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  4. Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game

Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game

EXIT: O Jogo - A Cabana Abandonada
  • avatar
    Filipe Oliveira07/11/17 15:13
    avatar
    Filipe Oliveira
    07/11/17 15:13
    627 mensagens MD

    - Quando a trilogia EXIT: The Game foi indicada ao Kennerspiel des Jahres (o prêmio para jogos estratégicos do Spiel des Jahres), eu simplesmente não consegui entender como um pequeno jogo legacy de charadas e quebra-cabeças poderia estar concorrendo ao lado do Terraforming Mars (e até mesmo do Raiders of the North Sea, que considero um bom jogo, nada além disso). Entendo o "perfil" da premiação, mas mesmo assim não engoli a indicação. Era um jogo estranho, que ainda não havia ainda causado um grande alvoroço, enfim, fiquei com uma baita antipatia. Tudo se agravou ainda mais pelo fato de o Great Western Trail não ter sido indicado!

    - Alguns meses depois, veio o resultado da premiação: Exit! The Game (considerado em sua trilogia) venceu. Terraforming Mars ficou de fora. Great Western Trail foi apenas "recomendado". A Feast for Odin, First Class, Scythe e vários outros jogos incríveis nem foram citados. Simplesmente ignorei o resultado, afinal, o Kennerspiel não é um prêmio que dou muita importância, prefiro de longe o Deutscher Spiele Preis.

    - Passado algum tempo, a Devir anunciou o lançamento da trilogia no Brasil, e pesquisando melhor (e me despindo aos poucos do meu preconceito e antipatia, que até mesmo manifestei em alguns tópicos aqui na Ludopedia), comecei a me interessar pela ideia e pelo conceito do jogo, já que a mecânica em si eu não poderia saber antes de jogá-lo. :D

    - Decidi arriscar e comprei a trilogia na pré-venda. Inexplicavelmente um hype foi crescendo dentro de mim ao longo dos meses de espera, ao ver relatos de sessões, ao ler resenhas e assistir vídeos com elogios e sempre apontando aspectos (sem spoilers, obviamente) que me chamaram a atenção. Sempre fui fã dos testes de raciocínio e lógica (agora tão recorrentes via Whatsapp :)), aquelas charadas e desafios com várias camadas, exercícios com quebra-cabeças espaciais e imagens, etc., tanto que vários dos meus jogos preferidos de computador e celular são jogos com essas características, como Braid, Limbo, The Room, Monument, entre muitos outros. Finalmente um jogo de tabuleiro que consegue reunir tudo isso, juntando um grupo de amigos, dentro de uma temática de "escape the room".

    - Os dois primeiros ("A Cabana Abandonada" e "O Laboratório Secreto") chegaram na semana passada; como havia comprado a trilogia e queria muito jogá-los com a minha esposa, meu irmão e minha cunhada no feriado, busquei pessoalmente antes do envio pelo Correio. Jogamos o primeiro na tarde de sexta-feira, saimos todos para jantar (eu já havia combinado com alguns amigos), e quando chegamos, por volta das 23h30, resolvemos jogar o segundo. Não conseguimos esperar! A ansiedade era grande.

    - Que jogo genial, meus amigos. Não falarei especificamente sobre as duas partidas, pois quero evitar qualquer tipo de spoiler. Fui positivamente supreendido em cada detalhe, e acredito que isso seja essencial para o bom funcionamento do jogo. "A Tumba do Faraó" chega hoje, e nesse final de semana já colocarei na mesa novamente, com o mesmo grupo de 4 pessoas (aliás, considero esse tamanho o ideal, pois menos que isso pode ficar bem complicado resolver os enigmas em um tempo curto e sem dicas, pois há que se dividir o trabalho, e mais que quatro pode ser que alguns não consigam participar de forma ativa na resolução dos enigmas e acabem ficando sem função em alguns momentos). 

    - "A Cabana Abandonada" é o melhor dois dois, com ótimas sacadas, desafios inteligentes e boas surpresas. "O Laboratório Secreto" é excelente também, mas por ser um pouco mais difícil e denso, agarramos em uns dois desafios e queríamos evitar as cartas de ajuda para não perdermos estrelas, o que acabou tirando um pouco o ritmo da partida. Mas ambos são ótimos, cada um com características bem distintas.

