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A Guerra dos Tronos: Board Game
  • avatar
    massamendes03/12/17 13:26
    avatar
    massamendes
    03/12/17 13:26
    314 mensagens MD

    Fala galera...

    Sou novo nesse vício de game board e fui de cara em ter primeiramente o Game of Thrones Board Game (disseram que foi loucura rs).

    O jogo é sensacional e ontem fizemos nossa primeira partida com 6 jogadores e foi muito foda (uma puta diferença, realmente o jogo fica incrível quando se joga com a mesa completa).

    Porém surgiram duas dúvidas que espero que a galera possa dar um auxílio.



    1- Podemos fazer alianças, blefar e tudo mais no jogo, desde que não haja suborno. Eu acho isso muito legal e cria muita treta mesmo (ontem um casal saiu bolado já rsrs). Porém ocorreu o seguinte: um casal fez uma aliança, como já era de se esperar, porém começaram a combinar as estratégias de onde colocariam os tokens no planejamento, além de começarem a dialogar via whatsapp para ninguém se quer escutar qualquer coisa e por fim nos momentos em que deveríamos fazer apostas nos marcadores ou selvagens, o casal começou a combinar quanto cada um ia apostar ("você aposta tudo no trono de ferro e eu aposto tudo na lâmina", por exemplo).

    Nesse momento dois irmãos também fizeram o mesmo esquema de alianças e fiquei com a casa Baratheon sozinho fazendo apenas uma aliança com os Starks (que estava boiando no jogo pela primeira vez), para que ele apenas não me atacasse e eu não o atacaria.

    Bom, eu vi alguns vídeos no youtube de pessoas jogando e a única aliança que via era do tipo "se você não me atacar ali eu não te causo problemas" e no final essa aliança se beneficiava quando havia uma decisão de empate ou no blefe da escolha dos tokens.

    Mas fiquei na dúvida até que ponto esses blefes e alianças estariam de acordo com o jogo. Apesar do casal ter jogado literalmente um cooperativo, ficaram longe de ganhar o jogo (acredito que exatamente por esse motivo, pois eles não avançaram no jogo). Mas e aí, o que vocês acham? Alguém saberia dar alguma informação melhor acerca desse assunto? 




    2- Outra dúvida que ocorreu na outra partida (o casal foi embora) foi com relação as limitações para 4 jogadores (não tenho a expansão ainda). Quando jogamos com 3 jogadores, há diversas limitações que travaram metade do mapa, pra facilitar o jogo, porém não houve limitação alguma para 4 jogadores. O mapa apenas continha alguns tokens de resistência/defesa nos territórios, mas não impedia de avançar como para 3 jogadores.

    Tivemos a impressão de que foi ridiculamente fácil (venci em 5 rodadas com a casa Baratheon) simplesmente avançando para baixo enquanto as outras casas que ficavam próximas tentaram fazer alianças (no mesmo esquema da dúvida 1) para me parar, mas com 2 torres e navios fazendo pontes eu venci o jogo sem qualquer dificuldade.

    Minha dúvida é se vocês tiveram essa mesma sensação para 4 jogadores e se fizeram algum tipo de modificação/limitação do mapa SEM ter as expansões.


    3- Com relação as cartinhas que adicionam o fator sorte nos combates (aquelas pequenas que podem vir qualquer coisa), tivemos a seguinte dúvida: quem deve pegar a primeira carta? O atacante ou o defensor? É uma pergunta que ao primeiro momento não faz muita diferença, mas o grupo é quase todo de Exatas e já começaram a fazer as estatísticas e probabilidades em cima das cartas hahahahaha... há alguma regra de quem pega a primeira carta e a segunda?

    Combinamos que o atacante pegaria a primeira carta, mas sei lá se é isso mesmo.



    4- Por último e não menos importante... símbolos de espadas e torres. Supomos que a casa Baratheon utilize uma carta com 3 espadas e a casa Stark utilize uma carta com 1 espada e 1 torre. Nesse caso quem decide qual unidade será destruída pela espada e qual unidade será protegida pela torre?

    Seria a casa Baratheon a decidir pelas 3 unidades do inimigo a serem destruídas ou os Starks que decidiriam quais seriam as suas 3 unidades e qual protegeria com seu símbolo de torre?




