação (do “chão” para o “chão”, do “chão” para o primeiro andar de um castelo, de um andar do castelo para o mesmo andar, um andar acima ou qualquer abaixo);
- o cavaleiro pode “pular” de castelo (para o mesmo andar, para um andar acima ou para qualquer abaixo, do outro castelo).