leandrofvaz::iabadabadu:: Joguei no carnaval e acho que a polemica do app é uma grande tempestade em copo dagua.
O app só é utilizado na primeira fase de cada rodada e somente por um jogador durante uns dois minutos e depois é deixado de lado durante os próximos 15.
X-Com não é menos boardgame que um pandemic só pq faz uso de um app pra randomizar os elementos do jogo de forma balanceada e em tempo real.
Mas da pra jogar legal sem o aplicativo também ou ele é quase obrigatório?
Aliás, qual a impressão que teve do jogo, achou ele bacana?
Não sei te dizer com certeza pq o jogo não era meu. Mas pelo que sei o app não é apenas um randomizador de eventos, ele tem um algoritmo que balanceia os eventos de acordo com a situação do jogo. Tanto é que ele te pergunta no fim de cada rodada se você conseguiu completar as missões, qual a situação de pânico de cada continente, enfim... o app faz muito mais do que um deck de cartas.
Assim sendo, acredito (apesar de não ter certeza) que não é possível jogar sem o app não. Substituir o mesmo por outra mecânica improvisada poderia criar situações de muito desbalanceamento. Ou então precisaria de um "jogador" que fique de fora fazendo o papel do app, tipo no Alchemists. Não me parece ser viável!
Agora, minha impressão do jogo é que ele é DUCARALHO! É muito mais do que cada jogador assumindo um "role" com objetivos comuns. No X-com cada um assume um departamento inteiro e o tem que gerir sob muita pressão! E pra cada decisão nossa temos que estar alinhados com o comandante, pois é ele quem está gerindo a parte financeira de toda a instituição! Então rola muito bate boca do tipo qual departamento vai ficar com a maior verba, enquanto isso o jogador que controla o app está cobrando decisões de todo mundo pois tudo tem contagem regressiva.
Sem dúvida uma experiência muito mais rica e estratégica que Space Alert, muita pressão porém sem aquela presença de jogador alpha que é típica dos jogos co-op. Um jogador alpha no X-Com não consegue dar pitaco nas suas decisões pq o espaço é muito curto pra ele ficar se preocupando com os outros.
Eu joguei duas partidas de Researcher e achei muito louco como minhas decisões pessoais afetavam o modo de jogar de todos os outros jogadores. Você se sente realmente tomando decisões muito importantes sem poder levar em conta todos os fatores. É bem tenso.
Os outros departamentos pareceram legais também, o bom que quando eu enjoar do Researcher eu terei que aprender o jogo todo de novo nas outras roles.
Escrevi muito e sem revisar o texto, espero que não tenha ficado confuso.