    Obs.: Sim, a treta ficou violenta, geral saiu puta da vida e jogaram todas as pragas no dono do jogo (eu), auhahuuahhuauhauha... mas com certeza faremos mais uma jogatina dessas para novas tretas ahahahahaha... só queremos entender melhor o jogo para não comerçarmos a criar regras aleatórias.

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  • MP55
    31 mensagens MD
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    MP5503/12/17 13:46
    MP55 » 03/12/17 13:46

    massamendes::Fala galera...

    Sou novo nesse vício de game board e fui de cara em ter primeiramente o Game of Thrones Board Game (disseram que foi loucura rs).

    O jogo é sensacional e ontem fizemos nossa primeira partida com 6 jogadores e foi muito foda (uma puta diferença, realmente o jogo fica incrível quando se joga com a mesa completa).

    Porém surgiram duas dúvidas que espero que a galera possa dar um auxílio.



    1- Podemos fazer alianças, blefar e tudo mais no jogo, desde que não haja suborno. Eu acho isso muito legal e cria muita treta mesmo (ontem um casal saiu bolado já rsrs). Porém ocorreu o seguinte: um casal fez uma aliança, como já era de se esperar, porém começaram a combinar as estratégias de onde colocariam os tokens no planejamento, além de começarem a dialogar via whatsapp para ninguém se quer escutar qualquer coisa e por fim nos momentos em que deveríamos fazer apostas nos marcadores ou selvagens, o casal começou a combinar quanto cada um ia apostar ("você aposta tudo no trono de ferro e eu aposto tudo na lâmina", por exemplo).

    Nesse momento dois irmãos também fizeram o mesmo esquema de alianças e fiquei com a casa Baratheon sozinho fazendo apenas uma aliança com os Starks (que estava boiando no jogo pela primeira vez), para que ele apenas não me atacasse e eu não o atacaria.

    Bom, eu vi alguns vídeos no youtube de pessoas jogando e a única aliança que via era do tipo "se você não me atacar ali eu não te causo problemas" e no final essa aliança se beneficiava quando havia uma decisão de empate ou no blefe da escolha dos tokens.

    Mas fiquei na dúvida até que ponto esses blefes e alianças estariam de acordo com o jogo. Apesar do casal ter jogado literalmente um cooperativo, ficaram longe de ganhar o jogo (acredito que exatamente por esse motivo, pois eles não avançaram no jogo). Mas e aí, o que vocês acham? Alguém saberia dar alguma informação melhor acerca desse assunto? 




    2- Outra dúvida que ocorreu na outra partida (o casal foi embora) foi com relação as limitações para 4 jogadores (não tenho a expansão ainda). Quando jogamos com 3 jogadores, há diversas limitações que travaram metade do mapa, pra facilitar o jogo, porém não houve limitação alguma para 4 jogadores. O mapa apenas continha alguns tokens de resistência/defesa nos territórios, mas não impedia de avançar como para 3 jogadores.

    Tivemos a impressão de que foi ridiculamente fácil (venci em 5 rodadas com a casa Baratheon) simplesmente avançando para baixo enquanto as outras casas que ficavam próximas tentaram fazer alianças (no mesmo esquema da dúvida 1) para me parar, mas com 2 torres e navios fazendo pontes eu venci o jogo sem qualquer dificuldade.

    Minha dúvida é se vocês tiveram essa mesma sensação para 4 jogadores e se fizeram algum tipo de modificação/limitação do mapa SEM ter as expansões.


    3- Com relação as cartinhas que adicionam o fator sorte nos combates (aquelas pequenas que podem vir qualquer coisa), tivemos a seguinte dúvida: quem deve pegar a primeira carta? O atacante ou o defensor? É uma pergunta que ao primeiro momento não faz muita diferença, mas o grupo é quase todo de Exatas e já começaram a fazer as estatísticas e probabilidades em cima das cartas hahahahaha... há alguma regra de quem pega a primeira carta e a segunda?

    Combinamos que o atacante pegaria a primeira carta, mas sei lá se é isso mesmo.



