Todos estão com fome, decidem comer pizza e você é quem vai ligar. A atendente monotonicamente pergunta "qual é o seu pedido?" e você tem que decodificar 4 vozes com necessidades distintas e fazê-lo. Quantas pizzas? Quais sabores? Não pode sobrar. Não pode faltar.
Por um momento, você sofre AP.
Uma rodada de Le Havre são 7 turnos, independentemente do número de jogadores. Existe um trade-off do Uwe Rosemberg conosco: quanto menos jogadores, maior a exigência por comida para seu exército de um homem só. E, a medida que as rodadas vão passando, as exigências de comida vão aumentando.
Num jogo com 2 jogadores, cada um tem, alternadamente, 3 e 4 turnos antes da demanda por comida, construção da cidade e aparição de um novo navio. Com 3 jogadores, alternadamente, haverá um felizardo que disporá de 3 turnos, antes do fim da rodada. Com 4, alternadamente, um azarado ficará com um turno a menos. Com 5 barcos naquela minúscula trilha, se o seu mísero barquinho terminou a rodada, respire fundo, contenha-se... porque, em cada uma das próximas duas, apenas um único turno você terá antes do clamor do estômago da sua tripulação!
Le Havre é um jogo com 2 pessoas e outro com 3. As táticas que você usa com um determinado número de jogadores não funciona da mesma maneira com 1 ou 2 jogadores a mais na partida. Chego a pensar que são 5 jogos diferentes sobre o mesmo tema e que proporciona aos jogadores diferentes experiências, deslocando no espectro emocional de "competitivo" num extremo a "puro desespero" no outro.
Nem pense que você conseguirá fazer o desenvolvimento dos prédios concomitante com a busca por alimento se estiver numa mesa cheia. É nesse momento que você vê: quatro prédios importantes sendo bloqueados; e jogadores olhando para o céu clamando internamente para que você não pegue aquele recurso, ou para que não ocupe determinado prédio.
Tal como quando você está ao telefone com a atendente da pizzaria. Você precisa realizar a ação, precisa maximizar seus recursos, a fome é urgente, mas são tantos interesses e tanto para considerar que, por um momento, você simplesment...