Vai bastante do gosto, mas vou dizer alguns que curto jogar:
Se jogos mais simples e/ou rápidos te agradam, recomendo o Onirim que o cara falou ali em cima. Tem que embaralhar MUITO, então ando jogando bastante o app dele que faz isso por mim; Pandemic The Cure é um coop bem rápido e divertido. Tem mais sorte que o Pandemic normal pelos dados, mas, em compensação, é mais rápido. No caso do Pandemic The Cure é por muita gente curtir, pra mim foi mais legal quando joguei com mais 1.
The Castles of Burgundy The Card Game é bem legal. Ocupa bastante espaço por ser um jogo de carta pequeno, mas ele é rápido e as regras solo que vem no livro de regras são bem boas. Não sei o quanto oferece de variedade com o tempo, mas a condição de sempre ter que estar na frente da AI no final do round cria uma dinâmica legal.
Você falou de deckbuilding, então recomendaria Marvel Legendary, mas no caso acho bem necessária a primeira expansão (Dark City). Esse oferece MUITA variedade entre a combinação de heroes, masterminds, henchman, etc., em cada jogo. Tem aquele setup um pouco chato que todo deckbuilding tem, mas vale! Não cheguei a jogar Pathfinder ou Shadowrun, então não tenho como compará-los.
Se você gosta de cartas e engine building recomendo muito Terraforming Mars e Race for the Galaxy com a primeira expansão The Gathering Storm (nela vem o bot pra vc jogar contra). Terraforming Mars pode ficar ali pelos 90~120 min nas 2 primeiras vezes por conhecer as cartas, mas depois vai tranquilo. O fato de colocar os 14 rounds para atingir os 3 objetivos coloca aquela pressão, mas ao mesmo tempo vc consegue fazer bastante coisa quando entende como o jogo flui. Se vc não gosta de aleatoriedade de comprar cartas, desencana, mas soma bastante na parte tática, aquele turno que vc tá com a grana contada pra fazer tal coisa e aí vem uma carta que vc TEM que pegar (ou acha que tem, haha).
Race for the Galaxy é mais rápido, mas bem satisfatório por ser um jogo que termina quando 12 cartas estão na mesa. A estratégia tá sempre mudando de acordo com o que vem ou o que vc quer e precisa fazer para atingir aquilo. O mat do bot é bem legal e mudam as decisões feitas de acordo com o mundo inicial dele. É movido a dados, mas é incrível como esse pedaço de papelão funciona bem como oponente! Fora que é bem difícil, o que vai fazer vc voltar pra ele constantemente. Gosto bastante nos 2 no quesito variedade também (bônus inicial e a própria sequência em que as cartas vem que criam as situações).
As outras recomendações da galera são bem boas também pelo que se lê por aí. Só Viticulture que joguei, mas preferi multiplayer.
Espero que o post não tenha ficado muito longo, qualquer coisa, só perguntar!