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  4. Por que eu odiei jogar This War of Mine

Por que eu odiei jogar This War of Mine

This War of Mine: The Board Game
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal02/03/18 10:20
    Ovatsug Rednal » 02/03/18 10:20

    Eu até gostei do this war of mine mas realmente ele é um jogo solo. quando jogamos resolvemos isso com "cada um vai controlar um boneco e dane-se o que o jogo diz". também acho que é exatamente a sensação do videogame e que isso é um problema justamente por que já tem o videogame. Foi a melhor adaptação que ja vi, mas justamente por isso não é tão boa, pq o feeling é o mesmo, sem mudanças, simplesmente transportaram as mecanicas do videogame para o tabuleiro.

    Agora, óbvio que isso não vai fazer diferença e talvez você tenha explicado de uma forma resumida, mas a parte de "leio uma entrada-escolho-passo pro colega ler a entrada seguinte" na real é um único jogador que lê tudo.. as decisões só passam pro próximo quando chega na próxima fase.

    Alias esse negócio de "passar pra próxima fase" também não sentimos tanto, por que no fundo é meio que como todos os jogos coop. basicamente todos decidem juntos mesmo que alguém que role os dados. no caso desse jogo, ser o "líder" só significa que se ninguém chegar num consenso vc tem o voto de minerva naquela rodada.

    o que me incomodou mesmo, mas também entendo que faz parte da mecânica, é a falta de informação. o manual não é pra ser lido antes da partida, é pra ser lido durante. tinha horas que apareciam coisas no tabuleiro e a gente ficava igual uns idiotas procurando o que era aquilo, simplesmente pra aparecer 4 rodadas depois a explicação. acredito que numa segunda partida ela seria menos truncada por já sabermos desses detalhes.

    eu até jogaria de novo, mas concordo que não é essa coca cola toda que as pessoas falam.

    2
  • aalemos
    25 mensagens MD
    avatar
    aalemos02/03/18 10:20
    aalemos » 02/03/18 10:20

    Raramente coloco notas baixas no bgg, assim como me sinto à vontade para mudar uma nota de jogo (para cima / baixo), após mais partidas e/ou jogar com expansões.

    A sua partida foi no pior cenário possível : num evento, onde existem varias coisas para distrair, barulhento e jogo cheio. Talvez se em um ambiente mais receptivo e menos pessoas no jogo, terias dado nota 3 ou 4. Não curtiu a sensação de "jogo-solo em grupo / livro jogo compartilhado", difícil que mudasse para uma nota muito maior.

    Não curto quando dão nota 2 ou 1 para um jogo, por "não curtir o designer", "caro demais" ou "demora no FC". Isto não descreve a sensação que  teve ao jogar.

    Agora , se o jogador não se sentiu imerso no tema ou teve uma experiência ruim numa partida,  qqr nota que queira dar seria válida.

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto02/03/18 10:33
    Lpporto » 02/03/18 10:33

    Ovatsug Rednal::Eu até gostei do this war of mine mas realmente ele é um jogo solo. quando jogamos resolvemos isso com "cada um vai controlar um boneco e dane-se o que o jogo diz". também acho que é exatamente a sensação do videogame e que isso é um problema justamente por que já tem o videogame. Foi a melhor adaptação que ja vi, mas justamente por isso não é tão boa, pq o feeling é o mesmo, sem mudanças, simplesmente transportaram as mecanicas do videogame para o tabuleiro.

    Agora, óbvio que isso não vai fazer diferença e talvez você tenha explicado de uma forma resumida, mas a parte de "leio uma entrada-escolho-passo pro colega ler a entrada seguinte" na real é um único jogador que lê tudo.. as decisões só passam pro próximo quando chega na próxima fase.

