Jogos de tabuleiro com tema de piratas são, sem dúvida, um dos mais populares do hobby – a Ludopedia lista cerca de 250 jogos com este tema, em todos os estilos possíveis, ambientados na Era Dourada da Pirataria, um período que durou aproximadamente de 1650 até 1720.
Pensando nisso, apresento uma seleção musical bastante eclética, com um pouco de tudo, para todos os gostos: trilhas sonoras da Era de Ouro de Hollywood e de filmes mais recentes, celeumas (cantigas de marinheiros) e música instrumental inspirada nos piratas que lhe ajudarão a elaborar sua própria lista de reprodução (playlist) personalizada.
Vamos a elas:
Erich Wolfgang Korngold (1897 – 1957) foi um compositor Romântico, maestro e pianista austríaco que tornou-se um dos compositores mais importantes e influentes de Hollywood, ao lado de Max Steiner e Alfred Newman.
De família judaica, Korngold nasceu em Brünn, no Império Austro-Húngaro (hoje Brno, Rep. Tcheca). Ele era um prodígio musical, que aos 11 anos de idade já escrevera seu primeiro balé, Der Schneemann, de grande sucesso em Viena. Compôs diversas obras, principalmente óperas, sonatas para pianos e quartetos e quintetos de cordas.
Em 1934, a convite do diretor Max Reinhart, e devido à ascensão do regime nazista na Europa, mudou-se com a família para os Estados Unidos, estabelecendo-se como um renomado e premiado compositor de trilhas sonoras de vários filmes famosos, como o clássico
As Aventuras de Robin Hood, de 1938, com Errol Flynn, que lhe deu o Oscar de melhor trilha sonora.
Seus trabalhos para filmes de piratas e capa & espada praticamente definiram o gênero, e influenciaram todas as trilhas de filmes de piratas até os dias de hoje, em maior ou menor grau.
As faixas abaixo trazem a abertura do filme
Capitão Blood (1935) e uma suíte com temas de
O Falcão do Mar (1940), executadas pela Orquestra Filarmônica Nacional de Londres, sob regência de Charles Gerhardt.
CLASSIC FILM SCORES OF ERICH WOLFGANG KORNGOLD – Charles Gerhardt & The National Philharmonic Orchestra
Captain Blood - Abertura -
https://open.spotify.com/track/3hdyuvivwovmzN1jouN1QE
The Sea Hawk Suite -
https://open.spotify.com/track/2mUYqBBEOGeevcOqOsiI6s
CUTTHROAT ISLAND - John Debney
https://open.spotify.com/album/6NlXwZzn7Nz63zKHcoTSRV
Composta em 1995 para o filme A Ilha da Garganta Cortada (um retumbante fracasso de crítica e bilheteria, reflexo direto de sua produção atribulada), esta trilha sonora, ao contrário do filme, foi universalmente elogiada, sendo considerada um dos melhores trabalhos do compositor e maestro americano John Debney. Fortemente inspirada na obra de Erich Korngold, a trilha foi executada pela Orquestra Sinfônica de Londres, com participação do coral inglês London Voices.
HE’S A PIRATE – David Solís
https://open.spotify.com/album/7Hl7vcoun6iMy1sPaDQbTm
A trilha sonora do filme
Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, composto originalmente pelo alemão
Klaus Badelt, ajudou a redefinir para o século XXI o significado de trilha sonora para filmes de piratas, influenciando diversos compositores e mídias. A faixa acima é uma interpretação do tema principal pelo pianista, compositor e arranjador mexicano David Solís.
ASSASSIN'S CREED: BLACK FLAG - Brian Tyler
https://open.spotify.com/album/76Sa34PcsBjp52vsjOd0Tz
Brian Tyler é um multi-instrumentista, compositor, maestro, arranjador e produtor americano, responsável pelas trilhas sonoras de diversos filmes, séries de TV e vídeo-games, como a série Velozes & Furiosos, Os Mercenários, Homem de Ferro 3, Thor: Reino Sombrio, Children of Dune e Far Cry 3, entre outros. Para o jogo Assassin’s Creed: Black Flag, ambientado no Caribe durante a Era Dourada da Pirataria (século XVIII), Tyler buscou inspiração nas trilhas compostas por Klaus Badelt, Hans Zimmer e Geoff Zanelli para a franquia Piratas do Caribe.
ASSASSIN’S CREED BLACK FLAG – SEA SHANTY EDITION - vários
VOL. 1 –
https://open.spotify.com/album/2lMgz2BBwwzkc9ZfNB9zYi
VOL. 2 –
https://open.spotify.com/album/3xIHHyUh7RTAzLzXUzksBB
Os discos acima trazem diversas celeumas (sea shanties, em inglês) tradicionais de marinheiros ingleses e canções folclóricas inspiradas na vida no mar que foram utilizados na trilha sonora do jogo Assassin’s Creed: Black Flag, e ajudam a criar uma trilha autêntica e bastante interessante.
UNLEASH YOUR INNER PIRATE – vários
https://open.spotify.com/album/23rVusAZJFrPhIm0xpGZNk
Este disco traz vários temas instrumentais inéditos criados por compositores britânicos com vasta experiência em trilhas de filmes, séries de TV e documentários, e inspirados nas trilhas sonoras da série cinematográfica Piratas do Caribe, com ricas orquestrações, percussão e corais exuberantes.
AHOY, MATEYS! – Brandon & Derek Fiechter
https://open.spotify.com/album/0OhNAlKyMKnj6fDOopMLx2
Mais um trabalho instrumental dos
Irmãos Fiechter, desta vez trazendo faixas inspiradas em pessoas (reais e fictícias) e lugares famosos da Era Dourada da Pirataria no Caribe. Como dizem os autores do álbum, “navegue com piratas, explore território desconhecido e ilhas assombradas em sua busca por tesouro”.
HYMN OF THE HIGH SEAS - Antti Martikainen
VOL. 1 -
https://open.spotify.com/album/3y0SpEBqPgCDgct3Mi6mKc
VOL. 2 -
https://open.spotify.com/album/7DClU2UH8bZVyNS8iv1fgn
Neste espetacular álbum em dois volumes, o compositor e músico finlandês
Antti Martikainen apresenta músicas inspiradas na Era Dourada da Pirataria, trazendo temas épicos que mesclam música sinfônica, percussão, corais, rock, folk e uma vasta gama de instrumentos musicais, que incluem violinos, gaitas de fole, flautas irlandesas, vielas de roda, cítaras, bouzoukis e guitarras elétricas - além de reverenciar Korngold e Zimmer.
Gostou? Curta, inscreva-se e deixe abaixo seus comentários, perguntas e sugestões.