    - É engraçado, pois tenho costume de comentar e participar bastante aqui na Ludopedia, e quem acompanha meus posts sabe que gosto essencialmente de euros. Mas não tenho o costume de escrever reviews e considerações sobre jogos, relatos de partidas, etc. E aqui faço um mini-review justamente de um jogo não euro! :D Sendo bem sincero, eu senti a necessidade de vir escrever esse texto, justamente para chamar a atenção de todos que tiveram em algum momento algum tipo de preconceito com a série. É um jogo Legacy! Sim, só pode ser jogado uma vez, as cartas são cortadas, amassadas, riscadas, dobradas, etc, assim como o livreto. Não há como vender, o jogo fica na estante como uma (boa) recordação. Simplesmente quem jogou de forma diferente não teve a experiência real e íntegra que o jogo proporciona (e alguns desafios são impossíveis na prática sem recortar cartas e páginas).

    - O jogo vale cada centavo! Já fui a algumas salas "Escape Room" aqui em Belo Horizonte (a experiência é incrível também, recomendo!), e o valor do ingresso fica em torno de R$60,00 por pessoa (o preço do jogo de tabuleiro, para todo o grupo). Ademais, as experiências, apesar de bem distintas, geram o mesmo nível de satisfação e entretenimento, na minha opinião. Enfim, o jogo vale como um ingresso para um evento, duas entradas para o cinema, etc.

    - Gostamos tanto do jogo que já fiz a pre-order da nova trilogia (infelizmente fica complicado aguardar a Devir anunciar e lançar, pois são muito meses nesse processo). De qualquer forma, parabenizo a editora pelo excelente lançamento, uma das experiências mais divertidas, inovadoras e marcantes que tive com jogos desde que comecei no hobby, há muito anos. Para vocês terem uma ideia, a minha cunhada nunca havia jogado um jogo meu (e já namora o meu irmão há 8 anos!), pois não gosta de competitividade e nem jogos pesados, mas topou milagrosamente jogar o Exit! e simplesmente amou, já está animada para os próximos!  EDIT: já jogamos os três novos, e são tão bons quanto os primeiros! Recomendo.

    - Se, assim como eu, você gosta de euros, não gosta de cooperativos, não é fascinado com jogos legacy, e tem algum tipo de preconceito ou dúvida, vá por mim: dê uma chance ao jogo, é sensacional! ;) Atentem apenas para um único erro de tradução que pode gerar certo atraso na resolução de um enigma (por aqui não houve dúvidas, mas realmente pode ser um problema).

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  • renato_cec
    356 mensagens MD
    avatar
    renato_cec07/11/17 15:44
    renato_cec » 07/11/17 15:44

    É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    2
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira07/11/17 16:04
    Filipe Oliveira » 07/11/17 16:04

    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!

    2
  • renato_cec
    356 mensagens MD
    avatar
    renato_cec07/11/17 16:36
    renato_cec » 07/11/17 16:36

    Filipe Oliveira::
    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!



    Então, eu não joguei os Exit ainda, só comprei hahaha, mas o Unlock é sensacional.

    Sobre o Time Stories, eu prefiro a caixa básica. Lá o sentimento de puzzle é gigante e o Storytelling é interessante, mas não é importante, pra mim. Sobre as expansões, me decepcionei bastante com todas, principalmente a Marcy Case. Nenhuma me fez sentir o desafio da caixa base e em certo momentos pareceu bastante aleatório.

    O Pandemic é um outro caso, eu achei a narrativa do jogo interessante, a experiência excelente, mas faltou surpresa pra mim. Eu detesto o Pandemic normal e classifico o Legacy como um dos melhores jogos de campanha que eu conheço. Charterstone foi um hit em Essen e as mesas não paravam. Imagino que vá ser um grande candidato àquelas subidas inacreditáveis no ranking do BGG.

    Se animar, tente o Pandemic Legacy, acho que vale muito a experiência.

    abraços

    2
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira07/11/17 16:59
    Filipe Oliveira » 07/11/17 16:59

    renato_cec::
    Filipe Oliveira::
    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!



    Então, eu não joguei os Exit ainda, só comprei hahaha, mas o Unlock é sensacional.

    Sobre o Time Stories, eu prefiro a caixa básica. Lá o sentimento de puzzle é gigante e o Storytelling é interessante, mas não é importante, pra mim. Sobre as expansões, me decepcionei bastante com todas, principalmente a Marcy Case. Nenhuma me fez sentir o desafio da caixa base e em certo momentos pareceu bastante aleatório.

