Mestre dos Dados Resenha #60: A Touch of Evil
Olá galera, de volta com mais uma resenha para o canal, dessa vez trazendo um jogo que acredito não ser muito conhecido pelos grupos de boards, mas que particularmente eu gosto muito. Na resenha de hoje, A Touch of Evil, um jogo para 2 a 8 jogadores com um tema de terror clássico.
Temática
É o início do século XIX; a era da ciência, da superstição e da feitiçaria. Gritos de terror ecoam numa noite de lua cheia na isolada vila de Shadowbrook. Terríveis assassinatos se tornaram corriqueiros e o terror vaga pelas ruas durante a noite. Uma terrível criatura se alojou nas redondezas, e envolveu toda a região em sua escuridão. Mas nem tudo está perdido... não ainda.
Um pequeno grupo de heroicos indivíduos, com a coragem e a força para lutar, chegaram na vila. Alguns estão apenas de passagem, enquanto outros vieram aqui com um propósito; mas todos irão colocar sua coragem a teste para salvar essa amaldiçoada vila de ser engolida pela escuridão. Será necessário toda a astúcia e força de espírito de nossos heróis para determinar quem é amigo e quem é o inimigo... e solucionar esse mistério e encontrar o covil dessa temível criatura. Mas os segredos de Shadowbrook são profundos. Os boatos correm de forma desenfreada, e estes poucos heróis irão em breve descobrir que aqui, eles não são bem vindos e essa misteriosa vila já está tão comprometida que sobrou muito pouco para salvar.
A Touch of evil se trata de um jogo de terror clássico, onde os jogadores entram no papel de heróis caçadores de monstros, tais como vampiros, cavaleiros sem cabeça, espantalhos vivos, entre outros monstros da literatura clássica.
Mecânicas
O jogo tem algumas mecânicas que são importantes serem ressaltadas aqui, uma delas é a de jogadores com diferentes habilidades, outra é o movimento de área, e outra que é bem presente (e que ou se ama ou se odeia) é a rolagem de dados. Abaixo eu vou explicar um pouco sobre como cada uma dessas mecânicas se encaixam dentro do jogo.
O movimento de área é uma mecânica constante dentro do jogo, pois durante toda a partida os jogadores vão ter que ficar se movendo de local em local do mapa atrás de itens, pistas e outros benefícios que vão lhe ajudar durante a partida.
As mecânicas de habilidades variadas estão presentes nas fichas de heróis, cada um deles possuem atributos, vidas e habilidades únicas, logo o jeito de se jogar com cada um se torna uma experiência única na partida.
A rolagem de dados talvez seja a mecânica mais presente e mais crucial desse jogo, pois é com ela que vai se definindo os combates, eventos, mistérios e até a sua movimentação em jogo, muitos jogadores não gostam dessa mecânica, pois ela dá um grande caos a mesa e nas estratégias deles, mas o que seria do mundo sem um pouco de caos para deixá-lo mais interessante? (rsrsrsrsrsrsrs)
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, os jogadores devem, ao longo da partida, coletar fichas que vão disponibilizar a eles a compra de uma carta de covil que diz onde o vilão está escondido, o jogador que derrotar o vilão em combate ganha o jogo.
Sequência do Turno
A sequência de turno desse jogo é bem simples, cada jogador deve fazer todas as ações possíveis na sua vez e passar para o jogador a sua esquerda, o jogo segue nesse sentido até chegar ao fim. Abaixo eu vou explicar brevemente como funciona cada uma das ações em jogo.
1° Movimento: o jogador lança um dado, o valor tirado diz quantas casas no tabuleiro o jogador vai poder andar nesse turno.
2° Lutar contra Lacaios: quando iniciar o turno do jogador e ele estiver no mesmo espaço que um lacaio, ele deve iniciar um combate contra ele.
3° Realizar Ações: O jogador deve obrigatoriamente realizar a ação do espaço onde ele terminou o seu movimento, além da ação do local, o jogador pode fazer ainda qualquer uma das seguintes ações:
3.1 - Coletar pontos de Investigação no mesmo local onde ele tenha terminado o seu movimento.
3.2 - Curar ferimentos a custo de pontos de investigação.
3.3 - Olhar o segredo de qualquer um dos anciões ao custo de pontos de investigação.
3.4 - Comprar uma carta de Covil ao custo de pontos de Investigação.
3.5 - Começar uma caçada contra o vilão da partida.
Após todos os jogadores terem realizado as suas ações, inicia-se a fase de mistério do jogo. A fase de mistério trata-se da fase em que o vilão irá agir dentro de jogo, nessa fase, basicamente, o jogador da vez compra uma carta de mistério e resolve o efeito descrito nela.
À primeira vista, pela quantidade de ações, pode parecer que o jogo é um pouco complicado, mas para jogadores mais experientes se torna bem fácil de pegar após algumas rodadas, e o turno pode ser até rápido se o jogador não tiver que enfrentar nenhum lacaio do vilão.
Tabuleiro
O tabuleiro desse jogo trata-se da representação da vila de Shadowbrook, ele tem uma aparência de que foi feito em um pergaminho antigo com desenhos rústicos, o tabuleiro mostra as trilhas por onde é possível os jogadores se moverem, além de mostrar todos os locais de interesse do mapa, locais esses onde os jogadores vão poder achar coisas úteis para eles.
Ficha dos Heróis
Cada um dos heróis do jogo vem com uma ficha e uma miniatura, na ficha dos heróis é possível ver todas a suas características únicas, bem como a sua vida, habilidade, espírito, honra, combate e astúcia, além de uma foto para identificar o herói.
