Info:
Designer: Nick Sibicky
Artistas: N/A
Editora: Game Salute
Ano de Publicação: 2017
Número de Jogadores: 2-5
Idade: 12+
Tempo de Jogo: 45 minutos
Sendo um engenheiro aeroespacial e um empreendedor, você fundou uma organização dedicada a explorar espaços inexplorados. Seu negócio está localizado na Farlight Station, o hub da Terra para a empresa extraterrestre. Você tem alguma competição com outros tentando completar missões antes de você e eventualmente atualizar sua nave para ir mais longe no espaço. Você precisará competir com eles, fazer sua nave melhor e poder explorar o desconhecido antes que alguém o faça.
Review:
Regras e Configuração:
O setup é bastante simples se você seguir o livro de regras. Você precisará garantir que você coloque o número correto de peças no tabuleiro, dependendo de quantos jogadores estão jogando o jogo. Você vai embaralhar e colocar as missões da mais baixa para a mais alta, com as melhores cartas sendo as missões climáticas. Haverá tokens de indústria que irão ajudá-lo a alcançar pontos bônus no final do jogo. Você determinará quantos ícones de dados deve estar em qualquer uma das cartas de peças no tabuleiro, role esses dados e atribua-os a essas peças de acordo com os números, com o dado de maior número na carta mais alta.

Você começará ofertando em um leilão. Cada jogador pegará seus tokens de oferta 4, 3, 2, 1 e 0 e se revezará colocando duas de cada vez com a face voltada para baixo no tabuleiro, oferecendo em peças, missões ou instalações. Depois que todos fizeram suas ofertas, você vai virar e contar para ver quem ganhou vendo quem tem o número mais alto. Você também pode adicionar um membro da equipe a cada token para aumentar seu lance em um. Você vai obter a peça se você ganhou o leilão, e se você perdeu, para cada token que você usou, excluindo o token de valor "0", você recebe um membro extra da tripulação. O próximo passo é adicionar as peças à sua nave sem girar a carta. Isso pode ser complicado e requer algum planejamento, pois você não quer deixar sem espaço para construir uma nave maior. A sua nave irá adicionar peças que lhe darão mais tripulação, ajudá-lo a descobrir ciência, adicionar um motor à sua nave (os dados), ou trocar a potencia de um motor da sua nave.
A maioria dos pontos virá descobrindo as missões com mais pontos, nos quais você precisará de motores mais fortes, ciência suficiente, ou o que quer que a missão mostre que você precisará.
Tema e mecânica:
O tema funciona de forma excelente, pois você está tentando obter as melhores peças para a sua nave, mas outra pessoa provavelmente quer a mesma peça que você. Você terá que planejar bem para ajustar certas peças em sua nave, pois usa um mecanismo de alocação de cartas onde você não pode virar a carta. Às vezes, a carta que lhe dá mais crescimento para a sua nave é necessário você usar com sabedoria. Uma vez que a maioria dos pontos podem ser encontrados nas missões, o tema faz todo o sentido, assim como você quer ter a melhor nave para explorar essas áreas, muito longe, que ninguém mais explorou. O dado neste jogo ainda mantém o jogo estratégico.
A mecânica de leilão do jogo pode parecer pesada, pois esse é o aspecto maioritário em fazer bem feito. Ele também adiciona uma mecânica de blefe, pois você tem um token de valor 0, então você pode enganar as pessoas para pensarem que você está querendo uma carta diferente da que você realmente quer.
Artwork e Componentes:
A arte funciona muito bem, e adoro as cores que escolheram para o jogo. Os nomes das organizações são realistas, e cada um dos seus logos se encaixa muito bem com suas cores. O tabuleiro é um pouco pequeno, mas como as cartas também são colocados fora do tabuleiro, isso ajuda a fazer o jogo grande o suficiente para todos os jogadores verem. Eu queria que as cartas de peças fossem um pouco maiores, embora provavelmente sejam pequenas, porque você está colocando na frente de você para fazer uma nave espacial, e se você tivesse cartas grandes, você poderia ficar sem espaço rapidamente. Os ícones são muito fáceis de entender e se encaixam na ação que eles seguem. Algo que eles fizeram muito bem foi as instruções de referência, ela mostra uma referência condensada de tudo o que você pode precisar sem ter que reler novamente o livro de regras.
Pós:
Lances e blefes funcionam muito bem juntos. Eu gosto do fato de que você pode adicionar os membros da sua equipe a um token de lances para aumentar sua oferta. Há cartas de peças suficiente no tabuleiro para ofertar e você provavelmente receberá 1 ou 2 cartas, mas você pode ser um pouco mais ambicioso e tentar ganhar 3 ou 4 também. O jogo realmente se resume a regras simples e não fica muito confuso após a primeira rodada ou duas. Também gostei da existência de sete prêmios de indústria diferentes, você usa apenas três por jogo e isso pode mudar a estratégia nas próximas partidas aumentando a rejogabilidade. Eu também gostei que você fica constantemente pensando sobre quais peças você precisa, se essas peças se encaixam em sua nave, ou se você precisa criar espaço para mais peças em sua nave.
Contra:
Novamente, para mim, as cartas de peças são um pouco pequenas demais. Embora o jogo para mim pareça bastante simples depois de aprender, é mais difícil explicar aos outros. O jogo parece que poderia lidar com outro aspecto. Este poderia ser uma nova mecânica, ou algum outro aspecto. Espero uma expansão no futuro.
Pensamentos finais:
O jogo foi divertido para todos. Tanto aqueles que não gostam de disputar leilão contra outra pessoa nas peças desejadas, quanto aqueles que gostam de jogar com mais audácia e tentaram superar o lance dos outros. Nós realmente gostamos de jogar este jogo, e no final fica bem disputado na última missão para obter bastante pontos.
Jogadores que gostam:
Eu recomendaria este jogo para aqueles que gostam de euros de peso médio. Este jogo seria ótimo para aqueles que amam temas espaciais. Além disso, eu recomendaria esse jogo para aqueles que gostam de construir algo sem muita luta ou oposição de outros jogadores.
Estou dando ao Farlight 8 de 10 super meeples.
Review por: Brody Sheard
Traduzido por: Mauricio Bachega
Veja a publicação original em http://www.everythingboardgames.com/2017/10/farlight-review.html