
Cube Words – “Diário” do “Designer”
Olá pessoal!
De começo já vou dizendo que não sou designer nem isto é um diário. Eu vou apenas tentar colocar no papel algumas das coisas loucas que eu pensei enquanto estava criando Cube Words para o Concurso de Design de Jogo de 9 Cartas do Bordgamegeek (Link para o Concurso).
Assim que vi o anúncio do concurso eu decidi que queria participar. Naquele momento específico, eu estava bastante interessado em jogos de formar palavras, então decidi criar um jogo desse tipo.
Para começar, eu decidi estabelecer algumas características que eu gostaria que o jogo tivesse. Essas características não estariam “escritas na pedra” mas serviriam de linhas gerais para todo o processo.
- eu queria que fosse um jogo para dois jogadores, para facilitar o processo de playtesting
-os jogadores deveriam formar palavras usando letras adjacentes
- eu gostaria de encorajar palavras mais longas no ao invés de palavras curtas
- eu gostaria que o jogo tivesse algum tipo de bloqueio, para dar uma apimentada
Com essas características em mente, a ideia obvia para mim era que as cartas tivessem letras nelas e os jogadores formassem as palavras por meio dessas letras nas cartas. Bem óbvio, não?
NOTA: É tão óbvio que a maioria dos jogos de palavras são assim. Esse é o ponto em eu poderia ter feito algo diferente. Mas não fiz.
Uma questão importante apareceu: quantas letras deveria colocar em cada carta? E qual seria a distribuição das letras?
Eu procurei no Google “frequência das letras em inglês” e achei um bom material. Ao mesmo tempo, comecei a procurar algumas geeklists de jogos de palavras, para ter alguma inspiração. Daí achei isso:
Letter Distribution in Word Games (Distribuição de Letras em Jogos de Palavras)
Era exatamente o que eu estava procurando!
Ali estavam porcentagens das frequências das letras. Para traduzir essas porcentagens para uma quantidade de cada letras eu precisava saber o número total de letras que eu teria no jogo. Eu tenho 9 cartas. Quantas letras vou colocar em cada carta?
Primeiro eu testei com 4 letras em cada carta. Isso deu um total de 36 letras (9 x 4 = 36). Eu verifiquei que a proporção entre as letras mais frequentes e as menos frequentes ficava MUITO distorcida, porque não dava para ter decimais de uma letras, só números inteiros.
Mas eu não poderia colocar muitas letras por carta, pois minha ideia era usar cubos para bloquear as letras. Mas eu não queria que os cubos cobrissem as letras (já que as letras estariam bloqueadas para apenas um dos jogadores) então precisava de espaço na carta para as letras e os eventuais cubos de bloqueio.
Depois de brincar um pouco com os tamanhos, eu cheguei no bom número de 9 letras por carta.
Se eu tenho 9 cartas e 9 letras por carta, eu tenho 81 letras no total, certo? ERRADO!
De acordo com as regras do concurso eu não posso usar lápis e papel para anotar pontuação, então precisava de uma carta para marcar a pontuação.
De volta à prancheta: 8 cartas, 9 letras em cada carta, totalizando 72 letras. Acho que agora vai!
Comecei então a escrever o que seria o esqueleto das regras. MUITAS questões apareceram. Não parei muito pra pensar, apenas escrevi o que seria a v0 das regras e joguei algumas partidas para testar. MUITAS outras questões apareceram. Eu reescrevi as regras e decidi chamar esta de v0. A primeira v0 estava horrível!
Nesse momento, eu resolvi criar o tópico no BGG, porque eu achei que já tinha um jogo. Que tolo!
Depois de criar o tópico eu recebi um feedback muito bom de dois usuários, John Kean e Jason Meyers, que levou a mudanças profundas no jogo.
- as palavras devem usar mais de uma carta, para evitar palavras automáticas que poderiam ser decoradas.
- eu deveria pensar em algum tipo de tabuleiro que fosse dinâmico durante o jogo
- O espaço de busca inicial com as 8 cartas, num grid de 4x2 era muito grande, levando o bloqueio a ser sem efeito.
- a estrutura dos pontos de bônus estava favorecendo palavras curtas
Clique aqui para ver os comentários que eu recebi.
Esses caras são muito bons!
Eu alterei o jogo seguindo esse feedback. Agora o jogo começa com apenas duas cartas na mesa. Você pode formar uma palavra e pontuar OU colocar uma carta, formar uma palavra e pontuar. Eu joguei mais de 10 vezes com essas novas regras e acho que agora o jogo está muito melhor (ainda acho que não é um jogo EXCELENTE, o que me deixa com a impressão de que a minha primeira versão era realmente uma BOMBA).
Meu jogo não ganhou nada no concurso, mas todo esse processo foi muito interessante pra mim.
Depois disso, resolvi fazer uma versão em Português do jogo e colocá-lo na base de dados da Ludopedia. Para isso, precisava traduzir as regras, o que não foi muito difícil.
O mais difícil foi revisar a distribuição das letras. As palavras nas línguas latinas, como português, espanhol e francês, são muito mais dependentes de vogais do que as palavras da línguas de origem saxônica, como o inglês.
Assim, procurei algum jogo que tivesse uma versão em português para alterar a distribuição das letras. Achei um chamado VERBA VOLANT.
Não era exatamente o que eu queria (já que o jeito de formar palavras é diferente nesse jogo), mas pelo menos ele tem uma versão em português e eu posso copiar a distribuição das letras.
Calculei a porcentagem de cada letra com base no total de letras (que era diferente do meu jogo) e apliquei para o Cube Words, tirando K, Y e W.
O resultado você encontra na seção de arquivos do jogo (e na galeria de imagens).


Obrigado por acompanhar e bora jogar!