essas respostas servem pro pandemic normal, não pro legacy.
1 - ação de cura conta como ação
2 - laboratório cura qualquer doença, independente da cor, desde que tenha as cartas necessárias
3 - nada impede que tenha um cubo na cidade.
4 - o pesquisador pode gastar uma ação sua para dar uma carta para outro jogador, ou seja, se ele nao sair do lugar, pode fazer 4 ações de dar cartas. (lebrando de respeitar o limite da mão). essa ação de dar cartas, para TODOS OS OUTROS personagens, você tem que estar junto com outro jogador na mesma cidade que a carta que você quer passar. Exemplo. Outros jogadores só podem passar a carta de são paulo se ambos estiverem em são paulo. e só podem passar a carta de são paulo. nada de passar buenos aires por exemplo. o pesquisador não tem esse limite. na vez dos outros jogadores, os outros jogadores que gastam a ação.. então se o cara tinha 4 ações, gastou 2 pra chegar no pesquisador, gasta mais uma pra pegar a carta do pesquisador e ainda sobre mais uma ação.
5 - não entendi a sua duvida. mas vamos lá. o médico com uma ação tira todos os cubos de um lugar. outros personagens gastam uma ação por cubo.
caso a doença já tenha sido curada, o médico tira todos os cubos de um lugar sem gastar ação. os outros personagens gastam uma ação para tirar todos os cubos.
6 - não lembro de personagem despachante. tem certeza que o nome é esse mesmo?
7 - idem ao 6
8 - cara, essa dúvida ficou muito mal escrita. não sei se vou responder a sua dúvida. mas não pula parte de infecção. tem a epidemia e depois a infecção normalmente. alias, pelas suas dúvidas sugiro que releia essa parte do manual pra não jogar errado.
9 - sem ver o texto da carta não vou saber. mas geralmente pode ser em qualquer lugar do tabuleiro.
10 - na carta vai falar o momento. geralmente essas cartas podem ser usadas a qualquer momento, mas se não me engano, população resiliente fala em pegar uma carta do descarte de infecção. então nesse caso ela não serviria, pois primeiro ia fazer o efeito de infectar e depois ir pro descarte.
11 - idem ao 10