Na minha opinião:
- Jogo do Ano (Spiel brazuca)
- Jogo Infantil do Ano ( Kinder brazuca, fica bem claro que o público alvo são crianças)
- Jogo de Estratégia do Ano (Kenner brazuca)
Embora o Jogo de Estratégia do Ano não seja o mais tecnicamente correto, cabe ressaltar o lado comercial do prêmio. Termos como imersivo, hardcore, para especialistas, vão acabar afastando o consumidor comum do jogo. O cara que é de fora do hobby não liga pra diferença do termo tático para o o termo estratégico. Jogo de Estratégia do Ano parece ser um bom meio termo, o não iniciado que comprar vai sacar que é um jogo difícil, mas ao mesmo tempo não é um termo tão restritivo a ponto de assustar quem vai comprar.
Imagina um ¨não gamer¨ indo à uma loja e vendo um selo na caixa escrito ¨jogo para especialistas¨ ou ¨jogo complexo do ano¨ ou ainda ¨jogo hardcore¨. Isso ia assustar demais alguém não iniciado no hobby. E a maioria dos vencedores do Kenner são jogos ¨normais¨, não é todo ano que o vencedor do Kenner é um jogo de setup de 1 hora, que dura 8 horas e o manual tem 50 páginas
Ainda mais em um mercado incipiente como o brasileiro, termos assustadores vão acabar encalhando jogos na prateleira. O selo da Ludopedia é o único da caixa em português e a escolha errada do termo pode acabar afetando negativamente as vendas dos jogos mais pesados.