Card Master Lu::joaoclaudio::
Em partes eu estava pensando sobre essa questão do mercado e realmente achei bem interessante essas colocações. Seria um cenário interessante, mas falta um pavio para iniciar esse interesse pelo mercado nacional de jogos. Nem sei se o frequentador da ludopedia é esse consumidor, talvez seja aquele cara que vê um jogo interessante em um grande magazine e leva pra casa para experimentar. Também não sei.
Sobre os reviews, é fato que existe uma má vontade do público com os jogos nacionais. Por outro lado, existe uma boa vontade (ou honestidade) de quem faz o review com os jogos nacionais. Para a audiência "especializada", isso parece um pouco forçado. Mas repito, talvez esses jogos não sejam feitas para o hobbysta entusiasmado. Também temos que entender a proposta do jogo.
Acredito que temos designers que podem fazer o jogo que o público deste fórum quer jogar, mas não temos mercado para bancar essa produção. Um exemplo recente é o geopolitics que roda em alguns eventos. Todo mundo acha sensacional, mas mesmo que alguém aposte nessa produção, acho que hoje não vende nem 200 cópias pelo preço que um jogo desse tipo pode sair.
João, é aí que está o "PULO DO GATO"
Não existe (e eu afirmo mesmo, não existe) este consumidor que encontra um jogo interessante num magazine e o leva...
Jogadores são convidados a jogar, por indicação ou indução. basta você analisar o seu começo no mundo dos jogos (sejam analógicos ou digitais) ou você viu uma propaganda muito boa ou algum amigo seu te convidou a jogar, estou enganado? E acredite é assim que a maioria esmagadora começa...
Agora, quanto ao mercado nacional, vou te dizer o que falta:
INVESTIMENTO
PROPAGANDA
SUPORTE
O primeiro item, acredite é fácil, difícil é convencer, porque muita gente tem a ideia, mas não tem o sex appeal, ou até tem o sex appeal e não tem o tino comercial, ou até tem, mas não sabe o tamanho do projeto, ou até sabe, mas ignora o tamanho real do mercado e por aí vai...
O Segundo envolve muitos fatores que só uma página de revista ou anúncio na web poderiam resumir...
E o terceiro engana-se quem ache que é atendimento e tudo mais, é evento, parceria, logística e tudo mais o que envolve a coisa física sabe...
Um bom jogo para ser produzido de verdade não sai por menos de 15 euros (sem impostos, sem trasporte, royalties e por aí vai, só o jogo crú, crú mesmo.... estamos falando de algo como 1000 unidades)
então imagina adicionarmos os três fatores acima, mais lucro e a incerteza de mercado...
É um risco que só uma comunidade sólida pode arcar, eu tenho uma solução utópica para isto, mas iria custar alguns obamas para que eu falasse hehehehehehe
Eu sempre evito me tomar como exemplo para qualquer coisa, só se for um mau exemplo!
Mas o meu interesse voltou aos jogos de tabuleiro foi em uma matéria da super interessante de muito tempo atrás. Falava de jogos de tabuleiros que estavam bombando na Europa como Carcassone e Catan. Isso deve ter sido em 2008/2009... E hoje a gente sabe que já não estavam bombando. hauauauauha
Então acho que pode existir esse público que é fisgado por uma matéria, um post em uma rede social e esse tipo de iniciativas. Acho que dificilmente esse jogador vai procurar um BGG ou Ludopedia. Talvez no máximo acabe achando o Boardgame Brasil no Facebook ou a fan page de uma editora.
Mas você tem razão que falta o mercado fazer acontecer e tomar as rédeas do seu destino.