Vou postar aqui o mesmo que postei no Facebook:
1º) Resumindo, não deixa as facções do base desbalanceadas. Existe um combo do Aztecas fazendo deck building que ele fica desbalanceado, mas é só não montar o combo que ficam balanceados.
2º) Não faz a menor diferença as facções do base terem mais cartas, você vai ter que fazer deck building da mesma forma e sempre vai ter o mesmo número de opções: 10 cartas (sendo 1 carta com três cópias, 2 cartas com duas cópias e 3 cartas com uma cópia).
3º) Existem expansões que são melhores para algumas fações do que outras, mas no geral, sempre tem como montar um deck competitivo com todas as facções.
4º) Dependendo das cartas comuns que você usar, pode ser mais vantagem fazer deck building com uma expansão ou outra (por exemplo, eu costumo jogar com todas as comuns, então prefiro fazer deck building com cartas da Atlantes para todas as facções menos os Aztecas, eles não precisam, normalmente usamos a expansão do Why Can't We Be Friends por gosto pessoal).
5º) Sempre vai existir a mesma possibilidade de deck building para todas as facções, pois todas as facções tem cartas de todas as expansões. As facções do base vão ter 10 cartas a mais, pois são da expansão dos Aztecas e dos Atlantes, pois para essas facções, o deck básico deles já conta como sendo da expansão deles.