    4- Por último e não menos importante... símbolos de espadas e torres. Supomos que a casa Baratheon utilize uma carta com 3 espadas e a casa Stark utilize uma carta com 1 espada e 1 torre. Nesse caso quem decide qual unidade será destruída pela espada e qual unidade será protegida pela torre?

    Seria a casa Baratheon a decidir pelas 3 unidades do inimigo a serem destruídas ou os Starks que decidiriam quais seriam as suas 3 unidades e qual protegeria com seu símbolo de torre?




    Obs.: Sim, a treta ficou violenta, geral saiu puta da vida e jogaram todas as pragas no dono do jogo (eu), auhahuuahhuauhauha... mas com certeza faremos mais uma jogatina dessas para novas tretas ahahahahaha... só queremos entender melhor o jogo para não comerçarmos a criar regras aleatórias.

    Bom, vamos lá: 
    1- Pode usar a aliança de toda maneira que puder, comunicar de forma escondida também é válida. A única coisa que não pode é mostrar quais tokens a pessoa ta colocando, falar ela pode, mas mostrar nunca! (Ela pode falar que vai por uma defesa e colocar uma marcha, por exemplo.)
    2- Com 4 jogadores eu também sinto que o jogo é quebrado. tem umas regras diferentes feitas pelos jogadores por aí que tornam o jogo mais equilibrado.
    3- Nunca utilizei essas cartinhas, portanto não sei responder =(
    4- Quem escolhe quais unidades perder é sempre quem perdeu o combate.

    0
  • carvarafael
    141 mensagens MD
    avatar
    carvarafael03/12/17 13:50
    carvarafael » 03/12/17 13:50

    Bom vamos lá, vou tenntar ser breve.

    O primeiro caso nunca aconteceu na minha mesa porque a gente entende que o jogo é competitivo e só um ganha. Limitar o uso de whatsapp vai da mesa ao ver.

    Para 4 jogadores o setup original é bem desequilibrado. Eu customo jogar ou a expansão ou uma variante com esse número. Nessa variante todo o norte é bloqueado, inclusive as áreas do ninho da águia (correrio é o castelo mais ao norte a ser conquistado). Daí cada família do sul tem alcance direto à 3 castelos e sobram alguns pra disputa. Como tem menos castelo disponíveis o fim de jogo se dá com 6 castelos ao invés de 7. Acredito que o jogo fica bem melhor dessa forma. Essa variante chama-se struggle on South, e vc acha mais informações no próprio BGG( maior fórum de bg do mundo). Além disso nesse mesmo fórum tem várias outras que tentam melhorar o equilíbrio para 4 e 5 jogadores.

    Com relação as cartas de sorte, não use, é um elemento desnecessário nesse jogo, e como vcs são de exatas, ter um maior controle da força do oponente, menos aletoriedade, é melhor não?

     
    Com relação espadas e torres, olha se a diferença entra às espadas do vitorioso e as torres do perdedor se a diferença for maior que zero, o perdedor perde unidades igual essa diferença. Sempre as quem escolha as unidades perdidas é quem perdeu o combate. No exemplo se os baratheons ganhassem a batalha e os starks escolheria duas unidades para ser destruídas.

    Esse é o jogo para acabar amizades, sem uma traição no momento certo ninguém ganha hahhaha. Espero ter ajudado, e caso eu esteja errado, alguém me corrija, estamos sempre aprendendo

    0
  • massamendes
    314 mensagens MD
    avatar
    massamendes03/12/17 14:00
    massamendes » 03/12/17 14:00

    MP55::
    massamendes:::Fala galera...

    Sou novo nesse vício de game board e fui de cara em ter primeiramente o Game of Thrones Board Game (disseram que foi loucura rs).

    O jogo é sensacional e ontem fizemos nossa primeira partida com 6 jogadores e foi muito foda (uma puta diferença, realmente o jogo fica incrível quando se joga com a mesa completa).

    Porém surgiram duas dúvidas que espero que a galera possa dar um auxílio.



