Finalmente. Com a ajuda do André e do Alex Gomes, ambos de nosso Grupo Distrito Federal - Setor Sudoeste, o Smallworld saiu de minha LISTA DA VERGONHA de jogos que tenho e ainda não consegui jogar.
Ele é realmente muito bom. Dois dos aspectos que mais me agradaram:
1) A combinação de facção e característica criam uma rejogabilidade muito alta e;
2) A mecânica do declínio das facções é muito bem pensada e interessante. Afinal de contas, porque se apegar a um grupo de personagens que não vai conquistar mais do que algumas áreas mesmo? Quando chega ao fim da produtividade, e é preciso ficar atento a este momento, a hora de deixar para trás os velhos companheiros se apresenta e não deve ser relegada a um segundo plano.
Porém, há dois aspectos que eu achei que os desavisados poderiam querer saber com antecedência:
1) O sistema de pontuação após cada turno pode levar ao erro. Cada ponto de vitória, como vocês sabem, conta, e, na muvuca de tokens que se forma no tabuleiro, não deve ser raro o momento que alguém esqueçe de contar alguma tropa que ficou para o declínio. Uma forma mais eficiente para somar pontos seria bem interessante e;
2) É um jogo que tem uma curva de aprendizagem razoavelmente longa. Você vai vencer na medida em que conheçe as facções, as características e como suas combinações podem interagir para otimizar suas ações. Jogar pela diversão funciona mas, não conte que suas chances de vitória baseadas na sorte e na escolha aleatória de conjuntos disponíveis são maiores de que aquelas dos oponentes mais experientes ou que estudaram o jogo mais a fundo. Se você quer realmente ser um bom partcipante em Smallwords, jogue muito e leia o player aid com atenção. O acaso deve funcionar apenas raramente.
No mais, o jogo permanece na coleção. Ainda não chegou a hora de ele procurar uma nova casa.