    Alias esse negócio de "passar pra próxima fase" também não sentimos tanto, por que no fundo é meio que como todos os jogos coop. basicamente todos decidem juntos mesmo que alguém que role os dados. no caso desse jogo, ser o "líder" só significa que se ninguém chegar num consenso vc tem o voto de minerva naquela rodada.

    o que me incomodou mesmo, mas também entendo que faz parte da mecânica, é a falta de informação. o manual não é pra ser lido antes da partida, é pra ser lido durante. tinha horas que apareciam coisas no tabuleiro e a gente ficava igual uns idiotas procurando o que era aquilo, simplesmente pra aparecer 4 rodadas depois a explicação. acredito que numa segunda partida ela seria menos truncada por já sabermos desses detalhes.

    eu até jogaria de novo, mas concordo que não é essa coca cola toda que as pessoas falam.


    Vc está certo, eu simplifiquei a descrição da passagem de livro adiante para não entrar em detalhes.

    Sobre o problema do manual, pois num foi menor pq eu estava jogando com um cara que já tinha jogado 1x

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/03/18 10:34
    butilheiro » 02/03/18 10:34

    DrGrayrock::Lendo a resenha eu fiquei com mais vontade de experimentar o jogo (adoro a parte do "que fazer agora")...

    Mas entendo totalmente sua frustração, eu tenho dentro dos mais de 800 jogos que joguei, apenas duas nota 4 (o Aljubarrota, a Batalha Real e o Ave Caesar), uma nota 3 (o The 3 Commandments) e uma nota 2 (o The Castle of the Devil)...

    To na mesma! Tudo o que ele não curtiu no jogo é exatamente o tipo de coisa que eu iria curtir. hahaha

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto02/03/18 10:50
    Lpporto » 02/03/18 10:50

    DrGrayrock::Lendo a resenha eu fiquei com mais vontade de experimentar o jogo (adoro a parte do "que fazer agora")...

    Mas entendo totalmente sua frustração, eu tenho dentro dos mais de 800 jogos que joguei, apenas duas nota 4 (o Aljubarrota, a Batalha Real e o Ave Caesar), uma nota 3 (o The 3 Commandments) e uma nota 2 (o The Castle of the Devil)...


    Poxa Cacá, eu joguei muito jogo ruim então kkkk

    Nota 3 pra mim tem alguns q causarão revolta como Galaxy Trucker, King of Tokyo, Xcom e Zombie Dice
    Nota 2 tem o TWOM e Blood Bound
    Nota 1 tem Bang e Ugg Tect.

    Talvez tenha sido muito rigoroso com Bang e suba pra 2 mas Ugg Tect 1 tá arredondado pra cima Hahaha

    butilheiro::
    DrGrayrock::Lendo a resenha eu fiquei com mais vontade de experimentar o jogo (adoro a parte do "que fazer agora")...

    Mas entendo totalmente sua frustração, eu tenho dentro dos mais de 800 jogos que joguei, apenas duas nota 4 (o Aljubarrota, a Batalha Real e o Ave Caesar), uma nota 3 (o The 3 Commandments) e uma nota 2 (o The Castle of the Devil)...

    To na mesma! Tudo o que ele não curtiu no jogo é exatamente o tipo de coisa que eu iria curtir. hahaha


    Cara, mas isso me deixa mais feliz doq o contrário sabe. Me mostra que consegui passar as características do jogo e separar oq é defeito e oq é gosto meu. O problema é qdo a gente rótula um jogo é uma omissão baseada só em opinião é confunde a definição de ruim com a de eu não gostei

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/03/18 10:58
    butilheiro » 02/03/18 10:58

    Lpporto::
    butilheiro::
    DrGrayrock::Lendo a resenha eu fiquei com mais vontade de experimentar o jogo (adoro a parte do "que fazer agora")...
    Mas entendo totalmente sua frustração, eu tenho dentro dos mais de 800 jogos que joguei, apenas duas nota 4 (o Aljubarrota, a Batalha Real e o Ave Caesar), uma nota 3 (o The 3 Commandments) e uma nota 2 (o The Castle of the Devil)...

