Fala Galera!
Escrever as primeiras impressões de um jogo nunca é fácil. Pelo menos para mim. E falar dele com impressões logo após a partida que o conheceu, ainda é mais difícil. Isso porque há um misto de sentimentos: amor, ódio, frustação, empolgação, lamento, alegria, raiva.
Mas existe um fator que, independente do sentimento que você tenha ao jogar um jogo pela primeira vez, todo jogo bom tem: ele faz com que você queira jogá-lo de novo.
E Clans of Caledônica é um jogo bom. Talvez, mais do que bom. Mas voltaremos a falar sobre isso mais tarde. Antes, vamos a ficha técnica do jogo:
Número de jogadores: 1 a 4
Tempo de partida: 120 minutos (depende do número de jogadores e o AP envolvido)
Mecânicas: Construção de Rotas, influência de área, especulação financeira, jogadores com diferentes habilidades, tabuleiro modular
Designer: Juma Al-JouJou
Dependência de Idioma: Nenhuma (o manual tem em português)

(O jogo tem muito componente. São pequenos? São. Mas são de ótima qualidade)
Já jogou Terra Mystica? Se a resposta for positiva, a primeira coisa que você vai pensar ao aprender as regras é: ‘Ah! Igual Terra Mystica’.
Sim meus queridos. É inegável que o Clans of Caledônia teve inspiração no Terra Mystica. O próprio autor não nega esse fato. Você vai perceber isso mais claramente nas pontuações das rodadas, bonificações de construções, regras para construir, bonificações por adjacência a outros jogadores e nos upgrades marítimos que fazem com que você consiga construir pulando tiles de água. É. Você vai pensar muito que é parecido com Terra Mystica.
Mas engana-se quem acha que o Clans of Caledônia é uma cópia do Terra Mystica. Mesmo em suas semelhanças, a execução é feita de forma diferente. O Clans tem uma questão de tempo, de saber o momento exato de fazer determinadas ações (para conseguir bonificações) que agrada bastante e diferencia do Terra Mystica. As próprias pontuações, bonificações e upgrades são executadas no jogo de forma única. Sim, você vai sentir um Deja vu, mas saberá que é algo novo.

(Talvez um dos fatores que mais faz lembrar Terra Mystica seja o player board do jogador, onde ele vai ganhando
bonificações a medida que vai liberando itens para o tabuleiro)
Isso se intensifica ainda mais quando colocamos na balança o mercado do jogo e a especulação envolvida. E tem 2 pontos que são interessantes de mencionar. A primeira e a questão da compra e venda de produtos. O jogo tem uma iteração bem legal no mercado onde ao comprar um produto, seu preço aumenta no mercado. E o inverso ocorre quando você vende produtos. E para utilizar o mercado, você precisa usar seus mercadores, sendo que você começa com apenas 2 e pode ir liberando no decorrer do jogo. Você precisa ficar ligado nesse mercado para usá-lo com sabedoria: Comprar produtos mais baratos e vende-los a um preço mais atrativo.
A segunda questão sobre a especulação que ocorre no jogo diz respeito aos contratos e os produtos importados. Ao realizar um contrato, você ganha produtos importados que serão contabilizados ao final da partida em uma pontuação final (pode ocorrer de ganhar outros benefícios também). O legal aqui é que a quantidade que você ganha dos 3 produtos disponíveis, vão sendo contabilizados na trilha de pontuação. Ao final, o produto com maior valor, terá um menor valor de venda e, consequentemente, de pontos de vitória. É muito importante saber quais contratos pegar, para especular o mercado e fazer com que os produtos que você tenha em suas mãos valham mais ao final da partida.

(Esse mercado é único e já diferencia bastante os jogos. Usar com sabedoria e oportunidade esse mercado é essencial
para ser competitivo no jogo)
Você aqui já deve ter percebido que tem muitas variáveis nesse jogo né? Isso porque eu não falei dos upgrades, da ação bônus de porto que você pode fazer (mas você precisa estar adjacente a um porto) ou mesmo da produção que ocorre no jogo, onde os jogadores podem transformar matérias primas em matérias manufaturadas se tiverem ‘fábricas para isso’.
PaladinoMonge pode parar. Finaliza o texto ainda não. Como assim, transformar matérias primas?
Tá. Vou falar rapidamente sobre isso. E gostei bastante disso também. No jogo você produz leite, lã e trigo (pra mim pareceu um trigo). Você também pode produzir carne se matar seus animais. sim, isso mesmo. Você mata, produz a carne, e o meeple volta para seu tabuleiro individual, tento que liberá-lo novamente. Na produção, você terá a opção de produzir queijo, pão ou whisky, se tiver fábricas e matérias primas. Você produz a quantidade de fábricas que tem. Bem simples né?
Agora deixa eu terminar!

(Pegue os contratos certos, especule os produtos importados e, no final da partida, tenha uma pontuação bônus maravilhosa)
Clans of Caledônia se mostrou um ótimo jogo, com uma excelente rejogabilidade e uma fluidez na partida excepcional. Na minha humilde opinião, achei ele mais Denso que o Terra Mystica. Mas ao mesmo tempo, mais simples de entender suas ações e dinâmica. Parece um paradoxo, não é? Deixa eu tentar explicar.
Ele é mais denso devido a quantidade de fatores que o jogador precisa controlar. E precisa controlar mesmo. Analisar cada uma dessas variáveis e tomar uma decisão em cada rodada. Será que vale a pena pontuar na rodada em detrimento de cumprir um contrato? Será que vale a pena vender meus produtos para me capitalizar para a próxima rodada? Pois é. Clãs é um jogo queima mufa.
E ele é mais simples e dinâmico porque, apesar de seu peso estratégico, é fácil entender como cada coisa funciona no jogo. Como cada ação é realizada e como ela se liga a outras ações ou especificidades do jogo.
Claro que nem tudo são flores. Por ser mais denso (na minha humilde opinião) o jogo pode assustar a jogadores que não tenham tanta experiência em jogos com esse porte. Além disso, em uma primeira partida, há a possibilidade do jogador ficar perdido em tantas coisas a se considerar. Pode parecer bobagem, mas pensar onde construir, qual contrato pegar, se consigo completá-lo rapidamente comprando ou vendendo itens, se transformo meus itens para pontuar na rodada, ou se faço upgrades, podem embaralhar a cabeça do jogador mais experiente. Claro que com o tempo, e mais partidas jogadas, isso tende a diminuir.

(São muitas variáveis a se pensar: onde por meus componentes? Compro ou não compro itens para completar um contrato?
Pontuo ou não pontuo na rodada? É. Você vai pensar bastante quando jogar clans of Caledonia)
Por tudo isso que ouso falar que Clans e Terra Mystica se completam de determinada forma e que ambos podem estar em sua coleção.
Ele é bom? Sim. Ele é ótimo. Provavelmente. Mas para dar esse veredicto, são necessárias mais partidas que, com certeza, terei desse jogo.
* Todas as imagens tiradas do nosso querido e amado Google.