Fala Galera!
Olha eu aqui novamente me atrevendo a escrever sobre minhas impressões, de forma rápida, sobre os jogos que joguei. Talvez devesse voltar a fazer apenas vídeos, mas vou continuar por aqui ainda heheheheh.
Bom, hoje vou falar o que eu achei sobre o jogo Azul. Então vamos começar dando os dados técnicos do jogo:
Quantidade de Jogadores: 2 a 4
Tempo de Partida: 30 a 45 minutos (depende da quantidade de pessoas... e do AP é claro)
Mecânicas: Coleção de peças, colocação de peças e construção a partir de modelo
Designer: Michael Kiesling
Eu poderia começar essa pequena análise contando a história do jogo, a ambientação e a motivação que os jogadores têm na partida. Mas quando o próprio manual do jogo já informa que o objetivo principal é fazer pontos de vitória, bem, o tema fica de lado. Logo, esse jogo é totalmente abstrato e pode colocar qualquer tema que ele funcionará hiper bem.
Ih! Já não gostei. Tema é tudo em jogo PaladinoMonge.
Olha manolo, tema é importante. Mas isso não significa que jogos cujo tema não esteja fortemente ligado a mecânica ou mesmo cuja imersão não seja feita durante a partida, sejam jogos ruins. E será que um jogo com tema forte, mas cuja execução das mecânicas travam ou mesmo deixam quebrado o jogo, divertem? Bom, isso é uma discussão para outra hora. Voltemos ao azul.

(Azul tem componentes belíssimos e fica lindo na mesa)
Azul é jogado em várias rodadas onde os jogadores vão pegando das fábricas os ladrilhos de azulejo. O bacana aqui é que você pega de uma fábrica, todos os ladrilhos do mesmo tipo e descarta os demais, colocando-os no meio da mesa. Sim, o jogador também pode pegar os ladrilhos que foram descartados, mas a regra de pegar todos do mesmo tipo continua.
E aqui já vemos o quanto esse jogo é estratégico. Isso porque você tem uma determinada quantidade de linhas com espaços variados em seu tabuleiro individual onde você precisa alocar os seus ladrilhos antes de deslizá-los para o seu muro. O primeiro ponto aqui é que somente ladrilhos do mesmo tipo podem ser alocados em cada linha. Isso significa que, se você pegar ladrilhos a menos, você não vai deslizar um dos ladrilhos da linha para seu muro não pontuando na rodada. Mas o grande problema é quando você pega ladrilhos a mais. Aí meu amigo, você completa a linha feliz, alegre e contente, mas todo o excesso será jogado no chão, que nada mais é que uma penalização de pontuação na rodada. E ela não é baixa.

(As fábricas de azulejos. A estratégia está em saber o que pegar e quando pegar. Ao fazer isso você consegue ferrar seu amiguinho também)
Calma, não é só isso. Também não é permitido que você coloque ladrilhos de um tipo que você já tenha no seu muro naquela linha. Acho que deu para perceber que é muito importante planejar o que pegar e onde pegar.
Um outro ponto bem legal, é que o primeiro jogador será o jogador que primeiro pegar ladrilhos do meio da mesa, mas o token de primeiro jogador vai para o chão. Já sabe o que isso significa né? Já vai ter uma penalização na rodada. Ao final da rodada, esse token é devolvido para o meio da mesa.
Não vou entrar em detalhes da pontuação do jogo. Vou apenas falar que ela é feita a toda rodada e que os azulejos são pontuados apenas quando entram no seu muro a primeira vez e que existe bônus de azulejos adjacentes (é através desses bônus que ladrilhos já no muro serão pontuados novamente). O jogo termina quando um jogador completar uma linha horizontal.
Ufa. Acabei falando demais desse jogo né? Sabe por que fiz isso? Pelo simples fato de que o azul merece todo o Hype que está sendo colocado em cima dele. Não foi à toa que ele foi sensação em Essen e na Gencon.
Azul é simples em suas regras e elegante em sua execução fazendo com que o jogo seja extremamente estratégico e tático, mas sem deixar de lado a diversão e sensação de quero mais. É manolo, após conhecer azul você irá jogar várias partidas desse jogo.

(Ótimo exemplo para mostrar como funciona a passagem dos ladrilhos. Veja que apenas o azulejo amarelo não será transferido, pois sua linhas
não está completa. Nosso amigo aqui também terá uma penalização de -1 nessa rodada. Que jogo elegante minha gente! Que jogo elegante)
Para mim Azul se tornou o melhor jogo abstrato que já joguei. Ele é totalmente apaixonante e tem um enorme potencial para ser indicado e vencer vários prêmios no ano que vem. Inlcusive o Spiel de Jahres.
Jogue e comprove por si mesmo!

(Forte candidato a papa títulos ano que vem! Anotem!!!)
Imagens Retiradas de nosso Pai Google!!!!