nieb::Diego Ni::nieb::Diego Ni::Vou concordar com outros 2 produtores de conteúdo:
"Gaia tem raças tão diferentes do TM que só por isso já vira outro jogo. Dá pra ter os 2 na coleção". (do Aftermatch, Fabrício).
"Cada vez que alguém tentando derrubar o Terra Mystica, só me mostra o quão grandioso é o Terra Mystica" (do Meeple Maniacs, Lukita).
"Não sei escrever citações" (Ni, Diego).
Fabrício é fã e vai manter o jogo por amor, como eu disse, respeito e compreendo. Mas não vejo razão para manter ambos na coleção. São o mesmo jogo, praticamente.
Não tento derrubar o TM, apesar de não ir com a cara dele de jeito nenhum. Gaia Project é um jogo melhor, apenas.
Claro, falei de forma genérica e impessoal, não me referi a ninguém 
Eu também não teria os dois na coleção, mas achei interessante a colocação. No TM (e acredito que no GP) as características das raças fazem vc jogar a partida de um jeito muito diferente um do outro, e só por isso já fica parecendo outro jogo, e não uma caixa de expansão stand alone que vem tudo de novo dentro, com alguma variedade, mas sem quebrar paradigmas (tipo Dead of Winter, Arcadia Quest etc).
Apesar de que, na prática, existem inúmeros posts sobre "quais raças evitar", "raças mais populares nos campeonatos de TM". Existem tópicos sobre o correto posicionamento de sua vila inicial.
Se eu tiver que citar só um aspecto no qual GP supera o Terra Mystica (dentre vários), cito o tabuleiro modular. Você pode jogar centenas de vezes e não encontrar o mesmo mapa duas vezes.
Isso que vc colocou é bem interessante. De fato o TM é um pouco scriptado, pois existe um plano ótimo a ser seguido com cada raça em cada setup. Mas são TANTOS Scripts e tantas variáveis que afetam esse script, que é preciso jogar e estudar MUITO o jogo pra chegar no ponto de "resolvê-lo". E mesmo se chegar nesse nível, ainda tem que levar em conta os adversários. E a exp ainda adicionou outro mapa.
O TM pra arredondar precisou de uma expansão e uma mini. Depois que usei os terrenos especiais da mini expansão não consigo mais deixar de usar. Além de balancear, ainda dão mais caminhos viáveis. O Gaia já veio arredondado pelas experiências anteriores. Pelo que vi, o maior mérito do jogo é reduzir o "bottom" do jogo, sem mexer no teto. Ou seja, vc consegue já sair jogando sem se travar e se frustrar, mas ainda precisará de muito estudo pra jogar em alto nível.
Vale lembrar que prometeram outra expansão pro Terra Mystica esse ano. Não tem muita informação ainda, mas parece que aquela variante de VP iniciais pra cada raça será oficial, levando em conta o mapa base e sem os terrenos especiais.