thiagoandrade::Enquanto eu não ver esses jogos disponibilizados pelos grandes varejistas(Americanas, Rihappy e etc..), continuo com o pensamento que o hobby cresce desproporcional ao público, o grande público, fora do hobby, só conhece a "tríade" (banco imobiliário, War e detetive), as editoras devem buscar os grandes do mercado e "empurrar" seus jogos, pq enquanto "imagem e ação" dominar as prateleiras estamos perdidos, uma vez que nem tudo de fora virá, tendo em vista que o público ainda é insuficiente.
PS: Quanto a galápagos, ela não costuma surpreender como a Devir, que por sinal anunciou Sword & Sorcery, que pode vir a ser uma alternativa a Massive Darkness.
Rank: 14
Rank: 1467
Então, Thiago. Algumas Varejistas já vendem board games modernos, como a Cultura, as Americanas entre outras. Apenas alguns títulos é verdade, mas vendem.
Porém, querendo ou não, nosso hobby é um mercado de nicho. E não só no Brasil, lá fora também! Acho irreal exigir dos boards modernos a mesma penetração de mercado que os jogos clássicos tem. São anos de consolidação de mercado à frente.Acho muito difícil uma realidade em que os boards modernos estejam massificados e vendidos em tiragens gigantescas como as do War. Isso já é difícil em mercados mais sólidos, quem dirá no nosso.
Sobre nem tudo de fora vir, é normal. E tem muito mais a ver com o perfil do jogador brasileiro do que com o tamanho do mercado. Pra rebater essa sua visão, O mercado brasileiro teve m boom gigantesco de lançamentos no ultimo ano, porém, se você avaliar os jogos anunciados, eles seguem uma logica de demanda, baseado no que mais se vende dentro do nicho. Todo mercado sofre com indisponibilidade de alguns títulos. Nós ainda temos um empecilho a mais que é a língua e a necessidade de tradução.
Nosso mercado não é o melhor do mundo, mas acho que precisamos compreende-lo e fazer exigências dentro do cabível.
---------------------------------------------------------------------------------
Em relação ao lançamento do MD no Brasil,Não acho que seja improvável, mas não acho que seja anunciado por agora. O fato da CMON não ter mais contrato de exclusividade com a Galápagos é uma boa notícia, pois outras editoras que não tem um jogo neste estilo, podem se interessar em lançar o MD aqui.