flmartins23::Nieb, não encontrei esse tópico que você menciona, tem fácil o link aí? Obrigado!
Não, não tenho link, mas vamos lá de novo:
38 cartas de visitante de inverno
21 dessas dão ponto de vitória
4 cartas "ganhe ponto caso o oponente X"
6 cartas "compre/descarte X e ganhe ponto"
2 cartas "cumpra um pedido e ganhe um ponto a mais"
9 cartas "faça vinho/venda uva/venda vinha e ganhe ponto"
38 cartas de visitante de verão
19 dessas dão ponto de vitória
3 cartas "ganhe ponto caso o oponente X"
4 cartas "compre/descarte X e ganhe ponto"
9 cartas "plante/arranque/avalie suas vinhas e ganhe ponto"
3 cartas "venda vinho/uva e ganhe ponto"
Assim, num universo de 76 cartas, 7 (9,21%) são puro "toma essa", 10 (13,15%) são o que chamo de "cartas metagame" e 23 (30,26%) precisam que você tenha vinho/parreiras/uvas pra ganhar os pontos. Existe aleatoriedade? Sim. É possível focar nas cartas pra ganhar ponto? Sim. As cartas tornam o jogo genérico e sem tema e independente da fabricação de vinho? De jeito nenhum.
Porém, números à parte, temos uma diversidade grande de jogos pra que qualquer pessoa que seja gaste tempo jogando o que não gosta. Achou aleatório e ruim, jogue outra coisa. Todo jogo vai ter seus fãs e seus haters, como qualquer outra coisa na vida. Paz e jogatina para todos.