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  3. Clãs da Caledônia
  4. Diferenças entre Caledonia e Terra Mystica

Diferenças entre Caledonia e Terra Mystica

Clãs da Caledônia
  • avatar
    Torselli06/12/17 16:20
    avatar
    Torselli
    06/12/17 16:20
    64 mensagens MD

    Já apareceram muitos post comparando Clans of Caledônia (CoC) ao Terra Mystica (TM), mostrando o que os dois têm de semelhante (mecânica de jogo, construções, tabuleiro hexagonal, bônus de construção, pontuação por rodada, etc.). Mas poucos deles se aprofundam no que eu realmente acho importante - quais as diferenças entre ele e o Terra Mystica? Jogar um ou o outro dá no mesmo? Vale à pena ter os dois na coleção (ou pelo menos no mesmo grupo de jogo)?

    A resposta curta: não tanto faz jogar um ou o outro, e vale sim à pena ter ambos no mesmo grupo de jogo. 

    A resposta longa - as principais diferenças entre os dois: 

    1. Raças/clãs - os clãs no CoC não são, nem de longe, tão variados e diferentes quanto as raças do TM ou os personagens do Marco Polo. Tirando uma ou outra exceção, eles não vão mudar radicalmente a forma como você vai jogar aquela partida. A vantagem para o TM é que, no CoC, não dá aquela vontade louca de jogar com todos os outros clãs, como acontece nas raças do TM. A vantagem para o CoC, é que muita gente reclama que o jogo de TM pode ser razoavelmente scriptado em decorrência da raça que você está jogando, o que não acontece tão forte no CoC.

    2. Recursos - No TM, você utliza diversos recursos para fazer ações: workers, dinheiro, padres e mana. No CoC, só existe um recurso em jogo, que é o dinheiro. A única ação que você pode fazer sem dinheiro é vender sua produção no mercado que, no final das contas, volta a virar dinheiro. Isso faz com que o CoC seja muito mais "aberto" na hora de escolher uma determinada ação, pois todas elas se originam do mesmo recurso. Na minha opinião, isso gera uma decisão mais difícil (e consequentemente um AP* maior) no CoC, onde aparentemente TODAS as opções de ação/prédios estão disponíveis desde a primeira rodada.

    3. Pre-Requisitos para construção: No TM, para você construir, primeiramente você tem que ter o terreno certo, e depois você pode construir um tipo de prédio, que depois pode ser melhorado para um segundo tipo, e depois para um terceiro/quarto/quinto. Dessa forma, com essa ordem, somente dois tipos de prédios estão disponíveis desde o princípio. No CoC, não há upgrades, e todos os prédios estão disponíveis desde o começo do jogo. Mesmo os prédios de processamento de matéria prima podem ser construídos ainda que você não a produza - você sempre pode recorrer ao mercado para comprar os produtos "naturais". Da mesma forma que a questão dos recursos, isso faz com que o CoC seja mais aberto, com mais opções do que fazer em cada rodada. Por outro lado, o TM exige um planejamento maior do jogador, e pode ser mais punitivo para aqueles que não o fazem adequadamente. 

    4. Formas de expansão. O TM pontua pelo maior grupo populacional adjacente, e o CoC pontua pelo maior número de povoados não adjacentes. Isso faz com que a estratégia de dispersão populacional do CoC seja completamente diferente do TM. Se por um lado ela é mais rápida e dinâmica, ela é mais difícil de marcar - o TM permite uma marcação mais acirrada entre os jogadores.

    5. O Mercado - O Mercado do CoC dá uma dimensão muito maior de "jogo econômico" do que o TM, que é bem mais um "area enclosure". A principal forma de pontuação do CoC é o cumprimento de contratos (parecido com o Marco Polo e com 2135 outros jogos - não foi o Marco Polo que "inventou" isso não, apesar de muita gente não ter tido contato com outros jogos que também funcionam assim), e o mercado é peça fundamental nisso. 

    Enfim, são jogos, no final das contas, que dão sensações bem diferentes ao jogar. Quando eu jogo TM, eu sinto que planejo as ações entre as rodadas. Quando eu passo, e pego meu Income, eu já começo a planejar tudo que eu tenho que fazer no próximo round, e a separar os recursos para cada um deles, etc. No CoC, eu sinto que o planejamento ocorre mais durante a rodada - eu mudo mais de ideia, tem uma dimensão um pouco mais tática (pois os contratos mudam e são comprados por outros jogadores), me parece um jogo que você tem que replanejar mais ao longo da rodada. 

