Gostei do jogo (Taverna), que a meu ver, está mal rankeado tanto na ludopedia, quanto no Board Game Geek; um dos jogos mais injustiçados a meu ver.
Gosto muito das ações do jogo, aonde 3 delas são obrigatórias e 4 delas são opcionais, dando assim possibilidades fantásticas de combos e maximização da rodada/turno do jogador; o que mais gosto na questão dos turnos dos jogadores, é o fato das ações não terem sequência obrigatória.
Outras funcionalidades que gostei muito no jogo, foram:
* As habilidades dos personagens (dignitários), aonde cada um deles possui um custo para utilização e os mesmos são fundamentais para o bom desempenho do jogador na partida;
* A pontuação do jogo, que se dá durante o jogo, através das ações de alguns dignitários, na trilha dos Orcs e em alguns feitiços, e no final, de 2 formas, através da Pontuação Real e por fim na Pontuação dos Povos, achei bem bacana as formas de pontuar no jogo e pelo que percebi, ao final, normalmente as partidas tendem a ter pontuações parelhas, com vitória/derrota por poucos pontos; e
* A interação direta no jogo, com várias possibilidades de blocks, em suma, se você não gosta desse tipo de interação, passe longe, se gosta, não deixe de jogar Taverna.
Um dos pontos negativos a meu ver, fica por conta do manual do jogo, que além de ser de tamanho desproporcional, em alguns pontos nos deixam com dúvidas e não cita em nenhum momento, as cartas de magia/feitiço; algumas dessas cartas me deixaram com dúvidas na hora de usar. O outro, é o desempate para ver quem será o vencedor do jogo, que é o de quem fizer aniversário primeiro, aqui em casa, compartilhamos a vitória.
Por fim, gostei da arte e das cores vibrantes do jogo; destaque pela qualidade e arte/ilustração bem bacana da caixa do jogo; a gramatura dos tiles é muito boa, porém as cartas são simples, recomendo comprar sleeves para as mesmas; apesar dos marcadores não serem de madeira, serem de resina, gostei dos mesmos, não me incomodou, gostei das cores vibrantes dos mesmos, combinou bem com a arte do jogo; o que não gostei foi da base das peças dos dignitários, em papelão, pra mim, deveria ser de plástico/acrílico, como as do jogo Dead of Winter.
Esse jogo possui um bom custo-benefício, a meu ver, e para quem gosta de jogos de interação direta / blocks, super recomendo.