Por Patrick Wilhelmi
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1121705/if-you-love-mov-do-not-ever-complain-again-about-e
Deve ter sido há quase 25 anos quando eu joguei minha primeira e única partida de Merchant of Venus da edição original da Avalon Hill. A única coisa da qual me lembro foi que não fomos capazes de terminar o jogo naquele dia... e que de alguma maneira, eu gostei muito de jogá-lo.
Capa da edição original da Avalon Hill de 1988
Ele estava à venda nos dias em que não havia internet e era uma aventura comprar jogos de outros países. Haviam poucas lojas alemãs que importavam jogos estrangeiros, e devido ao seu alto preço, possuir uma dessas relíquias causava uma boa impressão em meus parceiros de jogo.
Durante anos eu pensei em comprar um Merchant of Venus original no eBay, mas devido ao fato de ser um jogo não mais fabricado, seus preços eram muito elevados. Então, fiquei muito feliz quando finalmente a Fantasy Flight Games anunciou uma reedição atualizada.
Capa da segunda edição da FFG
Esta avaliação se refere somente às regras standard!
Eu não entrarei nos detalhes das regras, pois já existe o manual para fazer isto. Estou mais interessado em apontar o que mais e menos gostei no jogo.
Embora afirmem que
Merchant of Venus (second edition) é um jogo de economia, ele não é! É um jogo de aventura no estilo de
Talisman,
Relic,
Runebound (second edition) ou (o subvalorizado)
Smugglers of the Galaxy.
Você voa no espaço, descobre novas civilizações, fica de frente com o perigo, realiza negociações, mas o mais importante é tornar-se cada vez mais forte. Poderia ser possível terminar o jogo com seu piloto no primeiro nível, com uma nave sem atualizações e somente se concentrar na compra e venda de itens, mas eu duvido que você irá ganhar desta forma.
Setup
Um dos aspectos interessantes de MoV é que parecem existir inúmeras maneiras para vencê-lo. Tudo depende do que é jogado e do que você faz em cada ação.
Uma opção é encontrar rapidamente uma licença para perfuração, atualizações do motor e visitar tantos asteroides quanto for possível. Ou descobrir uma grande negociação com rota sem muitos perigos em seu caminho. Ou se concentrar na realização de suas missões.
Primeira Partida
Como jogamos com quatro jogadores, eu decidi pular a minha primeira ação, atualizar o meu piloto e comprar uma segunda missão na primeira rodada.
Com a Biosphere e a Colony World já descobertas pelos jogadores 2 e 3, eu poderia ter tentado descobrir o Nebula Habitat, pois o jogador 1 não tivesse sido interrompido por um ataque de piratas em um de seus espaços de eventos (seu primeiro movimento foi ruim, o que tornou impossível para ele chegar a qualquer outro sistema).
Mas com somente uma em seis chances de não compartilhar seu destino, eu simplesmente fiquei onde estava. Eu sabia que esta estratégia deixava extremamente vulnerável, sem dinheiro e precisando desesperadamente de um primeiro contato.
Mas por alguma razão o jogador 3 foi para o sul após a descoberta da Biosphere e deixou liberado o caminho esquerdo exterior. Desta forma eu fiz o primeiro contato com o Desert World, com a Rogue Planet e o Jungle World.
Mas isto me fez perder algum tempo, pois nenhuma civilização do Desert World tinha interesse nos itens que eu possuía.
Em meus primeiros créditos de contato eu adquiri atualizações para minha nave.
O jogador 2 seguiu liderando. Ele fez algumas boas jogadas no início e foi rapidamente da Colony World para o Giant Planet, além de adquirir a nave Multi-Generation. Ele fez algumas boas negociações, o que lhe proporcionou muito dinheiro para gastar logo no início e o levou a comprar o combo drive vermelho / amarelo. O jogador 3 foi um pouco mais lento, levando-o a perder algumas boas rotas comerciais. Por ser um professor de matemática, acabou se entretendo em fazer os cálculos de compra e venda, o que o fez de alguma forma não ir mal no final do jogo. O pior jogo foi o do jogador 1, que não encontrou uma estratégia de como ganhar o jogo. Ele apenas voou sem muito propósito, sempre colocando algumas melhorias ou passageiros.

A grande virada no jogo ocorreu quando eu fiz o primeiro contato com o Ice World, que acabou sendo a minha raça de origem - os Humans. Não fui capaz de completar minhas duas primeiras missões ao mesmo tempo - a obtenção de um piloto para o nível três e a venda de dois itens para a raça de Ice World (que eu havia conquistado desde a passagem pelo Desert World). Pois adivinhem, a recompensa da primeira rodada foi o Spy Eye que acabou fazendo com que eu adquirisse mais itens. Logo no início do jogo adquiri o Archeologist, o que me fez completar as missões com maior facilidade. E depois de 1:30 hr de jogo o jogador 2 percebeu que seria muito difícil me vencer. Os jogadores 1 e 3 queriam continuar, desta forma jogamos por mais 1:30 hr até completarmos 20 rodadas, e aí todos concordaram que não fazia mais sentido prosseguirmos. Os jogadores 1 e 3 não conseguiram cumprir nem uma única missão até o final do jogo, mas surpreendentemente o jogador 3 ganhou em segundo lugar com sua tática de gastar cuidadosamente seu dinheiro com atualizações e concentrando-se em suas negociações.
