rsmrafael:: Acredito que jogo do ano deveria ser dado à primeira categoria, porque abrange um público muito maior; e nesse caso, colocaria o título de "jogo do ano para entusiastas" ou "jogo imersivo do ano".
Porém, como solicitado, minha sugestão para categoria mais leve, minha sugestão seria "Jogo familiar do ano" ou "Jogo popular do ano".
Outra ideia, pensando em como é anunciado pelas editoras, poderia incluir o "melhor" no título. Isto é, "melhor jogo do ano para entusiastas", "melhor jogo imersivo do ano", "melhor jogo familiar do ano" ou "melhor jogo popular do ano".
Eu me lembro quando fui jogar Puerto Rico com meus amigos. Nenhum dos dois era "heavy gamer" ou "especialista", e pensar em como eu descreveria a diferença entre Puerto Rico e os jogos que a gente jogava antes, eu certamente penso que o diferencia estes jogos dos demais é a complexidade das regras ou da mecânica. Mas também dá pra dizer que eles gostaram muito porque eram entusiastas. Por isso, pensando do ponto de vista de editora acho que a ideia de:
Jogo complexo do ano
ou
Jogo do ano para entusiastas
seria uma boa descrição.
E seguindo a segunda opção, eu colocaria como categorias:
- Jogo do ano para entusiastas
- Jogo do ano para família
- Jogo do ano para as crianças
Talvez, para deixar o espaço mais limpo na hora de colocar na apresentação de uma caixa, daria para suprimir o "jogo do ano".
Exemplo:
Prêmio Ludopedia 2017: Para entusiastas