Já apareceram muitos post comparando Clans of Caledônia (CoC) ao Terra Mystica (TM), mostrando o que os dois têm de semelhante (mecânica de jogo, construções, tabuleiro hexagonal, bônus de construção, pontuação por rodada, etc.). Mas poucos deles se aprofundam no que eu realmente acho importante - quais as diferenças entre ele e o Terra Mystica? Jogar um ou o outro dá no mesmo? Vale à pena ter os dois na coleção (ou pelo menos no mesmo grupo de jogo)?
A resposta curta: não tanto faz jogar um ou o outro, e vale sim à pena ter ambos no mesmo grupo de jogo.
A resposta longa - as principais diferenças entre os dois:
1. Raças/clãs - os clãs no CoC não são, nem de longe, tão variados e diferentes quanto as raças do TM ou os personagens do Marco Polo. Tirando uma ou outra exceção, eles não vão mudar radicalmente a forma como você vai jogar aquela partida. A vantagem para o TM é que, no CoC, não dá aquela vontade louca de jogar com todos os outros clãs, como acontece nas raças do TM. A vantagem para o CoC, é que muita gente reclama que o jogo de TM pode ser razoavelmente scriptado em decorrência da raça que você está jogando, o que não acontece tão forte no CoC.
2. Recursos - No TM, você utliza diversos recursos para fazer ações: workers, dinheiro, padres e mana. No CoC, só existe um recurso em jogo, que é o dinheiro. A única ação que você pode fazer sem dinheiro é vender sua produção no mercado que, no final das contas, volta a virar dinheiro. Isso faz com que o CoC seja muito mais "aberto" na hora de escolher uma determinada ação, pois todas elas se originam do mesmo recurso. Na minha opinião, isso gera uma decisão mais difícil (e consequentemente um AP* maior) no CoC, onde aparentemente TODAS as opções de ação/prédios estão disponíveis desde a primeira rodada.
3. Pre-Requisitos para construção: No TM, para você construir, primeiramente você tem que ter o terreno certo, e depois você pode construir um tipo de prédio, que depois pode ser melhorado para um segundo tipo, e depois para um terceiro/quarto/quinto. Dessa forma, com essa ordem, somente dois tipos de prédios estão disponíveis desde o princípio. No CoC, não há upgrades, e todos os prédios estão disponíveis desde o começo do jogo. Mesmo os prédios de processamento de matéria prima podem ser construídos ainda que você não a produza - você sempre pode recorrer ao mercado para comprar os produtos "naturais". Da mesma forma que a questão dos recursos, isso faz com que o CoC seja mais aberto, com mais opções do que fazer em cada rodada. Por outro lado, o TM exige um planejamento maior do jogador, e pode ser mais punitivo para aqueles que não o fazem adequadamente.
4. Formas de expansão. O TM pontua pelo maior grupo populacional adjacente, e o CoC pontua pelo maior número de povoados não adjacentes. Isso faz com que a estratégia de dispersão populacional do CoC seja completamente diferente do TM. Se por um lado ela é mais rápida e dinâmica, ela é mais difícil de marcar - o TM permite uma marcação mais acirrada entre os jogadores.
5. O Mercado - O Mercado do CoC dá uma dimensão muito maior de "jogo econômico" do que o TM, que é bem mais um "area enclosure". A principal forma de pontuação do CoC é o cumprimento de contratos (parecido com o Marco Polo e com 2135 outros jogos - não foi o Marco Polo que "inventou" isso não, apesar de muita gente não ter tido contato com outros jogos que também funcionam assim), e o mercado é peça fundamental nisso.
Enfim, são jogos, no final das contas, que dão sensações bem diferentes ao jogar. Quando eu jogo TM, eu sinto que planejo as ações entre as rodadas. Quando eu passo, e pego meu Income, eu já começo a planejar tudo que eu tenho que fazer no próximo round, e a separar os recursos para cada um deles, etc. No CoC, eu sinto que o planejamento ocorre mais durante a rodada - eu mudo mais de ideia, tem uma dimensão um pouco mais tática (pois os contratos mudam e são comprados por outros jogadores), me parece um jogo que você tem que replanejar mais ao longo da rodada.
Vale muito à pena jogar ambos, e se possível ter ambos em seu grupo de jogo. Se nunca jogou nenhum dos dois, comece pelo CoC - ele é mais simples de explicar (leva quase a metade do tempo) e de entender tudo que dá para fazer. E se tem algo que os dois deixam, é aquela vontade de jogar novamente e, da próxima vez, fazer melhor que a anterior (mesmo que você tenha ganho dos seus oponentes).