Tradução: https://www.wdyptw.com/blog/2018/1/16/topiary-brandon-kempf
Disclaimer: esta review foi feito com uma cópia do Topiary fornecida pela Renegade Games.

Topiary
Danny Devine - Designer, ilustrador, design gráfico
Renegade Games and Fever Games- Publishers
Se você uma vez na sua vida sonhou em ser um observador de jardim topiário competitivo, o Topiary é mesmo o jogo para você.
Na Topiary, 2-4 jogadores disputam posições em torno de uma grade 5x5 para tentar ver as árvores e arbustos mais esculpidos. O jogo começa com uma grade 5x5 de tiles virados para baixo, com apenas o tile do meio virado para cima, e cada jogador começará com uma mão de três tiles visíveis para ele. Há uma variante de drafting para escolher esses tiles, mas, na maioria das vezes, você apenas joga pegando três e entrando no jogo. Os tiles estão em 8 estilos de topia desenhados de forma diferente, como um dinossauro ou um cisne ou um poliedro como exemplo, e cada um desses estilos terá 5 tiles, numeradas de 1 a 5 representando o tamanho delas. Dependendo do número de jogadores no jogo, cada jogador receberá um número definido de meeples de visitantes e você estará pronto para começar a jogar Topiary.
No turno de um jogador, eles vão fazer duas coisas, bem, normalmente, duas coisas.
1. Coloque um visitante - Você coloca um de seus visitantes ao longo da borda externa do jardim em qualquer posição desocupada para que ele tenha uma linha de visão podendo ser uma linha, coluna ou diagonal de estruturas topárias. Se houver outro visitante lá, você não pode colocar o seu nessa posição. Você está fazendo isso porque, finalmente, no final do jogo, cada visitante vai marcar com base em quantos topímeros eles podem ver.
2. Reorganizar uma Escultura - Você pode, mas não é obrigado neste ponto, escolher uma tela voltada para baixo em sua linha de visão e olhar para ela e adicioná-la à sua mão. Você pode, em seguida, pegar um tile da sua mão, incluindo o que acabou de pegar, e colocá-lo virado para cima no espaço que você esvaziou.

Os jogadores alternarão fazendo isso até ficarem sem visitantes e então a pontuação começará.
A pontuação no jogo é feita visitante por visitante, um de cada vez. Você dá uma olhada no visitante e cada visitante marcará pontos iguais ao valor da face de todas as esculturas na linha de visão desse visitante que são visíveis para esse visitante. Portanto, as topícias numeradas menores precisam estar mais perto do visitante, enquanto as maiores estão mais longe. Uma maior escultura bloqueia uma escultura menor ou qualquer escultura que esteja junto a ela. Também há bônus de tipo que um visitante pode ganhar ao visualizar vários topídios do mesmo tipo na mesma linha de visão. Depois que todos os visitantes forem marcados, os jogadores irão revelar os tiles que deixaram em suas mãos e se um dos seus visitantes puder ver uma topia do mesmo tipo, apenas maior do que a da mão, eles ganham pontos iguais ao valor nominal do tile na mão.
Maior pontuação ganha!
É tudo muito simples, 40 tiles na caixa, 32 meeples de visitantes e um board de pontuação com marcadores de pontuação em cores diferentes, isso é o que está nesta bela caixa, oh e as regras, não pode esquecer as regras. Mas naquela pequena caixa com componentes mínimos, você ganha muito jogo e muita diversão.
Instantaneamente, as pessoas vão ver que isso pode ser um jogo muito conflituoso na medida em que uma tile topiário faz parte de 8 linhas de exibição diferentes, se minha matemática estiver correta, e raramente está. Isso vai causar todo o tipo de formas diferentes de esconder as linhas de visão para os jogadores adversários, e se você não gosta disso, bem, você ainda pode jogar porque ele dura em cerca de 15 a 20 minutos, no máximo. Alguma frustração que você terá será daqueles tiles na mão. Se você fez a matemática, eu disse que há 40 tiles na caixa e você só cria uma grade 5x5, então isso significa que em 4 jogadores, 3 tiles não serão usadas, então certas tiles podem não conseguir marcar, mas você não saberá isso até chegar a esse ponto, além disso, nem todos os tiles serão revelados durante o jogo. Mas isso é uma coisa menor para mim. Na maioria das vezes, com os tiles da mão, você não vai marcar muitos pontos, mas às vezes pode ser suficiente para mover uma posição em um jogo bastante próximo.
Design fantástico e simples aqui de Danny Devine. Este é outro desses jogos que faz você pensar, "por que diabos ninguém pensou nisso antes". Isso me lembra um pouco um Arboretum mais simples , um dos meus favoritos há alguns anos atrás. Design simples, jogo interativo divertido e muito jogo para uma caixa tão pequena. Mas onde o Arboretum às vezes pode levar 45 minutos ou mais, o Topiary pode ser jogado quase 3 vezes na mesma quantidade de tempo.
Os componentes que estão aqui são fantásticos, e de todas as coisas, os caras da Renegade Games aproveitaram o tempo para tornar os visitantes mais inclusivos, não apenas uma forma e cores diferentes, eles criaram novas formas para elas, uma em uma cadeira de rodas até. É uma escolha simples de fazer e que isso seja notado e copiado por mais empresas.

Atualmente está no # 6 no meu Top 25 de 2017 , não vejo Topiary se deslocando a qualquer momento em breve.