Fala galera...
Sou novo nesse vício de game board e fui de cara em ter primeiramente o Game of Thrones Board Game (disseram que foi loucura rs).
O jogo é sensacional e ontem fizemos nossa primeira partida com 6 jogadores e foi muito foda (uma puta diferença, realmente o jogo fica incrível quando se joga com a mesa completa).
Porém surgiram duas dúvidas que espero que a galera possa dar um auxílio.
1- Podemos fazer alianças, blefar e tudo mais no jogo, desde que não haja suborno. Eu acho isso muito legal e cria muita treta mesmo (ontem um casal saiu bolado já rsrs). Porém ocorreu o seguinte: um casal fez uma aliança, como já era de se esperar, porém começaram a combinar as estratégias de onde colocariam os tokens no planejamento, além de começarem a dialogar via whatsapp para ninguém se quer escutar qualquer coisa e por fim nos momentos em que deveríamos fazer apostas nos marcadores ou selvagens, o casal começou a combinar quanto cada um ia apostar ("você aposta tudo no trono de ferro e eu aposto tudo na lâmina", por exemplo).
Nesse momento dois irmãos também fizeram o mesmo esquema de alianças e fiquei com a casa Baratheon sozinho fazendo apenas uma aliança com os Starks (que estava boiando no jogo pela primeira vez), para que ele apenas não me atacasse e eu não o atacaria.
Bom, eu vi alguns vídeos no youtube de pessoas jogando e a única aliança que via era do tipo "se você não me atacar ali eu não te causo problemas" e no final essa aliança se beneficiava quando havia uma decisão de empate ou no blefe da escolha dos tokens.
Mas fiquei na dúvida até que ponto esses blefes e alianças estariam de acordo com o jogo. Apesar do casal ter jogado literalmente um cooperativo, ficaram longe de ganhar o jogo (acredito que exatamente por esse motivo, pois eles não avançaram no jogo). Mas e aí, o que vocês acham? Alguém saberia dar alguma informação melhor acerca desse assunto?
2- Outra dúvida que ocorreu na outra partida (o casal foi embora) foi com relação as limitações para 4 jogadores (não tenho a expansão ainda). Quando jogamos com 3 jogadores, há diversas limitações que travaram metade do mapa, pra facilitar o jogo, porém não houve limitação alguma para 4 jogadores. O mapa apenas continha alguns tokens de resistência/defesa nos territórios, mas não impedia de avançar como para 3 jogadores.
Tivemos a impressão de que foi ridiculamente fácil (venci em 5 rodadas com a casa Baratheon) simplesmente avançando para baixo enquanto as outras casas que ficavam próximas tentaram fazer alianças (no mesmo esquema da dúvida 1) para me parar, mas com 2 torres e navios fazendo pontes eu venci o jogo sem qualquer dificuldade.
Minha dúvida é se vocês tiveram essa mesma sensação para 4 jogadores e se fizeram algum tipo de modificação/limitação do mapa SEM ter as expansões.
3- Com relação as cartinhas que adicionam o fator sorte nos combates (aquelas pequenas que podem vir qualquer coisa), tivemos a seguinte dúvida: quem deve pegar a primeira carta? O atacante ou o defensor? É uma pergunta que ao primeiro momento não faz muita diferença, mas o grupo é quase todo de Exatas e já começaram a fazer as estatísticas e probabilidades em cima das cartas hahahahaha... há alguma regra de quem pega a primeira carta e a segunda?
Combinamos que o atacante pegaria a primeira carta, mas sei lá se é isso mesmo.
4- Por último e não menos importante... símbolos de espadas e torres. Supomos que a casa Baratheon utilize uma carta com 3 espadas e a casa Stark utilize uma carta com 1 espada e 1 torre. Nesse caso quem decide qual unidade será destruída pela espada e qual unidade será protegida pela torre?
Seria a casa Baratheon a decidir pelas 3 unidades do inimigo a serem destruídas ou os Starks que decidiriam quais seriam as suas 3 unidades e qual protegeria com seu símbolo de torre?
Obs.: Sim, a treta ficou violenta, geral saiu puta da vida e jogaram todas as pragas no dono do jogo (eu), auhahuuahhuauhauha... mas com certeza faremos mais uma jogatina dessas para novas tretas ahahahahaha... só queremos entender melhor o jogo para não comerçarmos a criar regras aleatórias.