    Vale muito à pena jogar ambos, e se possível ter ambos em seu grupo de jogo. Se nunca jogou nenhum dos dois, comece pelo CoC - ele é mais simples de explicar (leva quase a metade do tempo) e de entender tudo que dá para fazer. E se tem algo que os dois deixam, é aquela vontade de jogar novamente e, da próxima vez, fazer melhor que a anterior (mesmo que você tenha ganho dos seus oponentes). 

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  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL06/12/17 16:48
    E2EK1EL » 06/12/17 16:48

    Não são um grande conhecedor de Terra Mystica, mas achei que os dois são bem diferentes.

    Discordo que em CoC tenha apenas um recurso, na verdade, todos os bens são recursos, então temos ovelha, lá, vaca, leite, pão, queijo e uísque.

    A tematica é bem diferente entre os dois jogos também, então em TM, vc pode produzir "magia" para fazer ações, enquanto que CoC é mais "realistico", e tudo é centralizado no dinheiro, assim como na vida real.

    Edit, minha analise comparando com outros jogos:
    https://www.ludopedia.com.br/topico/18731/breve-analise-e-comparacao-com-outros-jogos

    1
  • Torselli
    64 mensagens MD
    avatar
    Torselli06/12/17 17:04
    Torselli » 06/12/17 17:04

    E2EK1EL::
    Discordo que em CoC tenha apenas um recurso, na verdade, todos os bens são recursos, então temos ovelha, lá, vaca, leite, pão, queijo e uísque.


    Talvez eu não tenha sido claro na minha colocação. O que vc constrói, ou que ação você faz, no CoC, com um queijo e um whisky? Você não constrói nada e não faz ação nenhuma - ou eles viram ponto de vitória (em contratos) ou dinheiro (no mercado). É isso que eu quero dizer quando falo que o único recurso gerenciável do CoC - que deixa você fazer ações, que pode ser usado de formas diferentes - é o dinheiro. Todas as ações (exceto pontuar) envolvem dinheiro (ganhando ou gastando).


    E2EK1EL::
    A tematica é bem diferente entre os dois jogos também, então em TM, vc pode produzir "magia" para fazer ações, enquanto que CoC é mais "realistico", e tudo é centralizado no dinheiro, assim como na vida real.


    Isso pra mim é algo complicado. Eu sou eurogamer abstratão. Então, pra mim, um jogo que você faça uma conversão de leite em queijo, e outro que você converte orcs em trolls, com as mesmas mecânicas, são dois jogos iguais. E dois jogos em que você converte cubo azul em amarelo em mecânicas diferentes são dois jogos completamente diferentes. Para mim, temática tem relevância zero em um jogo...

    4
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam06/12/17 17:13
    DWilliam » 06/12/17 17:13

    Ótima análise! Comparando especificamente o elemento de mercado nesse jogo com os de outros jogos (Planet Steam, Navegador, etc), você acha ficou melhor/pior? Ou são muito diferentes e não dá pra comparar?

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL06/12/17 17:18
    E2EK1EL » 06/12/17 17:18

    Torselli::
    E2EK1EL::
    Discordo que em CoC tenha apenas um recurso, na verdade, todos os bens são recursos, então temos ovelha, lá, vaca, leite, pão, queijo e uísque.


    Talvez eu não tenha sido claro na minha colocação. O que vc constrói, ou que ação você faz, no CoC, com um queijo e um whisky? Você não constrói nada e não faz ação nenhuma - ou eles viram ponto de vitória (em contratos) ou dinheiro (no mercado). É isso que eu quero dizer quando falo que o único recurso gerenciável do CoC - que deixa você fazer ações, que pode ser usado de formas diferentes - é o dinheiro. Todas as ações (exceto pontuar) envolvem dinheiro (ganhando ou gastando).



    E2EK1EL::
    A tematica é bem diferente entre os dois jogos também, então em TM, vc pode produzir "magia" para fazer ações, enquanto que CoC é mais "realistico", e tudo é centralizado no dinheiro, assim como na vida real.


