Segredos ancestrais foram revelados, e agora o poder está ao seu alcance. Em Duelo de Dados você está no papel de um mago, que com a ajuda de amuletos místicos tem a habilidade de conjurar magias para derrotar seus oponentes. Esse é mais um jogo nacional que tive o prazer de jogar recentemente. Se você gosta de rolar dados e conjurar poderes mágicos contra o seu adversário, esse é o jogo certo para você. Confira um vídeo de apresentação do jogo.
Vamos começar pela apresentação do jogo. Quando você compra um pacote do jogo Duelo de Dados, você não tem um jogo completo. Você precisa de no mínimo 2 pacotes para realizar uma partida. Esse é um jogo colecionável, ou seja, você encontrará cartas e dados aleatórios em cada pacote. Para quem não está acostumado com jogos colecionáveis, você vai precisar comprar vários pacotes e muitas vezes trocar com os seus amigos para completar a coleção. Dentro de cada pacote você encontrará:
7 dados aleatórios (3 raros, 3 incomuns e 1 comum)
7 cartas(amuletos) aleatórias (1 rara, 2 incomuns e 4 comuns)
1 manual de instruções
No total do jogo você tem até 19 tipos de dados e 60 cartas(amuletos) diferentes. Você consegue criar uma boa combinação de decks e desafiar muitos rivais em diferentes combates. Senti falta de não ter um lugar onde você pode consultar todos os amuletos. O autor explicou que a ideia do jogo foi criar uma atmosfera de suspense igual havia na época de lançamento do Magic, onde você não sabia o que ia tirar no booster nem o que seu oponente poderia utilizar contra você. Mas obtive informações que daqui 2 meses será publicada essa lista e junto com ela a divulgação de dicas de decks competitivos.
Vamos falar um pouco de como funciona o jogo. Para iniciar você escolherá 7 dados e 7 amuletos diferentes. Cada jogador começa com 20 pontos de vida e o objetivo é reduzir a vida do seu adversário a zero. Você lança 3 dados toda rodada. Os dados que já estavam na mesa do turno anterior podem ser usados juntos com os dados lançados nesse turno. Ao final de cada turno, o jogador pode retornar os dados não utilizados para a mão.
Para utilizar o amuleto é só comparar os símbolos dos dados com os símbolos informados no amuleto. Se conseguir utilizar, você causa o dano que está escrito e ainda executa a habilidade da carta. Os dados utilizados voltam para sua mão. Você pode fazer apenas o uso de 1 amuleto por turno. Vamos mostrar alguns exemplos de amuletos:
Bloqueio da Mente
Além de causar 3 pontos de dano no adversário, você escolhe um dos elementos e poderá bloquear os amuletos do oponente no próximo turno.
Punho de Magma
Além de causar 1 dano, você aumenta a força do seu dano no próximo turno. Utilizei bastante essa carta.
Armadura de Cristal
Além de causar 3 de dano, ainda vai prevenir 2 de dano no próximo turno. Muito bom, pode virar o jogo no final
. Toda vez que utilizar um amuleto, você acumulará um ponto crítico. Ele será importante para os ataques especiais. Quando acumular 5 críticos o amuleto especial é liberado para uso. Assim que utilizar, você zera os seus pontos críticos e começa acumular tudo novamente. No jogo você poderá ter apenas um amuleto especial com o símbolo de crítico. Veja abaixo um exemplo de um amuleto crítico:
Turbilhão
Gostei desse esquema de acumular dano crítico, as partidas ganham uma tensão especial sempre que alguém consegue acumular. Essa carta além de causar 7 de dano ainda retira 3 pontos críticos do oponente. Como você pode ver, os ataques especiais são devastadores, mas ao mesmo tempo muito difícil de conseguir utilizar. Você tem apenas 7 dados em jogo e precisará em sua grande maioria de quase todos para conjurar. Ao longo das partidas essa será uma dúvida recorrente, armazenar dados para o crítico ou utilizar os dados nos amuletos comuns?
Dados elementais
Cada dado tem uma configuração dos 6 elementos: Fogo, Terra, Luz, Água, Ar e Sombra. Em algumas configurações um ou dois símbolos vão se repetir, sobrepondo o símbolo oposto. Como informado acima, os dados também são colecionáveis, ou seja, você pode pegar qualquer combinação e montar o conjunto de dados que mais combina com suas cartas. Os dados são de boa qualidade. Segundo o fabricante a tinta não se apaga com o uso.
A minha ressalva fica com os amuletos. Não sei se foi a melhor escolha ter um formato hexágono. A explicação do autor para esse formato é que desde o inicio da produção ele estava certo que o jogo não teria imagens. Para ele, uma carta sem imagens seria algo sem graça então teve a ideia de transformar a carta em um amuleto mágico. “A carta é assim para ficar semelhante a um amuleto de bronze de verdade”. Apesar da explicação, na minha opinião esse formato hoje dificulta o manuseio e a colocação de sleeves, deixando as cartas mais frágeis. O autor informou que o jogo a curto prazo vai continuar sendo produzido nesse formato, mas que já estão estudando maneiras de mudar o formato para algo tradicional, talvez em uma futura expansão ou reedição.
A empresa não pretende lançar uma expansão na sequência. O lançamento da expansão não seguirá o modo tradicional de card games, apenas com amuletos novos. É bem possível que uma nova forma de jogar o Duelo de Dados já esteja em desenvolvimento, mas ainda é cedo e não temos mais informações.
Nos divertimos muito jogando Duelo de dados. É um jogo bem leve, as partidas são rápidas e as regras são fáceis de explicar. A opção de escolher os dados e amuletos antes de começar a partida dá ao jogo uma “rejogabilidade” alta. Como em todo jogo de rolagem de dado, o fator sorte chega a influenciar bastante, mas ao mesmo tempo também torna alguns finais imprevisíveis e emocionantes. Para quem está procurando um jogo bem leve e adora rolar dados essa é uma opção bem acessível. É isso aí pessoal, role os seus dados, absorva a força e conjure mágicas em um divertido e tenso duelo de dados.