A Galápagos segura tanto o mercado que deixou a Conclave fazer parceria com a CMON e se não me engano um dos donos da CMON tem participação na própria Galápagos.
Não é questão de maldade é questão de prioridade, os caras lançam trocentos jogos por aqui, em algum momento essas agendas de produção entram em conflito. Por exemplo, no mesmo momento que vai ter reprint de Five Tribes entra o reprint de X-Wing, qual vocês acham que eles vão escolher? Óbvio que isso que falo é especulativo, mas faz sentido, pois o capital deles não deve ser infinito e muitas vezes é necessário fazer escolhas. Sem falar de problemas com o próprio reprint do jogo, lembre-se que Trajan demorou quase dois anos entre o anuncio e o lançamento.
Sinceramente, acho que o pessoal olha lá fora e acha que aqui tem que ser igual e esquece que o mercado aqui não deve ser nem 10% do que o mercado americano apenas. Isso aliado uma ansiedade enorme que parece que o brasileiro possui, acaba criando uma irritação enorme que a gente vê sendo exposto aqui, no facebook, instagram, twitter e afins. Na boa, eu acho isso meio prejudicial ao hobby também, vejo o caso de X-Wing, tem um pessoal que reclama tanto da "demora" das expansões que, na minha opinião, joga até contra a popularização do jogo por aqui. Não é só aqui no hobby, mas a gente tá muito "reclamão", "pistola" com tudo, tem que dá uma controlada. Jogo x não vem? Compra de fora, empresa nenhuma é obrigada a fazer todas as suas vontades.
Não estou tentando tirar o direito de ninguém reclamar de nada, cobrar a empresa por expansões, lançar jogos anunciados, informações sobre jogos financiados é uma coisa, ser agressivo com a cobrança é opcional.
Alías, Five Tribes nunca foi anunciado aqui, existe apenas especulações, o jogo não é exatamente novo, se você esperou mesmo sabendo que nunca houve um anuncio, tem mais haver com você do que com a editora. Concordo e muito que é inexplicável esse jogo não ter sido lançado, mas ao mesmo tempo não é o fim do mundo, estão lançando uns 100 jogos por ano por aqui.