    To na mesma! Tudo o que ele não curtiu no jogo é exatamente o tipo de coisa que eu iria curtir. hahaha

    Cara, mas isso me deixa mais feliz doq o contrário sabe. Me mostra que consegui passar as características do jogo e separar oq é defeito e oq é gosto meu. O problema é qdo a gente rótula um jogo é uma omissão baseada só em opinião é confunde a definição de ruim com a de eu não gostei

    Sim, sim, ficou bem claro o que é sua descrição do jogo e qual é a sua decepção com ele. Na verdade, eu até vou fazer coro a outros que disseram que sua experiência com o jogo foi pior do que o jogo em si. Vai muito de encontro àquilo que falo geralmente sobre cada partida ser um jogo diferente porque depende de muitos fatores. Acredito que agora você já "formalizou" uma opinião sobre o jogo, é mais difícil mudá-la, mas se você tivesse oportunidade de jogar novamente em outro contexto, tenho certeza que a experiência seria diferente.

    Enfim, você não é obrigado a gostar de nenhum jogo e tem todo o direito de dar a nota que quiser. Acho que esse é o resumo do seu texto. haha

    1
  • J. MARQUES
    691 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES02/03/18 10:59
    J. MARQUES » 02/03/18 10:59

    Lpporto::
    zabuzagxb::
    Lpporto::
    zabuzagxb::Eu tenho 0 interesse nesse jogo por conta da temática. Até mesmo a versão de vídeo game dele, que foi aclamada por mt gente, eu tive 0 interesse. Tem algo nessa temática que nada consegue me atingir, e tudo que havia lido sobre não despertava nada de sentimento nele. E é "legal" saber que nem tudo são flores - esse "legal" foi no sentido de que é interessante que cada jogo pode ser muito bom para uns e não ser interessante para outros.

    Go Red Meeple ♥


    Mas qual é o seu problema com este tema? Muito forte? Deprimente? Ou apenas não acha interessante mesmo?

    Eu acho um tema muito pesado, eu não consigo me envolver.



    Eu entendo embora pra mim seria o contrário. Tenha de guerra é dos q mais me envolvo


    J. MARQUES::TWOM é um jogo que que com certeza não agrada todo mundo. É um experiência narrativa muito mais do que mecânicas.
    Concordo que ele é um jogo solo que "força" um modo cooperativo e com certeza não é o tipo de jogo mais indicado para se jogar num evento.
    Qto aos personagens que morrem, é comum numa partida completa ter pelo menos umas 4 mortes.
    Eu acho que na partida que vc jogou, pelo que vc escreveu, vcs n se atentaram que existe maneiras de se adicionar novos personagens no grupo.


    Eu entendo q o jogo é narrativo. Meu ponto foi que está questão de folear páginas e passar o livro de mão em mão de fato atrapalhou a experiência narrativa pra mim. Esse foi o defeito do jogo na minha opinião, não ele se narrativo por si só.

    Sobre como adicionar pessoas eu não entrei em detalhes pra não ficar longo demais mas a gente adicionou 1 logo no início. Mas depois que 3 morreram e ficamos só com 1 era muito difícil virar essa desvantagem pois cada rodada a gente podia fazer muito pouca coisa. Se saissemos estaríamos canais e não haveria defesa no bunker. Se não saímos não evoluímos em nada. E aí ficou neste ciclo vicioso

    Então mas quando vc está com apenas 02 personagens, na fase do Dia, na ação de visitantes, vc já vai direto buscar uma carta de Arrival e já adiciona um novo player que pode ser usado par as ações naquele emsmo dia.
    Teve inclusive numa partida minha que ficou apenas um char com duas ações.
    Nós fizemos a busca por visitantes indo direto para uma Arrival e veio um cara que já etsva com nivel 3 de fome, ams que podia realizar 2 ações.
    Ele veio, fez suas ações (que ajudou muito incluive) e na fase da tarde, por não termos comida, ele já morreu. Foi bem deprimente pra nós inclusive. O cara veio ajudou e morreu, n ficou nem 24 horas :(


    Como eu disse antes, não é um jogo que vai agradar todo mundo. Meu grupo não se importou com o lance do livro de scripts, pelo contrário, achamaos ele bem interessante. Uma pena que não tenha feito o seu gosto.