    Isso pra mim é algo complicado. Eu sou eurogamer abstratão. Então, pra mim, um jogo que você faça uma conversão de leite em queijo, e outro que você converte orcs em trolls, com as mesmas mecânicas, são dois jogos iguais. E dois jogos em que você converte cubo azul em amarelo em mecânicas diferentes são dois jogos completamente diferentes. Para mim, temática tem relevância zero em um jogo...

    Entendi. Concordo, tudo é centralizado em dinheiro no CoC, até mesmo pela temática e mecânica do jogo, por isso acho que ficou bem feito. No máximo que poderia ser feito seria criar madeiras ou pedras invés de dinheiro, para construir cervejaria, queijaria, etc, mas no final ia dar no mesmo.

    0
  • Torselli
    64 mensagens MD
    avatar
    Torselli06/12/17 17:34
    Torselli » 06/12/17 17:34

    DWilliam::Ótima análise! Comparando especificamente o elemento de mercado nesse jogo com os de outros jogos (Planet Steam, Navegador, etc), você acha ficou melhor/pior? Ou são muito diferentes e não dá pra comparar?

    Eu joguei Navegador faz MUITO tempo - teria que jogar de novo para lembrar. 

    Quanto ao Planet Steam, não dá para comparar. O mercado é o jogo no Planet Steam - ganhar o jogo quem tiver mais dinheiro. No CoC, ele é um acessório para negociar produtos e cumprir contratos - você não vai comprar um produto numa rodada e vender mais pra frente, por exemplo. Não é melhor nem pior - é só diferente. O CoC não é um jogo de manipulação de commodities como o Planet Steam.

    1
  • Diego Ni
    473 mensagens MD
    avatar
    Diego Ni06/12/17 18:06
    Diego Ni » 06/12/17 18:06

    O jogo é realmente uma mistura de elementos de vários jogos, que funcionam muito harmonicamente, mas pega tão pouco de cada um que não da pra substituir nenhum. O que mais inspira o jogo é o Terra Mystica, mas ainda assim é muito diferente. Quem diz que o CoC matou o Terra Mystica é porque já não gostava de Terra Mystica, pois esses elementos que ele pega não definem o TM de forma alguma.

    Realmente senti que travar os outros no tabuleiro é bem mais difícil, pois há muito mais liberdade de pra onde expandir. A pontuação de expansão é igual uma das extras que vêm na expansão Fire & Ice.

    O elemento do CoC que achei bem diferente, pois não conheço um jogo que use isso (se tiver, me digam), é a mecânica de importar itens que terão valores variáveis de acordo com a quantidade importada. Adorei isso no jogo. Tem um quê de set collection onde vc tem que tomar a decisão de exportar um certo item e fazer pontos, porém tomando cuidado para não desvalorizá-lo e prestando atenção nos contratos dos outros jogadores. Na partida que joguei de 3, fiz 40 pontos nisso, porque só eu exportei tabaco, 8 unidades divididas em dois contratos, sendo que o segundo eu cumpri porque outro jogador pegou uma de cana de açúcar, que iria jogar a cana lá pra frente.

    Terra Mystica é um dos meus tops, e também tenho e adoro Marco Polo e Planet Steam, e ter o CoC pra jogar no mesmo grupo só acrescenta.

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas06/12/17 19:39
    RFreitas » 06/12/17 19:39

    Ótima análise mesmo!

    0
  • RafaelG76
    808 mensagens MD
    avatar
    RafaelG7606/12/17 20:15
    RafaelG76 » 06/12/17 20:15

    Torselli::Já apareceram muitos post comparando Clans of Caledônia (CoC) ao Terra Mystica (TM), mostrando o que os dois têm de semelhante (mecânica de jogo, construções, tabuleiro hexagonal, bônus de construção, pontuação por rodada, etc.). Mas poucos deles se aprofundam no que eu realmente acho importante - quais as diferenças entre ele e o Terra Mystica? Jogar um ou o outro dá no mesmo? Vale à pena ter os dois na coleção (ou pelo menos no mesmo grupo de jogo)?

    A resposta curta: não tanto faz jogar um ou o outro, e vale sim à pena ter ambos no mesmo grupo de jogo. 