O jogador 2 foi ultrapassado em virtude de ter comprado o combo drive, o que o deixou quase sem dinheiro para adquirir outros itens.
Ele também não percebeu que um dos sistemas com o qual ele fez o primeiro contato com o mundo era de sua própria raça, e por isso acabou perdendo seus bônus comerciais.
Como este foi o nosso primeiro jogo, não configuramos o combo drive/drill para ele.
Aspectos positivos:
- Como a maioria dos jogos da FFG, Merchants of Venus é ótimo e possui bons componentes, que são um grande avanço em relação à versão original de Avalon Hill.
- Tema e jogabilidade trabalham muito bem juntos.
- A distribuição dos dados em suas naves é um ótimo mecanismo.
Aspectos negativos:
- O jogo é muito demorado (mas a maioria dos jogos são).
- É um jogo muito parado. Leva-se um tempo considerável distribuindo os dados, descobrindo percursos, jogando fora seus encontros, contando suas jogadas e comprando e vendendo itens. Às vezes, assistir os outros jogando pode ser divertido, mas na maioria das vezes não é.
- Em virtude da arte que diferencia o seu piloto e às raças na primeira rodada de contato é possível ignorar o seu sistema de origem. Isso provavelmente não acontecerá com os humanos, mas pode acontecer com todas as demais raças.
Como o jogo era meu, tive que explicar todas as regras, responder todas as perguntas e esclarecer as dúvidas que iam surgindo. Mas como as instruções do jogo estavam “de cabeça para baixo” para mim, fui incapaz de esclarecer tudo. Mas isto não será um problema para jogadores veteranos.
- Apesar de não ser muito complicado, os itens e regras especiais dificultam um pouco o entendimento da visão geral do jogo.
Como Merchants of Venus é um jogo com aproximadamente quatro horas de duração, provavelmente meu grupo só o jogará uma ou talvez duas vezes por ano, o que implica reaprendermos todas as regras a cada vez que jogarmos.
Aspectos críticos:
- As cores das peças (básico, alto e luxo) são quase impossíveis de se distinguir, principalmente quando a iluminação não é boa. Não posso acreditar que este problema não foi solucionado na fase de homologação do jogo.
- Alguns jogadores postam no BGG que
Eclipse é um péssimo jogo em função de seus inúmeros elementos de sorte. Se você está entre eles, não jogue Merchants of Venus. Aqui, por vezes, as melhores estratégias são arruinadas em uma única rodada. Se você precisa de uma determinada raça para dar continuidade ao seu jogo, adivinhem, ela será a última a ser descoberta.
A maioria das peças não são bem distribuídas. Conseguir um Spy Eye logo no início é como a tirar uma Prophetess original no
Talisman; ou seja, uma vitória imediata. Combine-o com mais alguns itens e verá seus amigos jogando somente para conseguirem o segundo lugar nas próximas duas a três horas de jogo. Se você reclamou de Eclipse mas adora jogar Merchants of Venus, consulte um psicólogo para nunca mais falar mal de Eclipse novamente!
Mas...
Embora pareça pelos meus comentários que Merchants of Venus é um jogo ruim, na realidade não é. Eu sempre gostei de jogos de aventura com uma determinada parcela de sorte. A sorte geralmente gera inúmeras variações no jogo, o que pode resultar em vitórias e perdas épicas. Isto não é para todos. Se você preferir desenvolver e seguir estratégias de longo prazo, jogos como Merchants of Venus não são para você. Nele tudo gira em torno de táticas. Enxergando oportunidades e fazendo o melhor proveito delas. Embora a sorte desempenhe um certo papel, tomar decisões acertadas são a chave para ganhar estes jogos.
Por outro lado, com os recentes lançamentos de
A Study in Emerald,
A Game of Thrones: The Board Game (Second Edition),
Terra Mystica,
Tiny Epic Kingdoms e
Eclipse, Merchant Of Venus pode ser considerado um pouco ultrapassado.
Mesmo com as novas regras e componentes,
Merchant of Venus (second edition) é ultrapassado em um momento onde os jogos possuem características diferentes.
Uma palavra final para a editora:
Com tantos componentes no jogo, é uma pena que FFG ainda não seja capaz de desenvolver um insert razoável, ou disponibilizar sacos zip-lock para armazenar os itens que compõem o jogo. Isso faz com que o jogo fique muito abaixo do padrão de publicação dos jogos atuais, e gera um aborrecimento para com este fabricante.