    O Pandemic é um outro caso, eu achei a narrativa do jogo interessante, a experiência excelente, mas faltou surpresa pra mim. Eu detesto o Pandemic normal e classifico o Legacy como um dos melhores jogos de campanha que eu conheço. Charterstone foi um hit em Essen e as mesas não paravam. Imagino que vá ser um grande candidato àquelas subidas inacreditáveis no ranking do BGG.

    Se animar, tente o Pandemic Legacy, acho que vale muito a experiência.

    abraços

    Aaah, entendi! rs Conte aqui depois o que achou do Exit! :) Você acha complicado jogar o Unlock caso haja alguém no grupo sem inglês fluente? Pois pensei em chamar um primo meu que tem o inglês bem básico para as próximas partidas do Exit, e certamente ele ficará empolgado para jogar o Unlock também. Tenho receio dele ficar um pouco isolado, pois vi que o Unlock tem muito mais texto que o Exit, que é bem tranquilo (não creio que a nova trilogia em inglês seja um empecilho).

    Sobre o T.I.M.E Stories, esse é um grande problema... Comprar o jogo, ficar impressionado com o primeiro caso, e depois ficar frustrado com os outros. Aí perde a utilidade, né. Comprar um jogo desse porte para uma partida é bem frustrante, até porque não é barato. Bom saber, pensei que todos os casos estivessem no mesmo nível! 

    Olha aí, mais um que odeia o Pandemic a adora o Legacy! rs. Talvez um dia eu experimente mesmo, mas por enquanto acho que vou deixar como está! O problema é que são muitas partidas, e com a quantidade de jogos que tenho, fica o receio de ter que forçar para terminar, fora o medo de não empolgar tanto (por ser Pandemic).

    0
  • renato_cec
    356 mensagens MD
    avatar
    renato_cec07/11/17 17:03
    renato_cec » 07/11/17 17:03

    Filipe Oliveira::
    renato_cec::
    Filipe Oliveira::
    renato_cec::É, jogos no estilo Escape estão cada vez mais populares e não é pra menos. Eu tenho os Unlocks (a primeira trilogia) e já comprei os Exit... São geniais. Quero os novos e quero rápido. A ansiedade de ser desafiado com puzzles inteligentes e novos é grande.

    Um jogo que tem uma sensação parecida e também é genial, mas dentro de uma caixa maior, um tempo maior e uma experiência "maior" é o Time Stories, principalmente a caixa base.

    Que bom que reviu seu preconceito e conseguiu se divertir.

    Abraços

    Pois é! Tenho exatamente esse sentimento: de ser "testado" de forma inteligente e desafiadora, tentando passar pelos jogos em pouco tempo e com poucas cartas de ajuda. Quando terminei o Exit!, dei uma olhada nos jogos da série Unlock também, e fiquei bem interessado! Certamente em breve entrarão para a coleção! :) Qual dos dois você prefere?

    O T.I.M.E Stories eu sempre tive certo preconceito, mas não por ser "Legacy" (entre aspas, já que os componentes não são destruídos), mas por ser muito focado em storytelling. Até hoje todos os jogos que joguei com essa pegada foram decepcionantes, não me empolgaram. Mas recentemente estava no YouTube e decidi assistir ao review do Rahdo, que tem um perfil para jogos bem próximo ao meu, e ele se surpreendeu bastante com o jogo, dizendo exatamente que pensava que seria mais um storytelling genérico e com alta aleatoriedade, mas que ficou impressionado com a imersão e com o sentimento de puzzle. Estou considerando comprá-lo também, pelo menos com as duas primeiras expansões. Apesar da história, os puzzles são bem desafiadores mesmo? 

    O Pandemic: Legacy eu até tentaria, mas acho o Pandemic muito ruim. Apesar de muitas pessoas odiarem o Pandemic e amarem o Legacy, ainda fico com receio, principalmente em virtude da grande quantidade de partidas. Mas um Legacy que é compra certa quando for anunciado pela Ludofy é o Charterstone, estou bem ansioso por esse!

    Abraço!



    Então, eu não joguei os Exit ainda, só comprei hahaha, mas o Unlock é sensacional.

    Sobre o Time Stories, eu prefiro a caixa básica. Lá o sentimento de puzzle é gigante e o Storytelling é interessante, mas não é importante, pra mim. Sobre as expansões, me decepcionei bastante com todas, principalmente a Marcy Case. Nenhuma me fez sentir o desafio da caixa base e em certo momentos pareceu bastante aleatório.

