Por W. Eric Martin
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/40219/five-tribes-revised-slaves-are-out-fakirs
A liberação de
Bruno Cathala para que o jogo
Five Tribes fosse lançado pela
Days of Wonder em Setembro de 2014 foi recebido com muita saudação pelos jogadores. Porém, um aspecto dos componentes perturbou muitos daqueles que gostaram do jogo - ou impediu que outros jogadores tentassem jogá-lo pela primeira vez.
Sim, eu estou me referindo a inclusão de cartas de escravos no baralho de mercado ao lado do ouro, marfim, pano, peixes e outros bens não-humanos. No jogo, os jogadores podem descartar cartas de escravos e ter alguns efeitos, e na mente de alguns gerou a sensação de oferecer sacrifícios humanos e comercializar o sofrimento humano.
Cartas de mercado originais em Five Tribes
Antes do lançamento do jogo, Mark Kaufmann da Days of Wonder respondeu às reclamações sobre a inclusão das cartas de escravos:
“No mundo temático dos contos Arabian Nights, onde Five Tribes está ambientado, os escravos eram uma parte frequente das histórias, às vezes até como um personagem central. Nos tempos modernos, mesmo a menção da escravatura provoca reações muito fortes, mas discorrer sobre o fato histórico de que não eram escravos na Pérsia no século 10 parecia que estávamos ignorando as realidades do mundo onde Five Tribes acontece. Chamá-los de servos teria sido a decisão mais segura e politicamente correta, mas nesse tempo e lugar, quase todos os servos eram escravos. Nós sentimos que queríamos ficar fiéis ao tema histórico do jogo.”
Dito isto, muitas pessoas ainda se queixaram e agora a Days of Wonder anunciou uma mudança de planos para futuras edições, bem como novas impressões de Five Tribes, com as cartas de escravos sendo substituídas por cartas que caracterizam um faquir. Um olhar sobre a parte de trás da caixa, mostra as cartas que estão no interior da nova edição. As regras para a edição italiana de Five Tribes (em PDF) já mostra os faquires. A Days of Wonder criou um pacote de 18 cartas de faquires para quem já possui o jogo e desejam substituir as cartas de escravos. Este kit estará disponível para compra através da loja do BGG.
Kit para substituição das cartas de escravos
Aqui está uma parte do comunicado de imprensa que Adrien Martinot da Days of Wonder fez ao anunciar a substituição da carta:
“Como já explicamos muito claramente no passado, não tínhamos a intenção de prejudicar ninguém quando incluímos cartas de escravos em Five Tribes. (Elas estavam no jogo desde o início.) Apesar de ser parte dos contos folclóricos de Arabian Nights, nós consideramos a escravidão como uma questão importante e condenável.
Ainda assim, entendemos que este elemento estava impedindo algumas pessoas de desfrutar plenamente de Five Tribes. Como editor, nós pensamos que era importante oferecer a mesma experiência de jogo alegre a todos. É por isso que as cartas de escravos foram substituídas por cartas de faquires na nova reedição do jogo. Embora o nome e ilustração são diferentes, a carta no jogo permanece a mesma. Esperamos, sinceramente, que você apreciará estes novos faquires, como eles serão aliados preciosos para convocar djinns poderosos e ajudar seus construtores e assassinos em completar suas tarefas mais ou menos nobres.”
Carta de faquir