    A resposta longa - as principais diferenças entre os dois: 

    1. Raças/clãs - os clãs no CoC não são, nem de longe, tão variados e diferentes quanto as raças do TM ou os personagens do Marco Polo. Tirando uma ou outra exceção, eles não vão mudar radicalmente a forma como você vai jogar aquela partida. A vantagem para o TM é que, no CoC, não dá aquela vontade louca de jogar com todos os outros clãs, como acontece nas raças do TM. A vantagem para o CoC, é que muita gente reclama que o jogo de TM pode ser razoavelmente scriptado em decorrência da raça que você está jogando, o que não acontece tão forte no CoC.

    2. Recursos - No TM, você utliza diversos recursos para fazer ações: workers, dinheiro, padres e mana. No CoC, só existe um recurso em jogo, que é o dinheiro. A única ação que você pode fazer sem dinheiro é vender sua produção no mercado que, no final das contas, volta a virar dinheiro. Isso faz com que o CoC seja muito mais "aberto" na hora de escolher uma determinada ação, pois todas elas se originam do mesmo recurso. Na minha opinião, isso gera uma decisão mais difícil (e consequentemente um AP* maior) no CoC, onde aparentemente TODAS as opções de ação/prédios estão disponíveis desde a primeira rodada.

    3. Pre-Requisitos para construção: No TM, para você construir, primeiramente você tem que ter o terreno certo, e depois você pode construir um tipo de prédio, que depois pode ser melhorado para um segundo tipo, e depois para um terceiro/quarto/quinto. Dessa forma, com essa ordem, somente dois tipos de prédios estão disponíveis desde o princípio. No CoC, não há upgrades, e todos os prédios estão disponíveis desde o começo do jogo. Mesmo os prédios de processamento de matéria prima podem ser construídos ainda que você não a produza - você sempre pode recorrer ao mercado para comprar os produtos "naturais". Da mesma forma que a questão dos recursos, isso faz com que o CoC seja mais aberto, com mais opções do que fazer em cada rodada. Por outro lado, o TM exige um planejamento maior do jogador, e pode ser mais punitivo para aqueles que não o fazem adequadamente. 

    4. Formas de expansão. O TM pontua pelo maior grupo populacional adjacente, e o CoC pontua pelo maior número de povoados não adjacentes. Isso faz com que a estratégia de dispersão populacional do CoC seja completamente diferente do TM. Se por um lado ela é mais rápida e dinâmica, ela é mais difícil de marcar - o TM permite uma marcação mais acirrada entre os jogadores.

    5. O Mercado - O Mercado do CoC dá uma dimensão muito maior de "jogo econômico" do que o TM, que é bem mais um "area enclosure". A principal forma de pontuação do CoC é o cumprimento de contratos (parecido com o Marco Polo e com 2135 outros jogos - não foi o Marco Polo que "inventou" isso não, apesar de muita gente não ter tido contato com outros jogos que também funcionam assim), e o mercado é peça fundamental nisso. 

    Enfim, são jogos, no final das contas, que dão sensações bem diferentes ao jogar. Quando eu jogo TM, eu sinto que planejo as ações entre as rodadas. Quando eu passo, e pego meu Income, eu já começo a planejar tudo que eu tenho que fazer no próximo round, e a separar os recursos para cada um deles, etc. No CoC, eu sinto que o planejamento ocorre mais durante a rodada - eu mudo mais de ideia, tem uma dimensão um pouco mais tática (pois os contratos mudam e são comprados por outros jogadores), me parece um jogo que você tem que replanejar mais ao longo da rodada. 

    Vale muito à pena jogar ambos, e se possível ter ambos em seu grupo de jogo. Se nunca jogou nenhum dos dois, comece pelo CoC - ele é mais simples de explicar (leva quase a metade do tempo) e de entender tudo que dá para fazer. E se tem algo que os dois deixam, é aquela vontade de jogar novamente e, da próxima vez, fazer melhor que a anterior (mesmo que você tenha ganho dos seus oponentes). 


    Concordo plenamente. Tenho o Terra Mystica e não pensei duas vezes em adquirir o Clans.

    0
  • Doidera
    1121 mensagens MD
    avatar
    Doidera06/12/17 20:48
    Doidera » 06/12/17 20:48

    Muito esclarecedora sua análose comparativa.

    Ajuda muitos que tem o Terra Mystica a se decidirem se compram ou não o Clans of Claedonia.

    E viva as análises escritas!

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