Ficha do Vilão
A ficha do vilão é bem similar a uma ficha de herói, porém ele só tem valores de combate e vida, além das suas possíveis habilidades em jogo, de acordo com o modo que está sendo jogado (iniciante ou avançado). Além disso, o vilão tem uma ficha a parte que representa as suas ações em jogo, quando uma carta de mistério diz “role um dado na tabela do vilão”, o jogador deve lançar um dado e vê pelo resultado qual a ação que o vilão vai executar dentro de jogo. Cada vilão tem uma tabela própria, fornecendo ações diferentes para cada um deles dentro de jogo.
Cartas
Esse jogo possui uma grande quantidade de cartas que vão ser usadas pelos jogadores e contra os jogadores, tenha bastante espaço na mesa, pois você vai precisar. Abaixo eu vou falar rapidamente como cada um dos tipos de cartas funcionam dentro de jogo.
Cartas de Localizações
No jogo há 4 baralhos desse tipo, porém cada um representa uma das quatro localizações mais importantes do mapa, que são a Mansão, o Moinho, a Floresta Anciã e o Castelo Abandonado, sempre que um jogador termina o seu movimento em uma dessas localizações, ele deve comprar uma carta da respectiva localização de onde ele está e resolver o seu efeito.
Anciões da Vila
Esses personagens representam os 6 anciões que comandam a vila, cada um deles começa o jogo com uma carta de segredo, essas cartas de segredos podem ser algo que não os incrimine ou algo que diz que na verdade esse ancião está ajudando o vilão do jogo. O jogador tem a oportunidade de ir olhando esses segredos ao longo da partida, para saber de que lado o ancião está, pois quando um jogador inicia uma caçada contra o vilão ele deve levar dois dos anciões para auxiliá-lo, e se por um acaso qualquer um desses anciões chamados estiver trabalhando para o vilão, isso vai dificultar ainda mais a vida do herói.
Cartas de Evento
As cartas de eventos são cartas especiais que os jogadores guardam na sua mão, essas cartas podem fornecer bônus ao jogador ou prejudicar as ações dos outros jogadores.
Cartas de Mistério
As cartas de Mistério são basicamente as ações e influências geradas pelo vilão sobre a vila, cartas de mistério geralmente afetam todos os jogadores em jogo.
Segredos
As cartas de segredos são coisas que os anciões da vila mantém somente para eles, geralmente essas cartas dizem se o ancião está do lado do bem ou do mal durante uma partida. Essas cartas podem ser investigadas pelos jogadores ao longo da partida, mas não pode ser revelado aos outros jogadores.
Cartas de Covil
As cartas de covil dizem onde o vilão está escondido na vila, qualquer jogador que queira enfrentar o vilão, deve primeiro conseguir uma carta dessas para descobrir o seu esconderijo.
Itens da Vila
Essas são cartas de equipamentos que estão disponíveis para venda na parte central da vila, os jogadores podem comprar essas cartas gastando seus tokens de investigação.
Tokens
Além de muitas e muitas cartas, esse jogo também vem com uma grande variedade de tokens para serem usados. Os tokens são dos mais variados tipos, desde tokens para dano, lacaios, marcadores de lordes, marcadores de vilões, tokens de melhorias, entre outros. Um token que merece destaque é o de investigação, que basicamente é a moeda do jogo, com ele você vai poder comprar cartas e itens, cartas de covil, de cura, investigar segredos dos anciões, entre outras coisas.
Componentes do Jogo
O jogo possui uma grande quantidade de componentes na minha opinião (isso É bem comum nos jogos da Flyng Frog), muitos tokens, muitas cartas, muitas fichas de heróis e monstros e um tabuleiro mediano, porém todos eles são de uma qualidade muito, muito boa. As fichas de heróis e vilões são bem rígidas e não empenam de jeito nenhum, os tokens e tabuleiro são feitos de um material igualmente bom e ambos têm um tipo de película que deixa o componente brilhoso, achei bem legal. As cartas são de um material muito bom também, e as miniaturas são boas, mas são meio moles, o que é bom e ruim, bom porque não se quebram e ruim porque entortam.

A qualidade visual desse jogo é bem peculiar, pois ele não usa ilustrações para representar as coisas, como é de costume em outros jogos. A empresa Flyng Forg costuma usar atores maquiados a caráter e tirar fotos para estampar todo o seu jogo, e isso para mim dá um charme ao jogo, você pega uma carta de evento ou mistério e você vê a expressão facial do ator reagindo ao efeito da carta, é muito legal, gostei muito da ideia da empresa em fazer o jogo com esse tipo de imagem.
Considerações Sobre o Jogo
A Touch of Evil é um ótimo jogo, porém não é para todos os tipos de jogadores, suas regras podem atrapalhar muitos jogadores menos experientes, sem falar que a sua constante rolagem de dados pode frustrar bastante os jogadores que não são acostumados com esse tipo de mecânica. Além disso, o seu tempo de partida pode ser bem elevado para alguns jogadores menos hardcore, e a grande quantidade de componentes também pode atrapalhar a vida de jogadores menos experientes. O que me chama mais atenção nele, além da arte e do tema, é a grande quantidade de jogadores que o jogo comporta, o que pode causar um pouco de caos na mesa se jogado em capacidade máxima, então, eu acho mais viável jogá-lo com até 6 jogadores, até porque com mais jogadores ele demora mais tempo para terminar e com 8 jogadores em mesa o jogo pode ficar muito arrastado e passar de empolgante para entediante.
Outra coisa que me chamou a atenção no jogo foi o modo coop de equipes, achei muito legal a ideia, e dá uma nova jogabilidade ao jogo, vários jogadores se ajudando em conjunto como se fosse uma grande caça às bruxas, achei muito bacana o estilo.
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