Você não leu direito as regras.
As regras dizem que o jogador ativo será destruído se o daikaiju estiver adjacente ao navio (não adjacente ao ladrilho/qualquer lado do ladrilho), isso porque na sequência do turno do jogador ele teria que jogar um Ladrilho de Correnteza e seguir adiante, só que à frente dele está o daikaiju, ou seja, o navio será inevitavelmente destruído. O que está escrito nas regras só resumiu tudo isso, falando apenas que o jogador ativo é destruído.
Quanto ao outro jogador, a resposta também está escrita nas regras:
"Se houver outro navio ao lado da embarcação do jogador da vez (duas naus no mesmo ladrilho, voltadas na mesma direção), o segundo navio não será automaticamente destruído pelo daikaiju, já que seu capitão ainda pode escapar da ira do monstro (o daikaiju ainda pode se mover antes do turno desse jogador)!"
Isso porque esse navio ainda não irá se movimentar adiante na direção do daikaiju neste turno, só no turno dele, e até lá, o daikaiju pode sair da frente.