    1- Podemos fazer alianças, blefar e tudo mais no jogo, desde que não haja suborno. Eu acho isso muito legal e cria muita treta mesmo (ontem um casal saiu bolado já rsrs). Porém ocorreu o seguinte: um casal fez uma aliança, como já era de se esperar, porém começaram a combinar as estratégias de onde colocariam os tokens no planejamento, além de começarem a dialogar via whatsapp para ninguém se quer escutar qualquer coisa e por fim nos momentos em que deveríamos fazer apostas nos marcadores ou selvagens, o casal começou a combinar quanto cada um ia apostar ("você aposta tudo no trono de ferro e eu aposto tudo na lâmina", por exemplo).

    Nesse momento dois irmãos também fizeram o mesmo esquema de alianças e fiquei com a casa Baratheon sozinho fazendo apenas uma aliança com os Starks (que estava boiando no jogo pela primeira vez), para que ele apenas não me atacasse e eu não o atacaria.

    Bom, eu vi alguns vídeos no youtube de pessoas jogando e a única aliança que via era do tipo "se você não me atacar ali eu não te causo problemas" e no final essa aliança se beneficiava quando havia uma decisão de empate ou no blefe da escolha dos tokens.

    Mas fiquei na dúvida até que ponto esses blefes e alianças estariam de acordo com o jogo. Apesar do casal ter jogado literalmente um cooperativo, ficaram longe de ganhar o jogo (acredito que exatamente por esse motivo, pois eles não avançaram no jogo). Mas e aí, o que vocês acham? Alguém saberia dar alguma informação melhor acerca desse assunto? 




    2- Outra dúvida que ocorreu na outra partida (o casal foi embora) foi com relação as limitações para 4 jogadores (não tenho a expansão ainda). Quando jogamos com 3 jogadores, há diversas limitações que travaram metade do mapa, pra facilitar o jogo, porém não houve limitação alguma para 4 jogadores. O mapa apenas continha alguns tokens de resistência/defesa nos territórios, mas não impedia de avançar como para 3 jogadores.

    Tivemos a impressão de que foi ridiculamente fácil (venci em 5 rodadas com a casa Baratheon) simplesmente avançando para baixo enquanto as outras casas que ficavam próximas tentaram fazer alianças (no mesmo esquema da dúvida 1) para me parar, mas com 2 torres e navios fazendo pontes eu venci o jogo sem qualquer dificuldade.

    Minha dúvida é se vocês tiveram essa mesma sensação para 4 jogadores e se fizeram algum tipo de modificação/limitação do mapa SEM ter as expansões.


    3- Com relação as cartinhas que adicionam o fator sorte nos combates (aquelas pequenas que podem vir qualquer coisa), tivemos a seguinte dúvida: quem deve pegar a primeira carta? O atacante ou o defensor? É uma pergunta que ao primeiro momento não faz muita diferença, mas o grupo é quase todo de Exatas e já começaram a fazer as estatísticas e probabilidades em cima das cartas hahahahaha... há alguma regra de quem pega a primeira carta e a segunda?

    Combinamos que o atacante pegaria a primeira carta, mas sei lá se é isso mesmo.



    4- Por último e não menos importante... símbolos de espadas e torres. Supomos que a casa Baratheon utilize uma carta com 3 espadas e a casa Stark utilize uma carta com 1 espada e 1 torre. Nesse caso quem decide qual unidade será destruída pela espada e qual unidade será protegida pela torre?

    Seria a casa Baratheon a decidir pelas 3 unidades do inimigo a serem destruídas ou os Starks que decidiriam quais seriam as suas 3 unidades e qual protegeria com seu símbolo de torre?




    Obs.: Sim, a treta ficou violenta, geral saiu puta da vida e jogaram todas as pragas no dono do jogo (eu), auhahuuahhuauhauha... mas com certeza faremos mais uma jogatina dessas para novas tretas ahahahahaha... só queremos entender melhor o jogo para não comerçarmos a criar regras aleatórias.


    Bom, vamos lá: 
    1- Pode usar a aliança de toda maneira que puder, comunicar de forma escondida também é válida. A única coisa que não pode é mostrar quais tokens a pessoa ta colocando, falar ela pode, mas mostrar nunca! (Ela pode falar que vai por uma defesa e colocar uma marcha, por exemplo.)
    2- Com 4 jogadores eu também sinto que o jogo é quebrado. tem umas regras diferentes feitas pelos jogadores por aí que tornam o jogo mais equilibrado.
    3- Nunca utilizei essas cartinhas, portanto não sei responder =(
    4- Quem escolhe quais unidades perder é sempre quem perdeu o combate.



