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  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Miguel Strogoff
  4. Não entendi a regra final, sobre a vitória do mensageiro.

Não entendi a regra final, sobre a vitória do mensageiro.

Miguel Strogoff
  • avatar
    AlexandreZart12/02/18 21:29
    avatar
    AlexandreZart
    12/02/18 21:29
    74 mensagens MD

    Pelo que li, vi no YouTube, e joguei, avançar para o espaço 12 com um mensageiro com 6 pontos de saúde/vida é garantir em 100% a vitória.

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  • lgt85
    105 mensagens MD
    avatar
    lgt8512/02/18 21:34
    lgt85 » 12/02/18 21:34

    Não. Você precisar chegar lá para só então tentar vencer o traidor no desafio.

    --> Um mensageiro chega a Irkutsk
    Durante o seu turno, quando o jogador avança e entra no espaço 12, ele não compra uma carta de trajeto a ser adicionada à sua linha de jornada, mas inicia o duelo final com I.O., que terminará em vitória ou morte.
    IMPORTANTE: Ao contrário do resto da jornada, um jogador não pode entrar em Irkutsk usando seu último ponto de energia.
    1º) O jogador deve livrar-se de todas as cartas de trajeto na sua jornada, incluindo a carta de “Tomsk” (cegante) ou a carta de Sangarra. Isso se dá de forma diferente da ação “Resolver Perigo”. O jogador deve eliminar cada perigo da sua jornada usando uma carta de sua mão com o mesmo ícone, não importando qual carta é a mais recente. Se ele não tiver uma carta com o ícone correspondente, ele deve subtrair um ponto de energia.


    2º) Depois de se livrar de todas as cartas de trajeto na sua linha de jornada…
    Se o jogador ainda não esgotou toda a sua energia, ele deverá enfrentar I.O. Uma por uma, o jogador compra e resolve quantas cartas de trajeto de Irkutsk estiverem indicadas no local onde a peça preta de I.O. se encontra (de 3 a 5 cartas). Para cada carta que é comprada, uma carta de ação deve ser jogada da mão do jogador, com o ícone correspondente, ou o jogador perde 1 ponto de energia.
    NOTA: Se Marta Strogoff estiver na linha de aliados, um jogador pode jogar qualquer carta de ação com o seu rosto, servindo como um curinga para eliminar qualquer ícone de perigo durante o confronto final.


    Há 2 tipos de cartas que têm ícones diferentes:

    • Ataque direto: o jogador perde 1 ponto de energia
    • Ataque Tártaro: o jogador joga o dado de ação (branco) e precisa de um resultado maior ou igual à força dos Tártaros. Falha = perde 1 ponto de energia



    Se, a qualquer momento, a energia do jogador chegar a “0”, o jogador morreu e é eliminado da partida. As cartas de I.O. quer participaram do confronto são descartadas.

    Se, depois de comprar todas as cartas de Irkutsk, você tiver pelo menos 1 ponto de energia, você conseguiu derrotar o traidor e pode ser considerado salvador da Rússia!

    2
  • Tankbr
    3523 mensagens MD
    avatar
    Tankbr12/02/18 23:20
    Tankbr » 12/02/18 23:20

    AlexandreZart::Pelo que li, vi no YouTube, e joguei, avançar para o espaço 12 com um mensageiro com 6 pontos de saúde/vida é garantir em 100% a vitória.

     Não é tão simples, vc tem que resolver os perigos antes de entrar. Seja com cartas ou pagando energia (inclusive cartas de cegueira).

    Depois, vc vai encarar o Ivan. Se vc conseguiu chegar nele depois de tudo isso com 6 de energia, vc merece vencer. 
    Muitas vezes, o Ivan avança bem depressa e envia os Tártaros em direção à Moscou. Esse é um jogo bem difícil de ganhar!

    1
  • G Barreto
    234 mensagens MD
    avatar
    G Barreto13/02/18 00:45
    G Barreto » 13/02/18 00:45

    Nem na teoria é "simples assim": vc teria que ter 7 de vida na casa 11, para entrar na casa 12 e não precisar ter nenhuma carta n sua frente, para dispensar as cartas da mão:

    Neste jogo é muito difícil manter-se com 6 de vida até mesmo no meio do jogo, quanto mais no último turno.

    Na maioria das vezes, vc terá 6 de vida apenas no primeiro turno: em todo o resto é menos do que isso.

    A cada avanço vc gasta 1 ponto de vida, e para resolver problemas, se vc não tiver a carta certa (o que é muito comum), vc terá que gastar mais um ponto de vida.

    Para avançar para a casa 12, você precisa gastar 1 ponto de vida.

    Se tiver 6, vc ficaria com 5, e se não tiver cartas para o desafio, vc morre, pelas 5 ameaças, chegando a zero.

    Segundo esse raciocínio, vc teria que ter 7 de vida na casa 11, e não ter nenhuma carta na sua frente.

    Se vc foi sequestrado pelos tártaros (o que é comum), também não daria certo, porque a carta de ataque deles tem 2 símbolos, e só pode ser retirada na última casa.

    O final mais comum é ter alguns poucos pontos de vida, mas bastante cartas na mão (em especial a curinga).

    Não vou dizer que é impossível ter 7 de vida, mas eu nunca vi final nem perto disso.

    Se vc estiver tentando acumular 7 pontos de vida, alguém irá passar você, apesar de ter menos pontos de vida, ou não dará tempo de chegar esta fase, por causa dos tártaros.

