Sinceramente acho difícil esse ser sucesso de arrecadamento (se bem que em terras tupiniquins tudo é possível). Olha, eu não vou dizer que não gosto do caçadores da galáxia, mas o jogo tem tantas falhas que é impossivel não sentir um certo desgosto com ele. E nada pessoal contra o designer, mas este também decaiu em meu conceito, e uma segunda edição tão cedo assim é a prova cabal das falhas da primeira edição. Então pra mim essa noticia é recebida com um profundo descontentamento. Caçadores da galáxia foi um jogo caro, recorde de arrecadações, que não vendeu o quanto deveria ter vendido. Até os dias de hoje é muito fácil encontrar uma cópia e quem tem, até mesmo a edição de colecionador, não vai conseguir se desfazer tão fácil, ainda mais com um anúncio de uma 2 ed. Isso fora o fato desta 2 ed. vir por uma outra editora, ficando assim a primeira ed orfã, até porque o próprio designer demonstrou pouco interesse nela devido ao rompimento dele com o histeria games. Isso demonstra a instabilidade e o amadorismo ainda do mercado nacional (um golpe não tão bombástico como o fechamento da fire on board, mas ainda assim digno de nota).
Agora sobre o jogo em si, infelizmente o que eu vejo é uma série de boas ideias mal executadas. Fica a sensação de que tudo foi feito as pressas. Um dos piores manuais de todos os tempos, componentes com problema (cartonados mal cortados e que não foram repostos pela histeria), jogo desbalanceado (regras da casa são praticamente pré-requisito), um jogo base que foi lançado conjuntamente com DUAS expansões (pra mim teria mais valor um jogo base bem feito do que ter expansões), mecânicas mal aproveitadas (no caso o tabuleiro modular e as habilidades variadas) e excesso de promos (muitas delas ficam mal encaixadas no jogo, vide as armas brancas). Ainda sobre as expansões e as promos, fica a leve sensação de que foi para morder dinheiro e alimentar o hype da época. Um jogo mais enxuto teria saído mais barato e melhor com toda a certeza. No jogo existe uma grande variedade de robôs, mas nenhum é diferente o suficiente. Acabam sendo skins (não, a quantidade inicial de energia/munição/armadura e as conexões neurais não trazem variabilidade suficiente e armadura de cara é melhor do que os outros dois status). O jogo também conta com vários pilotos, mas novamente são todos muito parecidos, seus projetos dão a mesma quantidade de pontos e são dos mesmo nível de dificuldade para serem completados e seus benefícios únicos são fracos demais para serem chamados de "habilidades variadas". No geral todos jogam de maneira semelhante e você não se sente estimulado a usar outro piloto, exceto aqueles que claramente são melhores (desconto de energia de cara é o melhor status). Então a mecânica de "habilidades variadas" ficou muito rasa, se formos comparar com outros jogos que utilizam a mesma mecânica. A mesma coisa ocorreu com o tabuleiro modular, pois o posicionamento dos mesmos em nada interferem no jogo (o próprio manual cita isso). Normalmente o que se espera de um tabuleiro modular é que o posicionamento do mesmo afete a partida de alguma forma trazendo assim uma variabilidade a partida, mas não é o que acontece (sim, você pode escolher quais planetas colocar, mas não trás variação suficiente para dizer que o tabuleiro modular foi bem empregado). Logo as únicas coisas que realmente trazem variabilidade são a ordem das missões, dos monstros (que podem ser descartados e comprados novos) e dos aprimoramentos. Assim sendo, o jogo sofre um leve script e acaba virando uma corrida pra alguns itens que são claramente melhores (a desbalanceada kol especial ou os agentes extras são um exemplo).
Tendo exposto tudo isso, eu gostaria de deixar claro que eu não odeio o jogo, ele tem suas qualidades (tema, arte, componentes de acrílico) e é um jogo muito agradável de jogar que eu realmente gosto a ponto de não ter me desfeito da minha cópia, apesar de suas falhas evidentes. E mesmo não tendo sido uma noticia feliz para mim, a vinda da 2 ed. é uma segunda chance. A chance de corrigir as falhas, fazer um jogo mais enxuto e aparar as arestas que ficaram no design (na minha humilde opinião de quem não é nenhum especialista). Acredito que cada erro, é uma oportunidade de aprendizado, de aprimoramento. Esse é o espirito dos jogos de tabuleiro. Só que infelizmente eu não posso me dar ao luxo de arriscar novamente em um financiamento coletivo, por questões de orçamento limitado. E é por isso que essa noticia vem com um sabor amargo. Pode ser um recomeço, a chance de tornar o jogo que caçadores deveria ter sido. Ou pode ser mais do mesmo. Infelizmente eu não irei participar e ficarei apenas como mero expectador dessa trama.