Ah, e uma observação quanto à pergunta inicial:
vendo um outro forum (boardgamegeek.com) vi um topico aonde o proprio designer do jogo responde essa pergunta! Segue imagem com texto original e tradução (feita por mim):

Traduzindo apenas as respostas do autor:
- Sim, o mergulhador pode nadar por múltiplas casas inundadas e/ou faltantes [já destruídas] por uma ação.
- O navegador pode mover o mergulhador até duas casas adjacentes, a primeira pode estar faltante mas a segunda não pois o mergulhador deve terminar seu turno em uma casa/"tile".
- Quando o navegador move o explorador para espaços adjacentes, ele pode movê-lo diagonalmente.
- O navegador move o piloto para espaços adjacentes igual qualquer outro jogador. (O piloto não pode tirar vantagem de sua habilidade especial quando o navegador o move.)
- Sim, você pode usar helicópteros e sacos de areia no momento que quiser. Note, no entanto, que você não pode jogar um saco de areia para desvirar uma área inundada em que você já virou uma carta de enchente que removeria a área.
Enfim é isso! espero ter colaborado também com o @Dr. Estranho que abriu esse tópico e espero não estar infringindo nenhuma regra de tópicos aqui! Caso ocorrido, perdão! Como sou nova por aqui ainda não conheço as regras do fórum, mas vou me informar melhor! 