rodolfolondero::Ralsater::rodolfolondero::Ralsater::cristianobac::yxhjsk::Inclusive, pessoal, só pra deixar bem claro: desde o antigo fórum do Redomanet, sempre que um tópico era trancado, procuramos colocar uma última postagem informando o motivo que levou a essa decisão. Por exemplo: "Tópico trancado por desrespeitar as regras da Ludopedia com divulgação de pirataria (editada)".
A ideia é que sempre fiquem visíveis mesmo. Para que o pessoal possa (tentar) entender o que ocorreu. Sabemos que nem sempre pode ser possível, em função da edição/remoção de textos "impróprios" de acordo com as regras. Por impróprios entendam "proibidos" nas regras (ofensas pessoais, links maliciosos, pornografia, pirataria, etc.)
Podemos discutir as regras? Podemos
Elas serão mudadas? Depende de uma decisão depois de muita análise. Principalmente porque a Ludopedia (o site, os administradores) precisam garantir que não há risco para o sistema fazer uma alteração).
Por exemplo: se passamos a permitir o compartilhamento aberto de links de componentes digitalizados de jogos para confecção de "homemade", o site em si pode sofrer uma sanção por ser conivente com ato de pirataria. Então é mais seguro para todos que isso simplesmente não seja permitido. E por aí vai.
Nesse caso, qual a diferença entre componentes "homemade" e o conteúdo "para impressão" com a tradução de cartas?
Esta foi uma ótima questão! No meu entender é como nos filmes, vc pode ter uma cópia em casa se você não emprestar nem utilizar para fins comerciais, isso vale para livros também, falo com convicção disso pois tenho um livro de autoria minha no mercado.
Quanto ao homemade se foi liberado pela editora/designer, pelo detentor dos direitos autoriais, não constitui plágio, a chamada pirataria.
Por que então fazer download de filme é considerado crime? Não é simplesmente ter uma cópia em casa? Não vejo muito diferença…
Tenho um colega que está sendo processado na Alemanha por causa de download de filmes. Ele estava por lá somente de passagem (bolsa de doutoramento) e ganhou esse "presente". O cara queria apenas uma cópia para ter em casa, digo, no laptop.
Fazer download de filme é considerado crime sim, vc pode fazer uma cópia, seja de um original que você tenha ou do original de um amigo, isso deu bastante debate já quanto a disponibilização por torrents de filmes, livros e afins. Não vou ser piegas eu tenho filme pirateado pacas agora os que eu tenho originais eu não empresto pq já desapareceram com filmes meus assim, então se algum amigo meu quer eu copio e dou pra ele.
Mas o caso aqui é diferente, copiar um jogo é errado, ponto, até mesmo utilizar personagens licenciados é, vejam o caso dos jogos Megaman e Aliens vs Predators, estão ferrados com licença, sofreram IP dispute.
Homemade de jogos se foi liberado pelo detentor dos direitos ou autorizado por eles pode, o que não pode é se vc pegar esse pnp produzir em larga escala e colocar no mercado para vender.
Tradução de cartas/manual eu acredito que possa já que você não esta utilizando para fins lucrativos nem produzindo em larga escala entende.
Esse é o meu ponto de vista tá pelo que li e vi por ai e pelo que passei com os direitos autorais do meu livro, não sei se é verdade verdadeira ou se tem embasamento jurídico.
Ok, entendo, apesar de não concordar. Infelizmente a Justiça ainda é regida pelo princípio arbitrário de igualdade, ao invés de oportunidades iguais…
Certa vez coloquei a venda aqui no site um jogo homemade. Sabia que seria retirado, mas mesmo assim coloquei. Imagine só se ele continuasse nos anúncios, agora estaria fazendo milhões! Claro, é uma ironia, apenas para mostrar que, enfim, isto seria realmente lucro? Fiz algo bonito, mas cansei do jogo, quero passar para frente. Estou lucrando com isso? Com certeza, com o dinheiro vou comprar outro jogo, claro que sim! É como se alguém registrasse a forma do vaso e acusasse todos os artesãos de plágio. Ridículo! Enfim, as ideias não deveriam ser propriedade privada...
Vou te dar um exemplo, eu tenho mais de 1000 mil jogos em formatos digitais.
Poderia se eu quisesse conseguir mais um zilhão deles.
Eu já fiz algum homemade? Não, Por que? Porque eu posso pagar pra ter 1 jogo ou 2 por mês.
E se não tivesse, trabalharia para comprar.
Mas você já passou esses arquivos para alguém? Não, por que?
Porque eu quero que a comunidade no brasil, aumente mais. Há 18 anos atrás, board game no brasil, era raro demais....
Mas qual a diferença entre você e eu? Você teve os arquivos, fez e quer vender.....
Eu tenho e uso para traduzir e permitir que mais pessoas tenham acesso aos jogos. Inclusive minha esposa e meus pais.
Ae você pode se perguntar, mas não vi a diferença.... Alguns vão entender, outros não....
Algumas pessoas pensam em si mesmas, outros pensam de forma mais ampla.....