    É muito comum para ganhar vc precisar se arriscar com menos pontos de vida que vc gostaria e com nem tantas cartas assim, seja por causa da pressão dos tártaros chegando a Moscou ou porque vc não pode dar mais um turno para algum dos adversários, e vc terá que arriscar, porque seria a única forma de talvez ganhar.

    Acontece que vc não pode se dar ao luxo de esperar ter 7 de vida para seguir adiante para da casa 12: os tártaros avançariam antes de vc conseguir fazer isso.

    Há poucas cartas que recuperam vida e elas são valiosas, além disso vc precisa de um resultado favorável no dado para ganhar vida.

    Outra forma de ganhar vida é descansando, e vc pode ganhar no máximo 2 pontos por turno, mas aí vc não fez mais nada: não avançou, não resolveu problemas, não comprou cartas e etc.



    2
  • AlexandreZart
    74 mensagens MD
    avatar
    AlexandreZart13/02/18 07:34
    AlexandreZart » 13/02/18 07:34

    Entendi e agradeço os comentários entretanto, nossa experiência de jogo, até agora com 3 e 4 jogadores, tem sido diferente. Descansar na casa 11 até o momento mais adequado para enfrentar Ivan e apenas ir para a casa 12 com todos os perigos resolvidos e força máxima tem sido tarefa extremamente simples e frequente. Gostamos muito do jogo mas, já estamos pensando em como mudar a regra final para algo que seja mais representativo da própria dificuldade em chegar-se lá. Para o nosso grupo, vencer o Ivan tem se demonstrado muito, mas muito fácil mesmo.

    1
  • esdras
    144 mensagens MD
    avatar
    esdras13/02/18 08:34
    esdras » 13/02/18 08:34

    Esse jogo é excelente, mas tem muitas regras especiais e excessões (pelo menos pro meu gosto). Se está muito fácil, é bastante provável que pelo menos uma dessas regras especiais/excessões tenha sido esquecida; talvez seja bom reler o manual procurando encontrar esse tipo de problema. Pode acreditar que é bem difícil ganhar...

    0
  • AlexandreZart
    74 mensagens MD
    avatar
    AlexandreZart13/02/18 10:37
    AlexandreZart » 13/02/18 10:37

    Está foi a primeira ação. Já jogamos três partidas seguinte o manual minuciosamente e, acompanhei 3 vídeos no YouTube, um em português (do Covil), e dois em inglês. Estamos seguros quanto ao entendimento das regras. Já jogamos mais quatro partidas após isto.

    Elaboramos um alteração de mecânica, com duas variações, que vamos testar como uma alternativa inicial e, estamos meditando sobre a forma de alterar a fase final dos confrontos entre Ivan e os mensageiros. Vamos ver futuramente como fica.

    De qualquer forma, temos mais duas rodadas agendadas para hoje a tarde é, se possível, seguiremos amanhã.

    0
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES13/02/18 10:49
    J. MARQUES » 13/02/18 10:49

    AlexandreZart::Entendi e agradeço os comentários entretanto, nossa experiência de jogo, até agora com 3 e 4 jogadores, tem sido diferente. Descansar na casa 11 até o momento mais adequado para enfrentar Ivan e apenas ir para a casa 12 com todos os perigos resolvidos e força máxima tem sido tarefa extremamente simples e frequente. Gostamos muito do jogo mas, já estamos pensando em como mudar a regra final para algo que seja mais representativo da própria dificuldade em chegar-se lá. Para o nosso grupo, vencer o Ivan tem se demonstrado muito, mas muito fácil mesmo.

    Pelo que eu entendi vcs estão jogando de forma cooperativa então. Por isso está sendo fácil. Pq se um jogador chega na casa 11 e fica aguardando o melhor momento para avançar a casa 12 e enfrentar Ivan os outros jogadores passam passam na frente.
    Sr vcs jogarem dessa forma cooperativa é claro que vai ficar fácil.
    É preciso lembrar que nesse jogo só um jogador pode vencer.

    0
  • AlexandreZart
    74 mensagens MD
    avatar
    AlexandreZart13/02/18 11:02
    AlexandreZart » 13/02/18 11:02

    Na verdade, não. Cada mensageiro, no limite de suas próprias habilidades e condições, aguarda o momento que melhor avalia para entrar na casa 12 . Tanto é desta forma que, dos quatro participantes, apenas um ainda não venceu. Um participante venceu duas partidas e outros dois venceram uma partida cada.

    0
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES13/02/18 11:33
    J. MARQUES » 13/02/18 11:33

    AlexandreZart::Na verdade, não. Cada mensageiro, no limite de suas próprias habilidades e condições, aguarda o momento que melhor avalia para entrar na casa 12 . Tanto é desta forma que, dos quatro participantes, apenas um ainda não venceu. Um participante venceu duas partidas e outros dois venceram uma partida cada.

    Olha, ta estranho isso ai. O consenso é de que esse é um jogo difícil de vencer pq se vc segurar suas jogadas para encher energia/comprar cartas ou resolver perigos o Ivan chega ao seu destino e ai os tartaros começam seu movimento até moscow.
    Ou vcs tem muita sorte nas cartas na fase do traidor com o Ivan só andando 01 casa por rodada, ou vcs tem mta sorte na rolagens de dados para qdo o ivan chegar na Sibéria só rolar 01 no movimento dos tártaros na fase do traidor.

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Miguel Strogoff - Não entendi a regra final, sobre a vitória do mensageiro.
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