Pelo que me lembro:
1- Os lordes contrabandistas podem ser recrutados com quaisquer dos 5 reinos, respeitando o número que deve ser usado para cada um, Por exemplo, a Receptora pode ser recrutada com cartas de um mesmo reino, seja qualquer que seja ele.
2- Ao final da partida, se o jogador tiver aliados do tipo kraken (Os aliados que vieram na expansão que servem como coringa), ele deve descartar essa carta e receber o número de nébulis que estiver indicando no aliado. Funciona como um tipo de punição para quem terminar a partida com esses aliados na mão. Caso o jogador tenha o lorde Acobertador ativo, esse jogador não recebe nenhuma nébuli por esses aliados krakens.
3- A regra geral é que cada jogador pode pagar apenas uma nébulis por transação, e ainda assim se ele não tiver nenhuma pérola. Essa regra vale para qualquer transação realizada no jogo. Isso só é quebrado por um lorde específico que permite utilizar 2 nébulis na transação. No caso do leilão, em específico, acredito que a compra é sempre feita com 1 dinheiro, seja pérola ou nébuli.