    Tem um outro jogo de sobrevivência (esqueci o nome) que as mecânica é idêntica ao do TWOM, mas sem o livro de script, e nele cada jogador controla um char, ao invé do controle de grupo do TWOM, talvez ele seja mais interessante para você. :)

    1
  • massamendes
    314 mensagens MD
    avatar
    massamendes02/03/18 11:03
    massamendes » 02/03/18 11:03

    :'( Por que falar mal desse jogo?!? hahahahahha

    Bom... direito seu opinar e achar uma porcaria, mas ao mesmo tempo complicado de se avaliar um jogo em um evento, onde você tem mil outras coisas em mente.

    Review tem que ser feito, na minha opinião, depois de jogar pelo menos 2-3 vezes o jogo, para poder opinar todos os lados positivos e negativos. E em condições ideias, ou seja, no seu local habitual de jogo, tendo como foco apenas o jogo em questão.

    TWOM tem um estilo próprio, pelo que já vi de gameplay. Aqueles que estão acostumados a simplesmente seguir o líder num cooperativo, provavelmente não ver isso no jogo, pois é uma decisão em comum. Se você gosta de jogar cooperativo, mas o boneco é "teu" e você "faz o que quiser com ele", provavelmente vai odiar o jogo, já que o grupo pode decidir por fazer uma cama ao invés de uma lareira.

    Assim como fica perceptível que é um jogo demorado, que não tem essa de "tirar uma casquinha" só pra ver como é (alguns jogos valem isso funciona, outros não). Jogo é imersivo sim, desde que haja a dedicação do jogador em ler o relato de cada ação e entender o que aconteceu com a escolha que você e o grupo tiveram. 

    Acredito que os desenvolvedores não perderam seu tempo fazendo um livro de memórias e ações só pra tornar o jogo demorado.
    Outro fator é que o jogo atende mais aos fãs da sua versão de PC do que chamar novos jogadores. Quem já teve contato com o jogo e sabe a dificuldade que é montar a maldita cama ou ter comida no final do dia, sabe o quão emocionante é ler que seu personagem ficou triste porque você matou alguém pra ter comida. 

    E como dizia um velho sábio... opinião é igual cu, cada um tem o seu, rsrsrsrs... é um direito total odiar o jogo, assim como vejo todo mundo falando bem do Terra Mystica, mas eu olho para aquele tabuleiro sem graça e uma porrada de cilindro/cubinho e não vejo graça nenhuma de ter o jogo, por mais perfeito que ele seja.

    Aconselho a comprar sim a versão da Steam, pois garanto que vai mudar um pouco sua ideia do jogo. Quando tiver que escolher entre pegar comida para alimentar o grupo ou passar fome para seu personagem não se matar de tristeza... aí sim você vai pegar o espírito rsrs...

    Sem neura... abraços rs

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/03/18 11:10
    butilheiro » 02/03/18 11:10

    Dizem que esse jogo vai sair no Brasil pela Devir. Aquele padrão de tradução que a gente conhece. O nome do jogo vai ficar "Esse War é Meu".

    Obs.: é piada, gente, não tem nada de Devir lançando o jogo... :silly::silly::silly:

    7
  • Blue Ghost
    285 mensagens MD
    avatar
    Blue Ghost02/03/18 11:19
    Blue Ghost » 02/03/18 11:19

    Cara, parabéns pela sinceridade!  Já cansei de ver reviews aqui que só tem elogios para o jogo, e blá blá blá. Gostei principalmente pelo fato de vc ter conseguido separar o que é a sua opinião técnica do jogo e o que é seu gosto pessoal. E o título do tópico ficou sensacional. Chama muito a atençao, em especial de haters e defensores ferrenhos do jogo. kkkkkk  Se prepare para a enxurrada de críticas.

    Precisamos de mais reviews como esse aqui na Ludopedia!

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This War of Mine: The Board Game - Por que eu odiei jogar This War of Mine
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