BOARD GAME REVIEW: Tsukiji - Vendendo bem o peixe
Por B. Côrtes

Dois a quatro jogadores digladiam pela riqueza no disputado mercado gastronômico de Tóquio. Sua arma mais poderosa? A especulação.
Lançando mão da arte encantadora do estreante Alex Mamede, o novo trabalho de Leandro Pires simula sete dias de competição entre donos de grandes restaurantes japoneses. Em Tsukiji, o objetivo de cada um é lucrar com a melhor negociação de suas principais matérias-primas – uma variedade de peixes e frutos do mar.
Mecânicas:
– Ação Simultânea
– Colecionar Componentes
– Especulação Financeira

Aprender a mecânica é fácil, mas é preciso um olhar aguçado e muita sagacidade para se dar bem nesse jogo. Na prática, funciona assim: o mercado põe à mesa lotes compostos por três mercadorias (cartas). O passo seguinte é a avaliação das ofertas expostas, momento em que todos indicam, ao mesmo tempo, valores de 0 a 4 – ou cartas de efeitos especiais – para atribuir a cada conjunto. Acabando essa fase, a soma das indicações define os preços dos lotes à mesa que, por fim, se houver interesse, podem ou não ser comprados – o que sobrar, vai para o lixo.
Cada ação é decisiva, mas na fase de avaliações é que a chance de manipular preços se revela. Essa etapa é determinante, pois é aí que as mercadorias em jogo valorizam ou depreciam. Rodada a rodada, é o resultado das avaliações que indica o potencial dos produtos para o que define a vitória: o lucro final.

Para ficar mais saboroso, Tsukiji conta ainda com cartas coringa e yakuza, com efeitos especiais sobre as possibilidades de compra e venda, que podem surpreender e incrementar as estratégias em jogo.
Ao fim das rodadas, sai ganhando quem tiver as mercadorias mais valorizadas pelas transações feitas ao longo da partida. Tudo é convertido em dinheiro, apontando o mais bem-sucedido empreendedor gastronômico de Tóquio!
Impressões do Chef (Considerações Finais)
Para os jogadores mais sagazes, Tsukiji pode ser considerado um excelente filler**.
Com até uma hora de duração, o jogo pede habilidade e atenção, mas flui saborosamente com regras simples e uma arte envolvente. Funciona melhor para mesas de dois a três, garantindo mais controle sobre os efeitos das jogadas. É, enfim, uma boa pedida para repetir várias vezes no fim dos dias de joga.

Pontos positivos:
– Cada partida é única!
O jogo desafia a sagacidade e a capacidade de adaptação ao mesmo tempo em que demanda uma boa percepção estratégica.
– Uma beleza de jogo!
Rica em detalhes e original, a arte dá gosto de ver – e jogar.
Pontos negativos
– A imprevisível mão do mercado…
A mecânica de ação simultânea prejudica a previsão das variações de preço, o que reduz o caráter estratégico do jogo
– Jogando no “AP”*
Muita informação matemática para pouco tempo de decisão pode provocar momentos de “trava”, especialmente quando o número de jogadores é maior.
– A voz da experiência
Quem joga pela primeira vez, muitas vezes não percebe o aspecto tático das jogadas (alguns resultados chegam a parecer aleatórios). Porém, com a repetição, tudo fica mais fácil de compreender.
*AP: Analysis Paralysis é uma expressão que se usa para situações nas quais a decisão de um jogador leva tempo o bastante para ser considerada uma “travada” na fluidez da partida.
**Filler: Em português, algo como “preenchedor de lacunas”. É uma expressåo usada para aqueles jogos mais curtos, perfeitos para partidas naquelas horinhas extras.
IMPORTANTE:
Tsukiji está em Financiamento Coletivo, já financiado e com várias metas sendo batidas!
Não deixe de apoiar!
www.catarse.me/tsukiji
Ficha Técnica:
Jogadores: 2 a 4
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 20 minutos
Tipo: Caixa Básica
Fabricante/Desenvolvedora: Redbox Editora
Idioma: Português
Preço Médio: R$ 149,00