Fala galera dos jogos! Acabei de receber minha caixinha da edição de décimo aniversário de Ticket to Ride, que é distribuído pela Galápagos, já com tradução em português. Nunca havia jogado, apesar dos comentários sempre positivos a respeito da versão original. E realmente é tudo aquilo o que se diz, jogo simples, e muito agradável de jogar. Essa edição especial, além dos detalhes muito bem cuidados no acabamento dos componentes (trens coloridos, armazenados em latinhas, tabuleiro enorme, arte belíssima das cartas), incorpora a expansão 1910, que acrescenta algumas cartas e respectivos detalhes ao conjunto original. Ocorre que, por falha absurda do fabricante, no manual de regras não há qualquer menção à expansão, e nem muito menos às regras especiais que se aplicam a ela. As cartas da expansão aparecem simplesmente misturadas às demais, sem qualquer esclarecimento. Ao abrir o jogo e tentar jogá-lo pela primeira vez, notei algumas coisas sem explicação, e fui ao manual procurar. Nenhuma referência, nem na tradução para o português, nem no original. Fui então procurar alguma coisa no BGG, e lá encontrei acalorada discussão a respeito, com o fabricante, afinal de contas, admitindo a falha através de um infeliz que foi designado por eles para apresentar alguma desculpa. Desculpas esfarrapadas, algumas mentiras, mas acabou admitindo a séria lacuna, se considerarmos o alto custo do jogo e o tamanho do fabricante (Days of Wonder é uma das maiores produtoras de jogos no mundo).
O defeito não impede ninguém de jogar, mesmo sem saber dos detalhes acabei jogando pelas regras originais e o jogo fluiu. Mas, examinando as regras especiais da expansão 1910, vemos que existem diferenças. Aqueles que já conheciam o jogo anteriormente, e que já haviam jogado a expansão, certamente não encontraram problemas, já que antecipadamente tinham ciência de tudo. Já os que, como eu, decidiram só agora adquirir o jogo em sua edição especial, acharão algumas estranhezas sem explicação no manual. Para este, abri o presente tópico, que deve servir como alerta.
- Foram acrescentadas 34 cartas de objetivos da expansão 1910, e elas são facilmente identificadas através da inscrição "1910" nas próprias cartas, no canto inferior direito. As cartas do jogo original estão com a inscrição "classic", nesse ponto.
- Dentre elas, cerca de 15 estão marcadas como sendo cartas de "Big City", que servem para uma variação no modo de jogar.
- Outras 4 têm a marcação "Mistery train", cercada por interrogações. Contudo, se você procurar o tal Mistery train nas cartas de vagões, não vai achar absolutamente nada. Ou seja, mais uma falha: colocaram a expansão, mas não puseram tudo, só uma parte dela, e até agora não sei ao certo para que servem essas cartas. Uso como se fossem cartas de objetivo normais.
- A carta bônus de maior trem, que dá ao jogador que ao final da partida somar o maior número de vagões colocados em sequência, um bônus de 10 pontos, tem em seu verso impresso um desenho com várias cartas de objetivo marcadas em verde. Depois de consultar a expansão, descobri que essa carta chama-se The Globetrotter, e confere ao jogador que conseguir cumprir o maior número de destinos 15 pontos, ao fim de uma partida.
Esse acréscimo ao jogo original possibilita algumas variações no jogo:
- Pode-se escolher jogar o modo "mega", em que se misturam todas as cartas de objetivos e o jogo se desenvolve quase como o original. A diferença é que, na hora de selecionar as cartas de objetivo no início, cada jogador deve sortear 5 cartas (e não 3, como no original), podendo escolher no mínimo 3 (e não 1, como no original).As compras de cartas de objetivo no decorrer da partida também sofrem alteração: antes, o jogador deveria pegar 3 cartas, devendo escolher ao menos uma, devolvendo as demais ao monte. Agora, ele deve pegar 4 cartas para fazer sua escolha
- Pode-se escolher jogar o modo "1910", em que só entram em disputa as rotas anotadas nas cartas de objetivo relativas à expansão, ficando as demais fora do jogo.
- Finalmente, pode-se escolher jogar o modo "Big Cities", em que só entram em jogo as cartas assim designadas. Recomendam esta modalidade para as partidas com apenas 2 jogadores.
- A carta de bônus Globetrotter é valida em todas as modalidades, e deve ser usada juntamente com o bônus pelo maior trem. Uma não anula a outra, passando o jogo a ter, portanto, dois bônus finais.
- As cartas do "Mistery Train" devem ser encaradas como cartas normais de rotas, já que não contam com o devido complemento pra terem outra função especial no jogo.
Acho que aqui fica esclarecida a questão e a maior parte das dúvidas que podem surgir. Para maiores esclarecimentos, sugiro que seja consultado o manual da expansão, disponível para download na internet, no site oficial do jogo. Espero estar ajudando à comunidade, e se alguém tiver mais algo a acrescentar, por favor, seja bem vindo.