    O Pandemic é um outro caso, eu achei a narrativa do jogo interessante, a experiência excelente, mas faltou surpresa pra mim. Eu detesto o Pandemic normal e classifico o Legacy como um dos melhores jogos de campanha que eu conheço. Charterstone foi um hit em Essen e as mesas não paravam. Imagino que vá ser um grande candidato àquelas subidas inacreditáveis no ranking do BGG.

    Se animar, tente o Pandemic Legacy, acho que vale muito a experiência.

    abraços

    Aaah, entendi! rs Conte aqui depois o que achou do Exit! :) Você acha complicado jogar o Unlock caso haja alguém no grupo sem inglês fluente? Pois pensei em chamar um primo meu que tem o inglês bem básico para as próximas partidas do Exit, e certamente ele ficará empolgado para jogar o Unlock também. Tenho receio dele ficar um pouco isolado, pois vi que o Unlock tem muito mais texto que o Exit, que é bem tranquilo (não creio que a nova trilogia em inglês seja um empecilho).

    Sobre o T.I.M.E Stories, esse é um grande problema... Comprar o jogo, ficar impressionado com o primeiro caso, e depois ficar frustrado com os outros. Aí perde a utilidade, né. Comprar um jogo desse porte para uma partida é bem frustrante, até porque não é barato. Bom saber, pensei que todos os casos estivessem no mesmo nível! 

    Olha aí, mais um que odeia o Pandemic a adora o Legacy! rs. Talvez um dia eu experimente mesmo, mas por enquanto acho que vou deixar como está! O problema é que são muitas partidas, e com a quantidade de jogos que tenho, fica o receio de ter que forçar para terminar, fora o medo de não empolgar tanto (por ser Pandemic).

     Cara, acho que o Unlock dá pra jogar sem ter o inglies fluente, sim. Mas às vezes alguém vai ter que ler os textos pra ele. Tem uma coisa ou outra importantes nos textos. Acho que pra ter noção, você pode pegar como base o app do The Room. É bem parecida a experiência com o Unlock, bem mesmo.

    Sobre o Pandemic Legacy, a única questnao é que não é lá um puzzle game, mas um jogo de campanha com narrativa forte. Não é como os outros que citamos.

    Sobre o Exit, conto sim, assim que jogar eu conto.

    1
  • Ralvisprog
    493 mensagens MD
    avatar
    Ralvisprog07/11/17 18:30
    Ralvisprog » 07/11/17 18:30

    Uma pergunta: é possível trocar ou vender o jogo, ou os aspectos legacy danificam peças/ cartas?

    0
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira07/11/17 18:36
    Filipe Oliveira » 07/11/17 18:36

    Ralvisprog::Uma pergunta: é possível trocar ou vender o jogo, ou os aspectos legacy danificam peças/ cartas?

    Vou colar o que escrevi acima: :)

    Filipe Oliveira::É um jogo Legacy! Sim, só pode ser jogado uma vez, as cartas são cortadas, amassadas, riscadas, dobradas, etc, assim como o livreto. Não há como vender, o jogo fica na estante como uma (boa) recordação. Simplesmente quem jogou de forma diferente não teve a experiência real e íntegra que o jogo proporciona (e alguns desafios são impossíveis na prática sem recortar cartas e páginas).

    O jogo vale cada centavo! Já fui a algumas salas "Escape Room" aqui em Belo Horizonte (a experiência é incrível também, recomendo!), e o valor do ingresso fica em torno de R$60,00 por pessoa (o preço do jogo de tabuleiro, para todo o grupo). Ademais, as experiências, apesar de bem distintas, geram o mesmo nível de satisfação e entretenimento, na minha opinião. Enfim, o jogo vale como um ingresso para um evento, duas entradas para o cinema, etc.

    0
  • ArturFel
    490 mensagens MD
    avatar
    ArturFel07/11/17 22:29
    ArturFel » 07/11/17 22:29

    Legal seu post. 

    Mas o pior do preconceito, são os caras falando que é um jogo descartável por causa da conspiração das empresas que querem lucrar mais.

    4
  • paloma88p
    141 mensagens MD
    avatar
    paloma88p08/11/17 10:17
    paloma88p » 08/11/17 10:17

    Ótimo review, deu ainda mais vontade de jogar o meu! :D

    Deixa eu tirar uma dúvida: no caso do Laboratório Secreto tem como jogar sem rasgar as cartas? Ou terei que xerocar?

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EXIT: O Jogo - A Cabana Abandonada - Algumas breves (re)considerações sobre EXIT: The Game
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