    1- Isso vale inclusive combinar quanto cada um vai apostar nos marcadores? (é que achei meio sem sentido)

    4- No caso que dei...

    força total da Baratheon = 7 (com 3 espadas)
    x
    força total da Stark = 5 (com 2 espadas e 1 torre)

    Baratheon ganhou, então os Stark escolherão 2 unidades para perder (pois a torre vai anular a terceira).

    Os Baratheon vão ter que eliminar duas unidades mesmo ganhando, correto? Ou seja, ele escolherá, certo?

    0
  • massamendes
    314 mensagens MD
    avatar
    massamendes03/12/17 14:06
    massamendes » 03/12/17 14:06

    carvarafael:: Bom vamos lá, vou tenntar ser breve.

    O primeiro caso nunca aconteceu na minha mesa porque a gente entende que o jogo é competitivo e só um ganha. Limitar o uso de whatsapp vai da mesa ao ver.

    Para 4 jogadores o setup original é bem desequilibrado. Eu customo jogar ou a expansão ou uma variante com esse número. Nessa variante todo o norte é bloqueado, inclusive as áreas do ninho da águia (correrio é o castelo mais ao norte a ser conquistado). Daí cada família do sul tem alcance direto à 3 castelos e sobram alguns pra disputa. Como tem menos castelo disponíveis o fim de jogo se dá com 6 castelos ao invés de 7. Acredito que o jogo fica bem melhor dessa forma. Essa variante chama-se struggle on South, e vc acha mais informações no próprio BGG( maior fórum de bg do mundo). Além disso nesse mesmo fórum tem várias outras que tentam melhorar o equilíbrio para 4 e 5 jogadores.

    Com relação as cartas de sorte, não use, é um elemento desnecessário nesse jogo, e como vcs são de exatas, ter um maior controle da força do oponente, menos aletoriedade, é melhor não?

     
    Com relação espadas e torres, olha se a diferença entra às espadas do vitorioso e as torres do perdedor se a diferença for maior que zero, o perdedor perde unidades igual essa diferença. Sempre as quem escolha as unidades perdidas é quem perdeu o combate. No exemplo se os baratheons ganhassem a batalha e os starks escolheria duas unidades para ser destruídas.

    Esse é o jogo para acabar amizades, sem uma traição no momento certo ninguém ganha hahhaha. Espero ter ajudado, e caso eu esteja errado, alguém me corrija, estamos sempre aprendendo


    Interessante a ideia para 4 jogadores... vou procurar entender depois isso direito pra fazer com 4 jogadores, mas parece ser muito melhor que deixar o mapa todo aberto.

    Então, a cartas de sorte no combate é justamente para emputecer ainda mais a galera de Exatas.

    Sim... estou precisando eliminar algumas amizades mesmo, já sei que é só convidar pra jogar o GOT hahahaha....

    0
  • Fucho
    121 mensagens MD
    avatar
    Fucho03/12/17 14:14
    Fucho » 03/12/17 14:14

    Nesse caso espada dos Stark não conta, pois perderam, seriam apenas 2 unidades dos Stark destruídas.

    0
  • corijo
    123 mensagens MD
    avatar
    corijo03/12/17 18:03
    corijo » 03/12/17 18:03

    1- Vale combinar de tudo, não vale mostrar o marcador de ordem escolhido, mas vale pedir que a pessoa coloque o que vc quiser, se ela vai mesmo colocar é problema seu.

    Quanto a conversas via zap, acredito que seja uma duvida tipo essa: "enquanto jogava monopoly, meu adversário me apunhalou nos rins, isso vale?" hora, não há nada nas regras proibindo, visto que é imprevisível para quem projetou o jogo, mas se seu grupo achou legal e temático, qual é o mal?

    4?- sobre espadas e torres: Somente deve-se considerar as espadas do vencedor e as torres do perdedor. Quem escolhe a unidade destruida é o perdedor, a não ser que alguma carta diga o contrário.

    E entro no coro de que as cartas de aleatoriedade são um cocô, devendo ser usadas apenas por aqueles que querem ver o mundo em chamas.

    0
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