butilheiro:: rafa.soliveira::A Ludofy já anunciou Nusfjord, Riverboat e Indian Summer, bem antes de entrarem nas listas de jogos mais procurado de Essen, uma coisa que não pode-se dizer do Parma é que não tem um bom olho para jogos, algo que ele já tinha provado com o Barenpark.
Além da Ludofy, Mandala já deve estar lançando o Lisboa e tem o Photsynthesis e o Gaia Project anunciados. MeepleBr trouxe o o Clans of Calendonia já e muito provavelmente essas e outras editoras vão anunciar algo, logo logo.
Acho, que Azul, Altiplano, Rajas of Ganges, Merlin e Majesty, devem ser anunciado até o final do ano. O restante desses lançamentos mais quentes, acho que vai depender se estão vendendo bem, pois esses que enumerei sei que estão tendo uma boa aceitação no mercado internacional.
Lembrando que a Ludofy também já disse que irá trazer "no mínimo 4" dos principais lançamentos da feira e só anunciou 3 deles até o momento. Além dos 3 anunciados, tenho palpite de outros 2 que acho que tem tudo a ver com a cara da editora: 1920 Wall Street e Noria (levem isso como um palpite pessoal, eu não tenho nenhuma informação a respeito disso).
Sobre o Ex-Libris em si, vale dizer que a editora é a Renegade Game Studio, mesma de jogos como o Clank! (que vem pela Conclave) e o Lanterns (lançado pela Devir com um nome difícil de lembrar). E ainda tem o World's Fair 1893 que a editora já deu pistas que sairia por aqui, mas não sabemos quem irá nacionalizar. Se for pra apostar na vinda do Ex-Libris, eu apostaria na Devir. Também aposto na Devir a vinda do Azul.
Altiplano, Rajas of Ganges, Merlin e Majesty: For the Realm são todos jogos com cara de sair no Brasil, mas ainda são apostas difíceis de prever. Mais difícil ainda seria o Agra, por exemplo, que tem muita gente achando que vem porque o Jack falou que vai fazer um vídeo do jogo e, geralmente, ele não faz de jogo que não tenha previsão de sair no Brasil. É uma boa pista, mas ainda acho cedo pra um jogo tão pesado e com tão poucas avaliações sair no Brasil. Seria excelente? Seria. Mas não acredito que venha agora.
Concordo, mas acho que tirando a FFG com a Galápagos, todas as outras editoras internacionais estão abertas para as editoras brasileiras. Quer dizer está tudo aberto para negócios.
Azul eu acho que é quase certeza que sai, o jogo surpreendentemente aparece sempre em primeiro em todas listas de jogos mais quentes, acho muito difícil alguém não pegar esse jogo. Queendomino também acho que é certeza.
Altiplano talvez seja minha "aposta" de jogo pesada para ser lançado aqui, mais até que o Agra, muito por causa da distribuição, a dlp editora do Altiplano tem mais contatos, já está fechado para lançar nos EUA e lançar nos EUA é meio caminho andado para ter lançamento no Brasil.
Rajas of Ganges é um jogo que estou torcendo para lançar aqui. Acho que foi o jogo que mais me interessou de todos que vi de Essen.
Agora de resto, é achismo mesmo. Merlin é da Queens o que sempre complica, Majesty vai depender do quanto venderá lá fora, Noria mesma coisa, 1920 Wall Street entra na linha do Agra de editora nova fazendo contatos ainda. Acho que o restante dos jogos entra na mesma linha, se vendeu bem lá fora ou a editora está fechando distribuição para outros países.
Certeza que não vem é o 7th Continent, acho impossível e se lançarem aqui não compraria, não faz meu estilo