Hero Wars #02: Combate
Olá galera! Estou voltando hoje para apresentar um pouco mais sobre as regras de Hero Wars. No primeiro material relacionado ao jogo eu dei uma pequena introdução falando sobre muitas coisas bem por cima, mas não cheguei a falar sobre o combate do jogo, como ele funciona e como é que se usa os heróis em combate. Então, hoje eu vou dá uma breve explicação de como é o combate no jogo, não vou entrar muito em detalhes, porém vai ser o suficiente para entender como ele funciona, pois como já estou trabalhando na digitação do manual do jogo, essa parte virá mais bem explicada por lá, aqui é apenas uma amostra de como vai ser.
Combate
Durante a rodada de um jogador, ele escolhe um dos seus personagens ativos para fazer a sua ação de movimento, porém, antes ou depois da sua ação de movimento, ele pode entrar em combate contra um inimigo ao seu alcance.
Existem dois tipos de combate, o combate corpo a corpo e o combate a distância, cada personagem tem descrito na sua carta e token de heróis se o seu tipo de ataque é à distância ou corpo a corpo. Além desses, há mais dois tipos de ataque que os heróis podem ter, que é o ataque básico e o ataque especial. Abaixo eu vou explicar como se faz um ataque corpo a corpo e a distância, e a diferença entre ataque básico e ataque especial.
Ataque Básico
O ataque básico geralmente é o mais usado durante o jogo, ele é bem simples. Quando o jogador fizer um ataque básico, ele vai jogar uma quantidade de dados igual ao valor de ataque do seu herói mais o bônus de habilidades ou vantagem de classes.
Ataque Especial
Alguns personagens do jogo possuem um ou mais ataques especiais em sua carta de herói, ataques especiais funcionam basicamente como os ataques básicos, porém eles podem receber vantagens e condições específicas que são descritas na própria habilidade. Ataques especiais têm o seu próprio valor de ataque descrito na carta do herói. Algumas habilidades gerais não dão os seus bônus quando um herói usa um ataque especial, porém o bônus de vantagem de classes sempre se aplica em um ataque especial.
Thor e um exemplo de herói que tem ataque básico, ele tem o seu valor normal de força que pode ser usado para fazer ataques básicos e dois ataques especiais, o seu Mjonir e um Trovão.
Combate Corpo a Corpo
Um personagem com ataque corpo a corpo pode realizar um ataque contra qualquer inimigo na mesma casa que ele, ou em uma casa adjacente na horizontal ou vertical.
Hulk estar em combate corpo a corpo, porem apenas a Valquíria pode ser alvo do seu ataque, como a Mulher Aranha estar na sua diagonal ela não pode ser alvo de ataque Corpo a Corpo.
Combate à distancia
Um personagem com ataque à distância pode realizar um ataque contra qualquer inimigo a até 3 casas de distância dele. O jogador pode contar as casas para alcançar o alvo de qualquer forma que achar melhor, desde que a contagem seja feita apenas na horizontal ou vertical, a contagem de casas nunca pode ser feita na diagonal.
Cyclope estar em combate a distancia, ele pode atacar tanto a Mulher Aranha quanto o Hulk com o seu ataque.
Se o atacante tiver um inimigo ao alcance do seu ataque, ele pode entrar em combate contra o alvo. Após verificar se o alvo é valido, o jogador atacante pega uma quantidade de dados igual ao valor de ataque do seu herói ou valor do seu ataque especial (mais bônus de habilidades e vantagem de classe), lança esses dados e compara com a sua precisão.
Precisão
A precisão é o valor chave que o jogador deve alcançar na sua rolagem de dados para causar dano no seu oponente. O valor base de precisão de todos os heróis no jogo é de 3+, porém algumas habilidade e condições, como cobertura, podem aumentar ou diminuir esse valor de precisão. Um valor de precisão nunca pode ficar maior que 6 ou menor quer 1, tratando o 6 sempre como um acerto critico e o 1 sempre como uma falha, não importando o bônus que o personagem tenha na sua precisão.
Resolução de Dano
Após rolar os dados, o jogador separa todos os dados que tenham atingido o seu valor de precisão, esses dados são contados como dano que o herói causou ao seu alvo.
Após verificar quantos pontos de dano foram causados ao alvo do ataque, o jogador defensor vê o valor de Defesa do seu herói, para cada ponto de defesa que o seu herói tiver ele ignora um desses pontos de dano. Após ter diminuído o valor de dano do valor de defesa do herói, o dano excedente é removido dos seus pontos de vida do herói alvo do ataque.
Quando um herói recebe dano igual ou superior ao seu valor de vida ele é nocauteado e é removido do combate, quando um jogador tem todos os seus heróis nocauteados ele perde a partida.
Vantagem de Classes
Piramide de vantagens de Classe.
Muitas vezes, durante o jogo, alguns personagens terão vantagens de classes em cima de outros heróis. Heróis com vantagem em cima de outros heróis recebem um bônus de +1 ATK em qualquer tipo de ataque que ele faça contra o herói em desvantagem.
A pirâmide de vantagens de classes está logo abaixo, apenas os personagens neutros não recebem ou dão vantagens a nenhum outro tipo de herói.
Cobertura
O herói pode receber cobertura de duas formas durante um combate, a cobertura fornece a um herói escondido uma dificuldade maior para receber ataques de seus inimigos, os dois tipos de cobertura que um herói pode receber em combate são a cobertura de heróis e a cobertura de objetos. Abaixo eu vou explicar como funciona cada um dos dois tipos de cobertura.
Cobertura de Objetos
Quando um herói está adjacente a um objeto qualquer, o ataque a distância, feito em linha reta contra ele, vai receber uma penalidade de -1 de precisão na sua jogada de dados.
Cyclope entrou em combate a distancia contra a Mulher Aranha, seu ataque estar sendo feito em linha reta, porem ela estar diretamente atrás de um objeto e ainda tem um aliado Hulk na linha entre ela e o Cycloce. Cyclope tem uma penalidade de +2 de precisão no ataque contra a Mulher Aranha.
Cobertura de Heróis
Quando um heróis é alvo de um ataque à distância em linha reta, todos os heróis do seu time fornecem uma cobertura para esse herói alvo do ataque, para cada herói inimigo na sua frente o ataque tem uma penalidade de -1 de precisão. Essa penalidade é cumulativa, caso tenha mais de um herói inimigo na linha do ataque.
Cyclope estar em combate a distancia contra a Mulher Aranha, porem entre ele e o seu alvo tem dois inimigos dificultando o seu ataque, ele tem uma penalidade de +2 no seu ataque contra a Mulher Aranha.
Bônus de cobertura são cumulativos entre si, logo, um personagem pode receber bônus de vários heróis e ainda receber o bônus de cobertura de um objeto, porém a precisão do atacante nunca pode ser superior a 6, pois um resultado natural de 6 no dado é sempre considerado um acerto crítico.
Outra fator importante e que heróis do mesmo time que o herói que estar atacando nunca da cobertura para os seus inimigos.
Bem galera, é isso, acho que deu para entender um pouco sobre como vai funcionar a mecânica principal do jogo, que será a mecânica de combate. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, critica ou sugestão relacionadas ao material podem deixar aí nos comentários que eu responderei. Abraço!
P.S.: para a versão do manual vou melhorar essas fotos e o jeito de explicar os tipos de ataques e cobertura.
Siga o canal no Facebook, e Instagram.