Realmente a questão é avaliar muito bem o custo benefício de uma expansão, o que ela verdadeiramente trará para o jogo base em termos de possibilidades e diversão, além do perfil do jogador, pois esse assunto também é uma questão de gosto pessoal.
Claro que sabemos que muitas editoras exaurem seus jogos em expansões ou lançam o jogo já com uma expansão em mente que sairá em seguida ao jogo base. Isso nos mostra que sim, há caça-níqueis, faz parte do negócio, mas se o jogador ficar satisfeito, feliz com a compra, não vejo problema.
No meu caso, não sou muito aficionado em expansões, apenas um jogo da minha coleção tem expansões: Eclipse, que é um jogo fenomenal e na minha opinião as expansões são excelentes e aumentam ainda mais a qualidade do jogo. Das três expansões, preferi não adquirir a Ship Pack One, que se trata apenas de componentes personalizados, uma questão de cosmética para o jogo (mas não critico quem compra, quem é fã tem o direito de ter tudo do jogo).
No momento, só pretendo comprar expansões para mais três dos meus jogos, uma porcentagem baixa de expansões na coleção, mas isso é uma avaliação pessoal baseada no meu perfil.