DWilliam::Muito bom! Parece que o maior adversário desse jogo é ele mesmo (devido as comparações do que poderia ter sido)...
Por que você gostou mais desse comparado com o Concordia?
Sobre o próximo, meu voto vai pra "1920 Wall Street".
Sim, concordo. O jogo tinha despertado muita atenção e demorou muito tempo pra ficar pronto, gerando bastante expectativa. Depois dos primeiros comentários, muita gente desanimou. Eu confesso que senti falta sim de um tabuleiro mais organizado, mas se for por essa questão, acho que o jogo em si não perdeu nada. Agora, pela questão da modificação quanto ao autor ter deixado de lado o stock market pra cada jogador assumir sua própria companhia, isso pode ter dado uma mudada muito significativa mesmo. Eu fiquei imaginando depois se o jogo tivesse mantido essa pegada e ele, sem dúvida, seria um jogo mais pesado. Talvez foi justamente esse o motivo do Gerdts ter abortado.
Eu acabei gostando mais do
Transatlantic porque achei que ele pelo menos permeia mais o tema. No
Concordia, por mais que eu goste de jogar o jogo, não me sinto em nenhum momento realizando nada daquilo que o jogo propõe como tema e a questão dos deuses na pontuação final deixa o jogo mais longe ainda da realidade. No
Transatlantic pelo menos eu enxergo a coesão do tema com as pontuações: por mais que não seja temático, pelo menos se aproxima. Você ganha dinheiro por uma entrega e pontos por ter investido mais nos navios que faziam mais sentido dentro da frota que foi produzida do mesmo gênero. Em mecânicas, peso e complexidade os dois jogos são muito parecidos, mas o
Concordia tem também aquela coisa de
route-building que é bacana pro jogo e fez falta no
Transatlantic (que tem tudo a ver).